sexta-feira, 14 de junho de 2019

Crítica Cinema | MIB: Homens de Preto - Internacional

(Perdeu toda a essência MIB nessa repaginada da franquia)


Sinopse: Quando criança Molly (Tessa Thompson, Thor Ragnarok) viu os agentes da MIB em ação, por isso, passou a vida tendo como objetivo entrar para essa agência ultrassecreta. Após insistir muito e ser bem esperta, a garota consegue invadir o KG Central da MIB e ganhar a confiança da diretora Agente O (Emma Thompson, MIB 3) e com isso ela tem uma oportunidade em caráter experimental de mostrar seu valor ao ser enviada para unidade de Londres que é liderada pelo Agente T (Liam Neeson, Busca Implacável) e sair em uma missão com o displicente Agente H (Chris Hemsworth, Vingadores Ultimato) para investigar o porque dois perigosos aliens estão atrás de um certo artefato. Tudo fica mais complicado quando eles descobrem que tem um traidor na MIB e tudo leva a uma raça letal chamada 'A Colmeia'. Elenco ainda conta com Rafa Spall, Rebecca Ferguson, Kumail Nanjiani, entre outros. Direção de F. Gary Gray (Velozes e Furiosos 8) e com Produção e Distribuição da Sony Pictures.

MIB: Homens de Preto - Internacional (Men in Black: International)


MIB é uma das franquias mais excêntricas e divertidas do gênero "Aliens", a trilogia original tem seus altos e baixos, mas a consistência do humor e também o mérito de focar no que é verdadeiramente importante que são os seres de outros planetas, além das sacadas com grandes nomes da humanidade, trabalhadores e do mundo artístico serem alienígenas são diferenciais engraçados e divertidos. Em ‘MIB 3 de 2012’ tudo se fechou na jornada dos personagens de Will Smith e Tommy Lee Jones, então esse retorno seria uma continuação adaptada aos novos tempos. Confesso que estava preocupado da trama perder em essência e focar no humor escrachado, já que um dos seus protagonistas é Chris Hemsworth que está se tornando perito no gênero, mas que pelo menos daria algumas risadas se isso acontecesse... Só que infelizmente o longa não consegue ter um humor constante e pior que acabou desvirtuando muitas características únicas de MIB - Homens de Preto.


Começando pela 'Molly' da Tessa Thompson, uma personagem muito imediatista e que não consegue desenvolver de forma natural na trama, percebe-se a pressa e forçação de barra para ela se encaixar logo nos procedimentos da MIB. A sequência de erros é grande: Perda de identidade, uma narrativa tão simplória de investigação e aproveitando tão pouco do Universo de Aliens, que se você tirar os ternos deles... é tudo menos MIB... Prova disso que eles vão fazer uma missão de infiltração praticamente sem nenhum ganho para a trama, no qual eles nem estão uniformizados, coisa que é primordial na agência que é usar os ternos pretos para tudo. A coisa só vai desandando mais infelizmente... O humor não pega, as sacadas aliens não tem, mal se vê alienígenas, pois focam em dois seres que estão em corpos humanos o tempo todo e para completar os erros... O grande plot que seria o traidor... É tão na cara quem era que realmente faltou ousadia, já que nos trailers já estava escrito na testa do personagem o culpado, fora não ter uma grande ameaça visível a Terra. Ficou evidente que eles queriam dar uma atmosfera mais descolada e humorada na franquia, só que se enrola todo em seu roteiro, deixa de lado características que fizeram MIB ser o que é até hoje na lembrança das pessoas e pior que pouca coisa consegue fluir de forma coerente, conseguindo a proeza ao deixar um longa com Chris Hemsworth e Liam Neeson sem nenhum carisma, até tenta emplacar um pequeno alien que não chega perto dos explorados da trilogia original. Para não ser 100% negativo na parte roteiro, se você nunca assistiu algum filme do MIB, pode-se achar até passível como aventura da vez, só que o material a ser explorado do legado da franquia é bem mais elaborado e divertido que isso.


Para não ser um desastre total... O filme é muito bonito, uma fotografia limpa e uma produção bem feita, com boas locações e com efeitos especiais bem ajustados só que infelizmente novamente falando, só na parte de armas e explosões, já que não temos tantos aliens assim. A trilha sonora é até boa, consegue transpor o marasmo que toma boa parte da narrativa. A direção de F. Gary Gray foi abaixo da média, pois ele tentou algo como em Velozes e Furiosos 8, não pareceu entender o que é MIB, apostou em um ritmo de correria e ação, com isso não conseguiu dar alma para essa aventura no que sempre foi a franquia. Do elenco... Tessa Thompson foi esforçada, mas cai junto com sua personagem que  depois que entra na MIB perde força e fica transitando entre adoração ao Agente H e bancar a durona, o que acaba uma coisa anulando a outra. Chris Hemswoth e Liam Neesom totalmente apagados, tem uns  minutos iniciais interessantes, mas depois ficam à deriva em um roteiro mal escrito, para não ser injusto, tem uma outra pequenas falas do Hemswoth que conseguem ser engraçadinhas, mas bem isoladas de um todo. Por fim, Rebecca Ferguson se especializando em fazer participações especiais inúteis (O Rei do Show e O Menino Que Queria Ser Rei) e um destaque para Rafe Spall, esse sim, conseguiu ter um pouco mais de atuação melhor quando teve a chance... Ah, sem esquecer da participação especial do Sérgio Mallandro, que aliás foi bem legal, apesar de os vídeos promocionais serem mais ainda. MIB: Homens de Preto - Internacional confirma todos os temores de que não conseguiria manter a qualidade e carisma da trilogia original, pior ainda, ao tentar dar uma repaginada na franquia, perdeu toda identidade e ofereceu uma aventura insossa e sem os elementos, profundidade e a empatia que a franquia MIB sempre teve, mal conseguiu ser engraçado, uma pena, achava que pelo menos nisso se sobressairia, mas o longa ficou abaixo da média, Homens de Preto é muito mais do que foi mostrado nesse filme. 

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks