sábado, 15 de junho de 2024

Crítica Cinema | 13 Sentimentos

(Relacionamento e suas variáveis)


13 Sentimentos é o filme de Daniel Ribeiro e vai contar sobre como o cineasta João (Arthur Volpi) enfrenta o desafio de encerrar um relacionamento de uma década com seu ex-namorado, Hugo (Sidney Santiago), descrevendo-o como o final perfeito de um grande filme. Ao embarcar na busca por um novo amor, João conhece Vitor (Michel Joelsas), por quem se apaixona instantaneamente. Movido pela visão romântica que ele tem da vida e dos relacionamentos, João tenta moldar sua história de amor com Vítor como se estivesse dentro de um filme.

O longa aborda os encontros casuais em aplicativos voltados para o público gay, mostra o cotidiano desse uso, e consegue mostrar os prós e contras do uso, sendo que, um ponto positivo seria a chance de encontrar uma pessoa agradável para conhecer e até mesmo o contra seria a busca incessante por encontrar algum tipo de pessoa que você almeja para se relacionar “o companheiro perfeito.”

A linguagem abordada nas conversas dos aplicativos são mostradas de forma criativa, como por exemplo utilizar a subversão de conversas clássicas do mundo gay com um toque de comédia. A fotografia do filme é bem clara e iluminada, provocando um sentimento de tranquilidade ao público, assim dando também um toque de leveza no filme. A escolha da sonoplastia também possui um toque de sutileza deixando com aspecto leve, sonoplastia e iluminação contribuíram para o filme ter esse aura leve.


A utilização de alguns planos que mostram pontos bonitos e conhecidos da cidade de São Paulo é um dos pontos altos do filme, como por exemplo, a entrada do clássico Cinesala servindo de encontro amoroso, planos que favorecem e mostram pontos turísticos de São Paulo e aquele clássico plano de fundo com uma horda de prédios, caracterizando a famosa selva de pedra, como é conhecida a cidade de São Paulo. As ruas de São Paulo são muito bem utilizadas como cenário de fundo, sendo inseridas em muitos planos e cenários, (ônibus, cafés , grandes edifícios) que são marca registrada de São Paulo.

O filme problematiza o relacionamento gay, ele aborda a questão de as pessoas estarem sempre querendo ser desejadas através de uma busca incessante em esconder os defeitos, e fingir ser feliz se forçando a fazer algo que não gostam somente para satisfazer outras pessoas, ao invés de construir um relacionamento mostrando seus defeitos e qualidades, o que pode ser algo mais saudável. 13 Sentimentos é um filme consegue trazer aspectos leves, e que necessitam de mais diálogo sobre relacionamentos na comunidade gay. Que tenham outros filmes no futuro acordando e avançando em diálogos para a construção de uma sociedade mais agradável de viver e se relacionar.  


Sinopse: 
“Como o final feliz de um filme perfeito". É assim que João descreve o fim de seu relacionamento de 10 anos com Hugo. Apesar da separação, eles permanecem amigos bem próximos. No entanto, voltar ao universo dos encontros românticos, usando aplicativos, traz um turbilhão de emoções, mostrando que a realidade não pode ser controlada como um roteiro de filme. Direção: Daniel Ribeiro. Estreia nos cinemas brasileiros, 13 de junho pela Vitrine Filmes.

Imagens para divulgação fornecidas por assessorias ou retiradas da internet 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks