domingo, 11 de setembro de 2022

As diferenças entre o live-action Pinóquio 2022 e o longa animado de 1940

(Ambos estão disponíveis para assinantes do Disney Plus)


Pinóquio de 2022 (live-action) e a animação clássica de 1940 tem boas diferenças entre elas, ambos tem críticas publicadas hoje no ParsaGeeks, para que você possa entender melhor, o live-action foi considerado fraco, para ler, clique aqui. E a animação dos anos 40 que foi considerada boa, clique aqui. Abaixo pontuarei as diferenças e adições entre um e outro... e como isso muda em relação ao entendimento da história, se é que isso acontece. Ambos os filmes estão disponíveis no Disney Plus. Abaixo tem spoilers, vai por sua conta e risco:

Live-action: Geppetto constrói o Pinóquio e em seguida dorme, desejando que seu filho volte à vida.
Animação: Antes do que acontece no live-action, Geppetto dança e usa-o como marionete mostrando-se feliz em ter feito o boneco.

Animação: Os relógios cucos na parede do Geppetto mostram um cara preste a degolar um peru; uma mãe dando umas palmadas no filho que está com um pote de mel nos dedos; um cara bêbado e um outro apontando uma espingarda para um pássaro.
Live-action: Cheio de referenciados personagens Disney/Pixar, tem do Pato Donald, até o Roger Rabbit, e mostra o mesmo cuco que a mãe vai dar umas palmadas no filho, mas um guarda a impedindo, mostrando que em novos tempos os pais não devem resolver a rebeldia dos filhos com violência.

Live-action: Na cena da fada que dá vida ao Pinóquio, ela é diferente da original, mas a situação é a mesma, a mudança está que ela precisa convencer o Grilo Falante para ele ser a consciência do menino de madeira, e depois a fada que canta e não o grilo. Após isso, a personagem some do filme.
Animação: Fada é a padrão loira dos olhos azuis, só com a beleza dela já convence o Grilo Falante a aceitar o papel de consciência do Pinóquio, nem precisou dialogar, ela não canta no final da cena, e sim, o Grilo. Ela volta mais duas vezes, a primeira quando Pinóquio está na gaiola, na cena clássica que ele mente e cresce o nariz, participando da resolução dessa parte ao lado do grilo. E depois, no final, apenas sua voz, transformando Pinóquio em criança humana total.

Live-action: João Honesto aparece e convence Pinóquio a ir trabalhar para o Stromboli, mas antes o menino vai para escola e é expulso de lá, mostrando o preconceito por ele ser de madeira (convenhamos, entra um boneco de madeira falando na sua frente, o que você vai pensar... olha a Annabelle, Boneco do Mal, Chucky e outros brinquedos possuídos dos filmes) quiseram passar mais do que precisava, só para enfatizar a decisão do protagonista, depois disso, o João desaparece do filme. 
Animação: Dele indo para escola, o João Honesto já o convence de ir para o Stromboli, depois ele volta para convencê-lo a ir para ilha dos prazeres. A cena dele sendo expulso da escola por ser boneco, não existe. 

Live-action: Sabina é exclusiva dessa versão, ela é mal desenvolvida, aparece reclamando do Stramboli, tem um apego até demais pelo Pinóquio, no qual ela usa sua marionete para ser mais simpática com ele, e depois volta do nada antes do ato final só para falar que agora ela é a dona do circo de marionetes e o convida para se apresentar com ela em jornada, totalmente avulsa, não tinha espaço para ela na história e abriu a do Stramboli sem explicar direito o porque foi preso e a garota assumindo o teatro de marionetes.
Animação: Não existe nada disso, a fada azul e o grilo ajudam o Pinóquio a fugir, encerrando esse ato.

Live-action: Pinóquio se questiona o tempo todo se ele deve fazer as coisas, o Grilo Falante não serve para quase nada nesse sentido.
Animação: Ele é muito ingênuo, o que era esperado de um boneco que acabou de ganhar vida, mas ainda não é humano, ele é enganado pelo João Honesto, Stromboli e o Cocheiro, com o Grilo sempre sendo sua consciência para ajuda-lo (o que ele foi designado para ser).

Live-action: Inventa um outro personagem que quer comprar os relógios de parede cucos do Geppetto, parece ser uma ameaça e depois some, dando a entender que o Geppetto vendeu para ele seus relógios para comprar o barco e ir atrás do Pinóquio na ilha dos prazeres.
Animação: Tem nada disso.

Live-action: Geppetto está em alto mar, quando Pinóquio o alcança com a gaivota (não existe na animação) e os dois são engolidos pela baleia/monstro (isso foi uma mudança boa).
Animação: Já mostra Geppetto na barriga da baleia (nada de parecer monstro, apenas uma baleia gigante) e ela está engolindo um monte de peixes e Pinóquio que estava preso embaixo d´água quando estava tentando ir atrás do Geppetto... acaba sendo engolido junto. O Desfecho de sair é o mesmo, praticamente.

O final, aqui a diferença é gritante: 
Animação: Geppetto acha que o Pinóquio morreu e leva ele para sua casa e chora por sua perda, mas a fada azul vem e o transforma em menino de uma vez por todas, em uma cena que começa engraçada e em seguida emocionante, culminando com toda a jornada do personagem e seu maior anseio.
Live-action: Pinóquio ainda na praia chora achando que Geppetto morreu, ele acorda e ambos vão embora de lá e acaba ali o filme (só isso), o próprio Grilo diz que não importa se ele virou ou não humano, o que importa é ser você mesmo, vai entender...

Resumindo: A inclusão de criar a Sabina e a cena da expulsão da escola são desnecessárias na versão atual. A troca de os dois sendo engolidos juntos pela baleia dessa vez, nisso o live-action foi melhor, mas o final dessa versão 2022 é horroroso em relação ao original, querer inventar moda demais e forçando algo que podia terminar simples e condizente com a jornada do Pinóquio.

Imagens para divulgação fornecidas por assessorias ou retiradas da internet 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks