quarta-feira, 13 de março de 2019

“Elegia de um Crime” terá sessão de estreia gratuita, seguida de debate, em São Paulo

(Evento, que será no CineSesc, terá participação do diretor do filme, Cristiano Burlan, e diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, com mediação de Neusa Barbosa)


Elegia de um Crime”, de Cristiano Burlan, que estreia com exclusividade no CineSesc, em São Paulo, dia 14 de março, terá sessão especial de lançamento, às 19h30. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados no cinema uma hora antes da exibição. Após a sessão, haverá debate com o diretor do filme e com a diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo. A mediação será da jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa.


Distribuído pela Vitrine Filmes, o longa, que estreia nas demais cidades brasileiras em 28/3, foi vencedor dos prêmios ABD-SP (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) e EDT (Associação dos Profissionais de Edição Audiovisual), do 23º Festival É Tudo Verdade, em 2018.

Após relembrar a morte do pai em “Construção” (2006) e o assassinato do irmão em “Mataram Meu Irmão” (2013), Burlan investiga o trágico assassinato de sua mãe neste documentário. O último filme da “trilogia do luto” procura reconstruir a imagem de Isabel Burlan da Silva mostrando o retrato de um crime cometido pelo próprio namorado, Jurandir Muniz de Alcântara. Impune, o responsável está solto, e a busca pela justiça é o que move a família Burlan.

O cineasta mostra, por meio dos depoimentos colhidos de familiares e amigos, um crime que milhares de mulheres sofrem todos os dias: “Minha mãe foi vítima de feminicídio, é preciso falar cada vez mais sobre isso”, diz Burlan. O criminoso, que agiu por ciúme, enforca a namorada sem dar a ela qualquer chance de defesa.  Jurandir Muniz de Alcântara é foragido da polícia e já havia cometido esse ato anteriormente.

Para o diretor, filmar “ELEGIA DE UM CRIME” foi uma maneira de superar e se vingar do crime contra sua mãe. “Fazer filmes é olhar nos olhos do abismo. No ‘Elegia de um crime’ expus partes da minha tragédia familiar, ouvi parentes e amigos, cujos depoimentos trouxeram à tona destinos de diversos personagens, mapeando o histórico de dolorosas feridas emocionais destas pessoas e as minhas próprias”, completa.

SERVIÇO
Sessão de “ELEGIA DE UM CRIME”, seguida de debate
Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075
Data: 14 de março (quinta-feira)
Horário: 19h30
Preço: grátis. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema a partir das 18h30

SINOPSE  
Uberlândia, Minas Gerais, 24 de fevereiro de 2011. Isabel Burlan da Silva, mãe do diretor, é assassinada pelo parceiro. “Elegia de um crime” encerra a “Trilogia do luto”, que aborda a trágica história da família. Diante da impunidade, o filme mergulha numa viagem vertiginosa para reconstruir a imagem e a vida de Isabel.

FICHA TÉCNICA
Direção: Cristiano Burlan
Produção: Bela Filmes
Coprodução: Sancho&Punta
Produção executiva: Priscila Portella e Bruno Caticha
Roteiro: Cristiano Burlan e Ana Carolina Marinho
Direção de fotografia: Cristiano Burlan, Renato Maia e Henrique Zanoni
Montagem: Cristiano Burlan e Renato Maia
Edição de som: Julia Teles e Vanessa Gusmão
Mixagem: Edson Secco
Duração: 92 min
Classificação indicativa: 14 anos
Ano de produção: 2018


 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks