domingo, 10 de novembro de 2019

Primeiras Impressões | Turma da Mônica Jovem (Cartoon Network)

(Não dá para acertar todas)


Sinopse: Estreou no último dia 07 de novembro no Cartoon Network a tão aguardada versão animada do sucesso dos quadrinhos nacionais, Turma da Mônica Jovem. Animação que alguns dias antes foram conferidas nos cinemas. A convite do próprio Cartoon eu assisti aos cinco primeiro episódios no cinema; ainda tivemos a agradável surpresa pelo comparecimento do Mauricio de Sousa e sua filha Mônica. Esbanjando simpatia, o mestre das HQs brasileiras estava muito feliz com o evento. Será que a sua equipe produziu algo que fez jus ao nome de um dos nossos artistas mais queridos? Para saber mais da série, clique aqui. Abaixo minhas primeiras impressões dessa nova empreitada da MSP.


Esse ano tivemos dois grandes acertos relacionado ao Maurício de Sousa. Primeiro o documentário do NatGeo chamado 'Bios - Vidas Que Marcaram a Sua' (Clique aqui e confira meu texto sobre esse especial) conta a história do criador da Turma da Mônica. Pouco tempo depois chegou aos cinemas o Live-action da obra dos quadrinhos 'Turma da Mônica - Laços' (Clique aqui e confira minha critica do filme), muito bem feito, com uma qualidade e pureza de encher os olhos. Restava fechar o ano com a tão esperada Turma da Mônica Jovem, mas infelizmente dessa vez foi bola fora. A animação deixa a desejar, com uma narrativa sonolenta e sem impacto, apenas surfando na onda dos quadrinhos que faz tanto sucesso no Brasil.


A começar pela o modo de animação, parece mais aqueles tele-animações antigas que tem movimentos labiais único e movimentação parada, indo para outro quadro de cena em forma brusca; mal feito. O recurso de colocar expressões de emoticons nos rostos parece mais um subterfúgio da falta de qualidade animada. Aliás, no primeiro episódio tem uma parte que a animação é mais fluída dentro de um game que Mônica e Cebola jogam, deveria ser daquele jeito. Dito a parte técnica, resta o roteiro ser bom, mas também falha... Ficou no meio do caminho da infantilidade da Turma da Mônica clássica com eles adolescente. Nada flui natural... As falas e dilemas ficam tratados de forma forçada, deixando chato e sem dinâmica, assistindo no cinema, entediou as crianças e adultos no local. Por fim, a propaganda enganosa, toda a divulgação com visual dos personagens não são a mesma da série, sendo de uma qualidade bem inferior. Resumindo, não dá para acerta todas, dessa vez MSP parece ter entregue uma produção incompleta e dando a impressão de feito de qualquer jeito. Deveriam esperar mais algum tempo para melhorar tudo e lançar algo de melhor qualidade, seja visual e narrativo. Já que a própria HQ tem uma narrativa bem superior a apresentada no desenho. Pois ele quis se manter infantil para o público menor, tocando em assuntos de adolescentes, mas sem profundidade.  Para uma possível segunda season, vai precisar melhorar muito. Não se acerta todas, nem o próprio ícone cultural brasileiro que é o Maurício de Sousa, apesar que no caso ele só endossou o projeto.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks