domingo, 15 de setembro de 2019

CCBB-DF Recebe Mostra Stephen King em Outubro

(Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro exibe 41 produções baseadas nas obras do mestre do terror e 5 longas que o inspiraram)

It, a obra prima do medo (1990) - crédito Divulgação/Warner

Depois de ser exibida no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, recebendo um público de mais de seis mil pessoas, a mostra Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro chega ao CCBB Brasília. De 15 de outubro a 10 de novembro, o público poderá conferir 41 produções, entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram referência para seu trabalho.

Com ingressos a preços acessíveis e algumas sessões gratuitas, a programação conta, ainda, com debates e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras e audiodescrição). Depois do CCBB Brasília, a mostra será apresentada no CCBB São Paulo, de 30 de outubro a 25 de novembro. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com curadoria de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro. A programação será divulgada em breve.

O Iluminado

Nesta mostra, o público brasileiro, especialmente os fãs do autor, terá a oportunidade de debater sua obra, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações dos seus livros para o cinema e para a televisão. Além disso, as exibições também pretendem estimular a leitura, já que a grande maioria dos filmes que compõem a seleção são baseados nos livros de Stephen King.

De acordo com Rita Ribeiro, curadora da mostra, “em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é promover um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI”, e completa, “A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”.

Na programação, haverá debate sobre a adaptação das obras de Stephen King para o cinema com o cineasta Santiago Dellape, a crítica de cinema Cecília Barrosos e os curadores. Já o debate “A Literatura de Terror no Cinema” será com o escritor Raphael Montes, o editor do site stephenking.com.br Edilton Nunes, além dos curadores.

A masterclass “O Horror que nos Rodeia: da Literatura para o Cinemas”, ministrada por Rita Ribeiro, tem como objetivo percorrer a trajetória do horror, investigando as influências de Stephen King e suas contribuições para o gênero e as adaptações de suas obras para a TV e o cinema.

“Stephen King é um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. A mostra STEPHEN KING: O MEDO É SEU MELHOR COMPANHEIRO pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood, que levaram adaptações de suas obras para as telas, como Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter, David Cronenberg, entre outros”, comenta Breno de Lira Gomes, curador da mostra.

SERVIÇO
MOSTRA STEPHEN KING – O MEDO SEU MELHOR COMPANHEIRO
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 15 de outubro a 10 de novembro
Ingressos: R$5,00 (para todos)
Programação em breve em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal/


 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks