sexta-feira, 2 de maio de 2025

Crítica Cinema | Serra das Almas

(Quando parecia fácil, mas fica difícil)


Serra das Almas já inicia de forma um tanto quanto desconfortável, com uma cena de ação intensa e caótica, além de um som muito alto — a ponto de incomodar — mostrando a fuga de alguns personagens em um carro desgovernado. A jornalista investigativa Samanta (Júlia Stockler) e sua estagiária Luiza (Pally) trabalham em uma matéria que parece revelar um grande esquema de corrupção envolvendo uma figura pública famosa, que desvia dinheiro e trafica joias preciosas. No decorrer da investigação jornalística, algo dá errado quando elas seguem uma pista até a fictícia Serra das Almas.

O novo filme de Lírio Ferreira, chega aos cinemas com uma proposta ambiciosa: combinar crítica política e jornalismo investigativo em um suspense dramático ambientado no sertão nordestino. O filme até começa bem, porém se perde e se prolonga demais, tornando o roteiro cansativo e arrastado.

Os flashbacks até ajudam a esclarecer alguns pontos da trama e dão profundidade aos personagens, mas o problema é que muitas cenas se estendem por tempo demais, prejudicando o ritmo do longa.


A estética do filme é interessante em alguns momentos. A fotografia se destaca em cenas que tentam criar imersão no ambiente sertanejo. Embora o filme use locações que sugerem o sertão, nem sempre fica clara essa ambientação — e, apesar do nome, o título Serra das Almas não se conecta bem com o conteúdo do filme nem explica algumas referências citadas.

A trama tem um ritmo lento, e o roteiro pode dificultar a compreensão da história, já que oscila entre o realismo dramático e a sátira. A construção dos personagens não é ruim — eles entregam o que é pedido —, mas o uso excessivo de gírias e vícios de linguagem acaba reforçando estereótipos da região. Serra das Almas apresenta uma temática até interessante, uma pena é ser mal desenvolvida e mal executada.


Sinopse oficial: 
Em Pernambuco, um roubo de joias irá reunir um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles terá que encontrar sua própria forma de liberdade. Direção: Lírio Ferreira. Estreia nos cinemas brasileiros, 24 de abril de 2025 pela Imagem Filmes.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks