segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Crítica Cinema | Spencer

(A realeza tóxica?)


Esse filme narra o que poderia ter acontecido nos últimos dias do casamento da princesa Diana (Kristen Stewart) com o príncipe Charles (Jack Farthing). O casamento da princesa Diana e do príncipe Charles há muito esfriou. E embora haja muitos rumores de casos e de divórcio, a paz foi ordenada para as festividades de Natal no Queen’s Sandringham, a casa de campo da Família Real. O evento é repleto de comida e bebida, tiro e caça. Diana conhece as regras do jogo de aparências. Mas este ano, as coisas serão muito diferentes. Elenco ainda conta com Timothy Spall, Jack Nielen, Freddie Spry, Sean Harris, Stella Gonet, Sally Hawkins, entre outros. Direção de Pablo Larrain. Distribuição nacional da Diamond Films do Brasil. Estreia nos cinemas brasileiros em 27 de janeiro de 2022. Para o trailer, clique aqui.

Spencer


O intuito do roteiro desse filme seria mostrar o último Natal da princesa Diana com a família real, e com isso, os motivos que vão levá-la a pedir o divórcio do príncipe Charles. Para quem não conhece a Diana, ela foi casada com o herdeiro real (Filho da rainha Elizabeth segunda, 95 anos), de julho de 1981 até agosto de 1996, onde ela viveu entre os nobres ingleses, no ano seguinte, em 31 de agosto de 1997 (Com apenas 36 anos) ela faleceu em um acidente de carro ao lado do seu novo companheiro, Dodi Al Fayed. Diana deve ter sido a pessoa mais caçada pelos paparazzi do mundo, em épocas que as redes sociais não existiam, uma foto de celebridade ou alguém da realeza, rendia muito assunto e dinheiro... Hoje com  Instagram, Facebook e cia... seja celebridades ou pessoas comuns... elas fazem suas próprias fotos e se expõem na internet, isso tira o impacto dessa profissão que era bem remunerada e infernizava os famosos. Voltando a princesa, o interesse de todos por seus passos era surreal, mas não a impedia de fazer sua história, ela batalhava em várias causas humanitárias, principalmente no combate a AIDS, por exemplo. Isso foi um resumo por cima, o que não falta é material sobre ela na internet, caso queira se aprofundar no assunto. Nessa trama que chega aos cinemas, temos a Kristen Stewart interpretando essa personalidade marcante em uma história que precisa se dar à entender o porque do basta de uma pessoa que não aguentava mais aquela vida nobre e precisava se libertar.


A narrativa não é muito direta, por não datar as coisas, ela pega um final de semana real e coloca Diana em situações de declínio mental muito grande, seja em delírios ou atitudes... Até se daria a entender melhor caso houvesse um preludio ou introdução rápida de como chegaram até aquele Natal estressante para a protagonista, mas por isso não ocorrer, fica-se muito tempo parecendo uma birra dela em não aceitar o que ela já saberia que ia acontecer ao se casar com um príncipe. Faltou uma melhor elaboração e concatenação dessas ideias para você entrar na dor da personagem e se conectar com o longa (Ninguém é obrigado a pesquisar a história de alguém antes de ver um filme, ele precisa se vender sozinho, desde que não seja uma continuação). Até a parte dos paparazzi não foi bem explorado. Entende-se que a proposta é os demônios interiores da princesa, mas é muito comedido dentro de algo tão grande... era um casamento de mais de quinze anos, precisava explicar melhor o stress daquela mulher nesse tempo. O roteiro vai apostando em visões, semânticas, analogias e como aquela família não a agradava mais, até tenta dar uma emocionada com os filhos dela, só que é pouco. Entrando nesse lenga lenga, até finalizar no famoso me libertei, deixando a sensação de que poderia ser melhor desenvolvido. A parte técnica não é muito exigida, pois se passa no meio dos anos noventa, exceção ao figurino, que é bem feito. Sobre o elenco... Kristen Stewart tem uma atuação bem caricata, não me parece a pessoa certa para o papel, ela exagera nas caras, bocas e mexidas no pescoços, com o tempo já começa a cansar, uma atuação esforçada, mas bem longe de ser algo que saia da curva. O restante do elenco, só aparecem em cenas com a protagonista, longa de um personagem só, por isso não se exigiu um casting com tanta desenvoltura, exceção ao Timothy Spall e Sally Hawkins que são atores carimbados e chamam o mínimo de atenção em cenas boas com Kristen, em meio ao marasmo dos outros atores. Spencer é uma história pontual que tem um teor interessante, mas superficial, precisava mostrar mais do que mostrou para uma melhor apresentação de alguém tão importante para a história da realeza nos tempos atuais.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks