sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | O Brutalista

(Um filme longo e complexo, mas com boas qualidades)


O Brutalista, novo filme de Brady Corbet, vencedor do Festival de Cinema de Veneza e com 10 indicações ao Oscar, tem quase 4 horas de duração, com um intervalo de 15 minutos. O longa é lindo, porém um tanto cansativo e arrastado. Com Adrien Brody como protagonista, ele interpreta um arquiteto húngaro-judeu que sobrevive ao Holocausto e reconstrói sua vida na América do pós-guerra. O longa retrata sua trajetória, marcada pela transformação do trauma em inspiração e pela batalha entre arte, dinheiro e reconhecimento. Esse estilo valoriza a expressão natural dos elementos estruturais. A relação com esse período histórico enriquece a imagem de Tóth como um arquiteto em sua jornada de superação, contribuindo para a formação de arquiteturas.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Bonito CineSur - Festival de Cinema Sul-Americano abre inscrições para Mostras Competitivas para sua terceira edição

(Festival que acontece em julho de 2025 distribuirá R$ 57.500,00 em prêmios a vencedores)


Estão abertas as inscrições para o Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, festival que vem ganhando projeção nacional e que será realizado na cidade de Bonito - MS, entre os dias 25 de julho e 02 de agosto deste ano. Entre 20 de fevereiro e 06 de abril, poderão se inscrever para o Festival filmes de longa e curta metragem (de até 20 minutos) sul-americanos concluídos em 2024 e 2025, desde que inéditos em circuito nacional. Esta é a terceira edição do Festival que tem como um dos objetivos tornar a cidade de Bonito (e o estado do Mato Grosso do Sul) um polo importante de difusão e debate da produção cinematográfica contemporânea do continente.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | Kayara - A Princesa Inca

(Boa proposta, mas faltou capricho)


Kayara - A Princesa Inca é uma animação nada original, cheia de referências que pareciam cópias de outras animações. Uma jovem inca sonha em se juntar ao grupo de mensageiros Chasqui, composto exclusivamente por homens. Ela desafia as tradições e as normas de gênero para perseguir sua ambição contra ventos e marés.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | As Cores e Amores de Lore

(Dedicando a vida pela arte)


As Cores e Amores de Lore temos o cineasta Jorge Bodanzky conta a trajetória de Eleonore Koch, uma das artistas mais impactantes da arte contemporânea. O longa As Cores e Amores de Lore é um retrato dos últimos anos de Eleonore Koch, a pintora alemã radicada no Brasil, que foi aluna de Alfredo Volpi. Em forma de um longa documental de 80 minutos, a própria Eleonore Koch narra sua trajetória, conduzindo o espectador por uma viagem por sua vida e obra, revelando as complexidades e a expressão artística cheia de emoções que a caracterizavam.

Crítica Cinema | Desafie a Escuridão

(Encontrando a luz quando mais ninguém ver)


Desafie a Escuridão e um drama dirigido por Damian Harris e estrelado por Nicholas Hamilton e Jared Harris Baseado numa história real, vemos o jovem Nathan Williams (Nicholas) se perdendo por falta de estrutura, indo por um caminho sem volta, até que seu professor, Sr. Deed (Jared), um professor de teatro, conhecido pela cidadezInha, amado e respeitado pela comunidade, que decide deixar que o caso não entre para a estatística e resolve ajudá-lo.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | Trilha Sonora para um Golpe de Estado

(Uma aula de algo forte e reflexivo)


Trilha Sonora para um Golpe de Estado é um documentário sobre a descolonização do Congo. Dirigido por Johan Grimonpriz, que assina o roteiro com Pirouz Nemath.Embalado por música o tempo todo, principalmente jazz, o documentário fala até de forma didática sobre a crise no Congo, a perseguição ao primeiro presidente eleito Lumumba e a hipocrisia do Ocidente.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | Blindado

(Para quem gosta de ação, pode funcionar)


Já o título antecipa o que será central no filme: um caminhão revestido em metal muito resistente, de preferência para trasladar dinheiro ou objetos de valor. É sabido que a segurança é fundamental e que o objetivo dos ladrões é assaltar esses veículos. Se ao anterior se lhe acrescenta que atua Sylvester Stallone, o prato está servido. Efectivamente, a história de Blindado (Armor) se inicia apresentando, com uma montagem paralela, por um lado a James (Jason Patric) e seu filho Casey (Josh Wiggins) em seu vínculo familiar e doméstico e, por outra parte, um grupo de indivíduos preparando seu armamento. Dentre eles se destaca Rook (Sylvester Stallone).

Crítica Cinema | Emilia Pérez

(Uma história que é um vespeiro dentro e fora das telonas)


Emília Pérez é inspirado no romance Écoute, onde Jacques Audiard busca retratar a história de uma maneira diferente. Um traficante mexicano, que não se reconhece mais em seu corpo masculino, procura ajuda para se tornar "Emília Pérez". Os resultados narrativos e estéticos são confusos, mas rendeu ao filme 13 indicações ao Oscar. Desde sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes, o longa tem gerado diversas polêmicas, que vão desde questões de transfobia até o uso de IA para moldar as vozes das atrizes.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | Viva a Vida

(Romances e incertezas)


Viva a Vida narra a história de uma jovem que trabalha em uma loja de antiguidades e encontra um medalhão idêntico ao que foi deixado por sua mãe falecida. Em busca de compreender a origem do objeto, Jéssica viaja até Israel para entender sua origem. Este filme nacional/internacional, estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas, conta com um elenco de destaque e é dirigido por Cris D'Amato, com roteiro de Natalia Klein. As filmagens começaram em 2017, antes dos conflitos entre Israel e o Hamas.

Crítica Cinema | Conclave

(Ninguém é inocente)


Dirigido por Edward Berger e escrito por Peter Straughan, Conclave é baseado no livro de Robert Harris, vencedor do Globo de Ouro e indicado ao Oscar. Conclave é uma verdadeira obra-prima cinematográfica. Sua fotografia é deslumbrante, os figurinos são perfeitos e originais; é impossível não se sentir no Vaticano, especialmente quando se descobre que o cenário não é original nem foi feito em tela verde. Toda a cenografia foi criada para tornar o filme o mais realista possível.

Crítica Cinema | Kasa Branca

(Indo na contramão de histórias desse gênero e agradando demais)


Premiado no Festival do Rio deste ano, Kasa Branca é um filme que fala sobre solidariedade, amizade, felicidade na simplicidade, amor ao próximo e cotidiano. Com 95 minutos de duração, o filme conta com o elenco de Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco, Gi Fernandes, Ramon Francisco e Babu Santana.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | M.M.A - Meu Melhor Amigo

(Um filme muito pessoal do Mion)


MMA - Meu Melhor Amigo é espiritualmente um Rocky Balboa brasileiro que troca o Boxe por MMA e a relação de amor não é sobre um casal apaixonado, mas sim sobre a história sobre o mais verdadeiro sentimento de afeto entre um pai solteiro de primeira viagem e seu filho altista. O longa que é protagonizado por Marcos Mion conta a história de Max um lutador de MMA, que precisa lidar com um novo desafio que está além de qualquer adversário que tenha enfrentado nos ringues. A paternidade de um filho com espectro autista aprendendo a amar seu filho incondicionalmente, e essa jornada transformadora o levará a redescobrir seus próprios valores e a encontrar um novo significado para a vida.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | Lobisomem

(A boa volta de uma mitologia clássica)


A mais nova encarnação cinematográfica do Lobisomem, dirigido por Leigh Whannell, é uma reimaginação audaciosa de um dos se o mais clássico dos mitos, e essa nova encarnação que consegue equilibrar o suspense psicológico com a violência visceral do terror de uma maneira que raramente se vê em tela atualmente. E Whannell, que é conhecido por sua habilidade em construir tensão e explorar o psicológico como visto em outras obras que trabalhou como jogos mortais. E em Lobisomem o diretor faz um trabalho primoroso ao reinventar o gênero de terror, trazendo uma abordagem mais intimista e complexa para a história de uma criatura lendária.

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks