segunda-feira, 28 de abril de 2025

Crítica Cinema | Sobreviventes

(O realismo do ser humano)


Sobreviventes é dirigido por José Barahona com Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo, Paulo Azevedo, Kim Ostrowskij, entre outros. O filme é em preto e branco e se passa somente numa praia, uma parte rochosa, uma parte arenosa nos meados do século XIX no Brasil. Cinco sobreviventes, brancos, de um naufrágio de um navio negreiro, chegam à costa aonde começam a lutar pela sobrevivência.

Cada um tem seu papel, os Burgueses, a Igreja, o proletariado , tem uns que são a favor da escravidão, outros contra e alguns indiferentes.

Quando chega um escravizado, João Salvador, a primeira reação deles eh prende-lo, mesmo ele sendo mordomo de uma sra, dona de engenho, que se salvou e cuja filha está grávida dele. No começo ele é maltratado, só por causa de sua cor, e que quando se solta, logo ele acha água, pesca e faz fogo, aí as pessoas passam a adulá-lo. O filme mostra as diferentes visões da época, com seu preconceito, onde até a Igreja, representada aqui por um padre com alguns escândalos na bagagem, e que o vê como uma coisa, não é gente, é propriedade.


A burguesia se sente dona deles. A dona do engenho quer castigá-lo e até a filha dela que se envolveu com ele, parece que nem gosta dele, é mais o prazer do proibido aí ele é visto como carne.

Aí a história vai tomando um rumo meio inesperado, com o rncontro de mais sobreviventes… também negros.

O drama tem uma parte muito bonita onde parece que todos esquecem suas cores e se unem num momento de alegria, acho que foi um momento bem bonito, que faz a gente acreditar que tudo vai dar certo no fim.

Infelizmente, o final é bem realista, e o final utópico nao acontece..

O filme é impactante e se confirma pelo que João disse em um momento do filme enquanto joga xadrez, “no final o preto sempre perde” referindo-se às peças do tabuleiros e à vida. Sobreviventes representa uma época cruel da nossa história, que deve ser aprendida por todos para não ser repetida.


Sinopse oficial: 
Meados do século XIX. Um grupo de sobreviventes do naufrágio de um navio negreiro, brancos e negros, dão a uma ilha deserta, perdida algures no Oceano Atlântico. A luta pela sobrevivência e pelo poder vai inverter os valores morais e sociais da época. Isolados, será possível que deixem de lado o passado das relações de poder e subjugação e encontrem uma nova forma de viver em harmonia? Direção: José Barahona. Estreia nos cinemas brasileiros, 24 de abril de 2025 pela Pandora Filmes.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks