sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Crítica Cinema | Kayara - A Princesa Inca

(Boa proposta, mas faltou capricho)


Kayara - A Princesa Inca é uma animação nada original, cheia de referências que pareciam cópias de outras animações. Uma jovem inca sonha em se juntar ao grupo de mensageiros Chasqui, composto exclusivamente por homens. Ela desafia as tradições e as normas de gênero para perseguir sua ambição contra ventos e marés.

Com um roteiro fraco, confuso e nada cativante, acho difícil uma criança gostar e ficar na frente da tela assistindo, mesmo que sua temática gire em torno da cultura inca, que tem um grande peso na história da humanidade.

O roteiro de Rian Cleveland, Jason Cleveland e César Zelada tenta repetir algumas histórias e fórmulas de filmes populares como Mulan, O Rei Leão e Moana, entre outros. Nenhum dos personagens é cativante a ponto de ser marcante. O filme segue uma linha narrativa que parece ter uma conclusão, mas logo em seguida dá a sensação de que começou outro filme ou episódio, como se fosse uma série.


O design gráfico da animação é muito genérico e não utiliza todas as tecnologias utilizadas na atualidade. Em alguns momentos, parece mais uma introdução de jogo de videogame para PlayStation.

Apesar de ambientado no mundo inca, o filme não foca na cultura inca. O principal objetivo parece ser criar uma personagem popular dentro de uma tradição secular. Com direção de César Zelada Matthews, o filme se torna mediano, pois tinha potencial para render uma animação marcante e personagens fortes que poderiam se tornar populares.

A animação poderia ser mais rica e explorar melhor o cenário; não traz muita informação e parece que faltou pesquisa e aprofundamento sobre a cultura peruana para enriquecer a narrativa. Kayara - A Princesa Inca é falho em sua proposta, talvez funcionasse mais como uma série.


Sinopse oficial: 
Há muito tempo, os Mensageiros Incas (Chasquis) eram exclusivamente homens. Kayara, uma jovem de 16 anos, está determinada a se tornar a primeira mulher a entrar na liga exclusiva dos mensageiros do Império Inca, seguindo os passos de seu pai. Ao longo de sua ousada busca, Kayara terá de superar terrenos traiçoeiros, defender a desconhecida Cidade Dourada dos grandes perigos da exploração e salvar seus amigos e familiares de ameaças inesperadas. Direção: Cesar Zelada. Estreia nos cinemas brasileiros, 20 de fevereiro de 2025 pela Paris Filmes.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

,

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks