domingo, 3 de abril de 2022

Crítica Cinema | Alemão 2

(Quando os dois lados são corruptos)


No complexo do Alemão, o policial civil Machado (Vladimir Brichta) e seus comandados, Ciro (Gabriel Leone) e Freitas (Leandra Leal), executam uma missão secreta: a prisão de um grande líder do tráfico de drogas (Digão Ribeiro). Supervisionados pela delegada Amanda (Aline Borges) e seguindo as pistas de um informante, a ação sofre uma emboscada. Foragidos, os policiais são caçados por traficantes. Enquanto isso, no centro de operações, Amanda conduz uma investigação sobre o ocorrido e orienta o grupo a sair do Alemão com vida. Elenco ainda conta com Dan Ferreira, Zezé Motta, Mariana Nunes, entre outros. Direção de José Eduardo Belmonte. Distribuição da Manequim Filmes. Estreia nos cinemas brasileiros em 24 de março de 2022. Para o trailer, clique aqui.

Alemão 2


O primeiro longa de 2014 contava a história da retomada policial no complexo do Alemão, além da derrocada do Playboy, o líder criminoso do lugar, esse interpretado pelo Cauã Raymond, uma história boa e bem desenvolvida até certo ponto. Agora nessa sequência, por falta de uma inspiração real mais forte, aqui temos uma trama fictícia, dentro de questões sociais e como realmente está o lugar nos dias de hoje. O roteiro tem de tudo... plano tenso de prisão do líder atual do complexo, guerra de facções, violência, troca de tiros, mortes, dramas, além da parte política e corrupta do lado da lei, não muito diferente dos dias de hoje e do primeiro filme de sete anos atrás. Ao contrário do que pensava, tudo é muito ligado ao anterior, tanto que a personagem da Mariana Nunes volta e com o filho do antigo protagonista, isso traz um desenvolvimento interessante da parte dela, além disso, o plano da polícia cria um redemoinho de acontecimentos que no geral convence, pois tem ideias boas e há muito tempo não temos produção sobre a violência das favelas no Rio de Janeiro, então, não é algo tão saturado como se tivesse sido lançado há anos atrás. No decorrer da narrativa, apesar de pontos a se questionar, devido a muitos cortes e correria das cenas... A parte humana das coisas e os diálogos entre os personagens dão um diferencial, pois não só de violência, ofensas e tiros se vive histórias assim. O final é impactante teoricamente, mas na prática foi meio afobado, deixando sua mensagem melhor explicada durante o desenvolvimento da trama, do que em sua conclusão.


A parte técnica é um pouco confusa, muitos cortes de câmeras, tudo muito escuro e se perde um pouco nas cenas dentro das casas, não chega a ser algo tão nocivo para um entendimento melhor, só precisava ser um pouco mais limpo. Trilha sonora, assim como efeitos são bem encaixados, apesar de algumas músicas já batidas para situações apresentadas na trama. A direção é regular, tem pontos interessantes, só que a maioria do tempo joga informações demais e as executa muito rápido, e claro, críticas politicas jogadas ali, como em muitas produções brasileiras, não que seja ruim isso, mas as pessoas estão indo aos cinemas para um entretenimento, visões políticas sejam de um lado ou de outro, deveriam ser mais moderadas ou comedidas. Sobre o elenco... Vladimir Brichta tem uma atuação meio prejudicada, já que seu policial Machado tirando a parte introdutória... ele passa a maior parte do tempo ruim de saúde, devido aos acontecimentos iniciais. Gabriel Leone para que foi pedido... uma pessoa pilhada e tensa, foi bem. Leandra Leal não agrega muita coisa, aliás, sua personagem estando ou não na trama, não fazia muita diferença. Aline Borges ficou mais na tática e nada demais. Mariana Nunes, o retorno da sua personagem é importante para uma visão geral de como fica um lugar que era dominado por um líder do trafico e quando é substituído por outros, pena que no seu núcleo está o Dan Ferreira, atuação horrorosa, não sei qual foi o critério de escolha dele, mas deixou a desejar, faz muitas caretas e não se comunica bem, e olha que seu personagem é importante para uma parte da narrativa. Digão Ribeiro trouxe outra perspectiva de um chefe de morro. Restante do elenco é para inflar o roteiro. Alemão 2 tem pontos interessantes, coloca as peças de problemas do crime no Rio de Janeiro em várias vertentes, não executa todas corretamente, mas entrega um bom filme.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks