quinta-feira, 14 de abril de 2022

Está chegando a segunda temporada de À Procura de Deus no canal History2

(Estreia nesta segunda-feira (18/4) em simultâneamente no VoD – Disponível no History Play)

Inti Raymi, a celebração ao Deus Sol, no Peru

O History2 tem o prazer de anunciar a estreia exclusiva para toda a América Latina da segunda temporada da série documental de sucesso À Procura de Deus (Looking for God), na próxima segunda-feira, 18 de abril. Um registro impressionante em 10 episódios que fazem uma jornada inédita, que mergulha nas mais espetaculares, emocionais e profundas expressões religiosas e espirituais, em tempos em que o planeta ainda vive a pandemia e momentos dramáticos de guerras.


Apresentada e dirigida pelo jornalista chileno Jorge Said, esta nova temporada traz o relato em primeira pessoa de uma viagem por quatro continentes: África, Europa, América e Ásia. O Dia dos Mortos no México; a maior peregrinação da África no espetacular Gran Magal de Touba; a profunda relação dos povos indígenas com a mãe terra na América do Sul; peregrinações xiitas no Iraque; a ascensão do Talibã no Afeganistão e a fuga de Cabul de um dos últimos jornalistas estrangeiros, em meio a uma das evacuações mais caóticas da história; e o papel da fé na Ucrânia, enquanto milhões de pessoas fogem da guerra.

“Trazer para a nossa audiência os novos capítulos de À Procura de Deus é realmente um privilégio, pois seu conteúdo e produção são especialmente cativantes, mostrando como espiritualidade, religião e guerra são vivenciadas ao mesmo tempo. Desta vez, as notícias internacionais estão mais presentes do que nunca, especialmente nos episódios do Afeganistão e da Ucrânia, que mostram uma viagem pelo mundo da fé em um tempo que, sem dúvida, ficará marcado na história do século XXI”, afirma Cesar Sabroso, vice-presidente Sênior de Afiliados, Marketing e Comunicações da A+E Networks Latin America.

A nova temporada começa mostrando como era viver no Afeganistão antes, durante e depois do avanço incontrolável das milícias talibãs. Um capítulo que não apenas revelará uma história de guerra e religião, mas também um ensinamento de humanismo e fraternidade.

“Esta temporada foi um desafio, porque fizemos isso em um momento muito difícil devido ao Covid. Na temporada passada a linha era bem clara: as grandes romarias, e desta vez as grandes romarias não existiam. Todos nós certamente vimos as imagens do Papa Francisco absolutamente sozinho no Vaticano. Então tivemos que mudar um pouco o ângulo e, por causa dessas coisas do destino, começamos a ver o foco da guerra, mas também a ter uma conexão com a América Latina. A coisa da guerra foi de grande impacto e uma coincidência. Chegamos ao Afeganistão e nunca imaginamos que em duas semanas o Talibã chegaria a Cabul. A maioria das locações ficava ao redor da capital, porém, tudo isso foi cancelado um após o outro, já que não conseguimos chegar lá. O Talibã continuou avançando, tomando cada uma dessas cidades. No final fomos fazer um episódio e acabamos fazendo dois porque nos envolvemos tanto no resgate das famílias, que até nos colocamos em perigo”, disse Jorge Said, que se tornou o último jornalista ocidental a deixar Cabul.

Ainda sobre a sua experiência em momento de grandes conflitos, Said acrescenta: “Mostrar as grandes questões de hoje com o enfoque nos interessa do ponto de vista espiritual. E nessa combinação é que estávamos montando a nova temporada, integrando a América Latina, já que queríamos torná-la mais próxima. Por isso também integramos Cuba, Peru, México. E também outros lugares como Turquia e Senegal, que foi o único país em que estivemos com sete milhões de peregrinos. Nesta ocasião estávamos nos adaptando a uma agenda temática internacional e um pouco também ao acaso”.

Entre outras novidades dessa temporada, À Procura de Deus visitará a América Latina, onde descobrirá a espiritualidade das culturas pré-hispânicas, e irá em busca da religiosidade que perdura desde os incas no Peru. Também visitará os locais onde viveram os maias e os astecas, revelará a celebração da Virgem de Guadalupe e o Dia dos Mortos no México, e, em Cuba, viverá o sincretismo religioso e a Santeria.

À Procura de Deus é um programa único, que levará a todos os lares da América Latina conteúdos exclusivos que apresentam de forma objetiva e fascinante as diferentes formas de viver a religião em culturas tão distintas quanto as do Oriente e do Ocidente. Sem dúvida, essa série documental proporcionará à nossa audiência um espaço de informação e entretenimento por meio das telas e plataformas sob demanda de History 2”, explica Cesar Sabroso.

À Procura de Deus é uma produção do Canal 13 do Chile e uma realização do jornalista Jorge Said e sua equipe do Millenium Monde. Na primeira temporada, Said surpreendeu o público com registros de grandes romarias religiosas e, com uma câmera na mão, percorreu países como Iraque, Japão, China, Índia, Israel, onde acompanhou as mais importantes procissões espirituais do mundo, o que fez da série o programa mais assistido do History2 em 2021.

Sobre Jorge Said

Em mais de 30 anos de experiência como videoartista, diretor e produtor de TV e documentarista, o trabalho de Jorge Said inclui mais de 100 comerciais, documentários e programas de TV feitos para os Estados Unidos, França, Espanha, Canadá e Chile. Recebeu dezenas de encomendas internacionais para trabalhos artísticos que foram exibidos em diferentes festivais e exposições ao redor do mundo. Sua carreira começou em 1986, quando ganhou o primeiro prêmio no VI Festival Franco Chileno de Vídeo-Arte. Trabalhou como produtor e diretor para TVN, Canal 13, Chilevisión, Televisión Española, Canal Plus, TF1, Univisión e correspondente em zonas de guerra para jornais e outras mídias. Por seu trabalho, ele fez turnês e filmou nos cinco continentes. Suas últimas séries de TV são Repórter em tempos de crise Chilevisión, 10 x 52 min, 2017, Las Últimas Tribus Canal 13 Prime, 21 x 55 min, 2017-2019 e À Procura de Deus Canal13 Prime, 10 x 52 min, 2020 e 2022. À Procura de Deus estreou em 2021 no History Channel, tornando-se a série mais assistida do canal em toda a América Latina. Atualmente, ele está preparando o documentário Escape from Kabul, que narra a epopeia de sua fuga do Afeganistão, como um dos últimos ocidentais a sair após a tomada do poder.

EPISÓDIOS INÉDITOS – SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 22H

18/4 | EP. 1 - AFEGANISTÃO PARTE 1: OS ESTUDANTES DO ISLÃ, TALIBÃS No Afeganistão, revisaremos o antes, o durante e o depois do avanço incontrolável dos “Estudantes do Islã”, mais conhecidos como Talibãs. Testemunharemos como a imposição da lei islâmica se tornou uma das maiores tragédias da história moderna para mulheres, artistas e minorias étnicas muçulmanas sikh, hazara e xiita que temem que os chamados "estudantes do islamismo", o Talibã, reimponham a Sharia ou a lei islâmica para regular a vida em sociedade.

25/4 |EP. 2 - AFEGANISTÃO PARTE 2: FUGA DE KABUL Em apenas alguns dias, o Talibã tomou o poder no Afeganistão pela força. E Jorge Said foi um dos últimos jornalistas ocidentais a deixar Cabul, em meio a uma das evacuações mais catastróficas da história moderna. Vamos acompanhar, em primeira pessoa, a epopeia da sua fuga e a forma como conseguiu salvar mulheres afegãs tentando fugir do terror imposto pelos Talibãs.

2/5 | EP. 3 - PERU: A PACHAMANA No Peru, participamos do festival Inti Raymi, a celebração ao Deus Sol realizada no meio dos Andes. Vamos em busca da religiosidade que perdura desde os tempos dos incas. Exploramos a busca pelo Deus do Mundo Andino e a sua extraordinária relação com a natureza, enquanto participamos da festa das sementes e da maior e mais numerosa peregrinação do continente americano.

9/5 | EP. 4 - TURQUIA: CAPITAL DE IMPÉRIOS E RELIGIÕES Visitamos as igrejas da Capadócia e os legados romano e cristão em Istambul e Izmir. Logo após, participamos de uma das mais importantes celebrações muçulmanas: a Festa do Cordeiro. E em Konya exploramos como o Sufismo busca se conectar com Deus através das suas danças maravilhosas.

16/5 |EP. 5 - SENEGAL: A MAIOR PEREGRINAÇÃO DA ÁFRICA Chegamos à Cidade Sagrada de Touba para participar da maior peregrinação da África Ocidental: o Grande Magal de Touba. Lá, conhecemos as irmandades muçulmanas na antiga capital colonial de Saint Louis e mergulhamos na vida de seu grande líder Amadou Bamba que difundiu o Islã na África negra.

23/5 | EP. 6 - LÍBANO E IRAQUE: O PARTIDO DE DEUS No Líbano, mergulhamos no impressionante movimento do Hezbollah. Logo após, viajamos em direção à bela e mítica cidade de Karbala, no Iraque, onde testemunharemos a paixão, o fervor e a dor dos muçulmanos xiitas ao celebrar e recordar o grande sacrifício do Imam Hussein.

30/5 | EP. 7 - MÉXICO: O DIA DOS MORTOS Viajamos pelo mundo maia, asteca e indígena para ver como as suas tradições e expressões religiosas persistem até hoje em dia. Em Pátzcuaro, assistimos à tradicional festa dos mortos e testemunhamos a combinação do mundo cristão com o indígena na peregrinação a Nossa Senhora de Guadalupe.

Em junho: Síria/Curdos e o Estado Islâmico, Cuba/La Santería e Ucrânia/Ventos de Guerra e Religião.
 

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com


Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks