(Jason Statham entregando sempre a ação do qual seus filmes se propõe)
By Tomás Allen
As sequências iniciais de Resgate Implacável apresentam Levon Cade (Jason Statham) como um trabalhador de obras de construção (daí o título original: ‘A Working Man’). Resulta ser um homem decidido e forte que não vacila ao debater-se contra vários outros em lutas violentas. Tal fortaleza provém de seu passado, que também é revelado: foi um militar combatente na Ucrânia, na atual guerra contra a Rússia.
Sinopse oficial:
Embora pretenda concentrar-se na sua condição de viúvo e pai de uma criança, e abandonar seu passado, ve-se forçado a reassumi-lo pelo que poderia ser definido como uma “causa nobre”: achar e resgatar Carla García (Noemí González), a jovem filha de seu chefe, que foi sequestrada. Perante o pedido do pai desesperado, Cade decide realizar essa missão, mas isso não será tão simples - como é de se imaginar.
Aliás, o público de Resgate Implacável muito provavelmente procura ação, com lutas diversas - com socos de todo tipo e armas poderosas. Nesse sentido não será defraudado. Tanto Jason Statham, que tem 48 longa-metragens nas costas, como Sylvester Stallone, um dos roteiristas (assinou 23), são garantia de títulos dinâmicos, nos quais predomina a ação.
O problema aqui é quase o contrário: o heroi inicia uma procura de forma muito ágil e com abundante tecnologia. Consegue algum aliado circunstancial na polícia, mas não deixarão de aparecer policiais corruptos. No caminho vai identificando e superando diversas camadas de delinquentes, partindo desde o local onde a mulher foi sequestrada, até chegar a níveis superiores, neste último caso delinquentes russos que a venderam a um multimilionário totalmente inescrupuloso que não vacilará em procurar satisfazer seus desejos sexuais . Em todos os casos essas enormes dificuldades serão superadas não sem enfrentamentos violentos nos quais Cade vencerá.
Que o protagonista ganhe uma e outra vez lutando contra muitos inimigos, não é um defeito em si mesmo. Isso acontece em modo habitual no cinema, desde os clássicos do gênero cinematográfico por excelência: os de faroeste estadunidense (“far-west”). Mas aqui o excesso, tanto no dinheiro e, em especial, no número de adversários e a sucessão excessiva de enfrentamentos, torna a realização previsível e carente de originalidade.
O esquema apresentado na trama basicamente já foi visto em outras produções que incluem sequestros de crianças ou mulheres jovens, mais especificamente para serem revendidas para consumo sexual. Um exemplo é “Busca Implacável” (‘Taken’, de 2008, com Liam Neeson, também como um ex-agente governamental).
Que o protagonista ganhe uma e outra vez lutando contra muitos inimigos, não é um defeito em si mesmo. Isso acontece em modo habitual no cinema, desde os clássicos do gênero cinematográfico por excelência: os de faroeste estadunidense (“far-west”). Mas aqui o excesso, tanto no dinheiro e, em especial, no número de adversários e a sucessão excessiva de enfrentamentos, torna a realização previsível e carente de originalidade.
O esquema apresentado na trama basicamente já foi visto em outras produções que incluem sequestros de crianças ou mulheres jovens, mais especificamente para serem revendidas para consumo sexual. Um exemplo é “Busca Implacável” (‘Taken’, de 2008, com Liam Neeson, também como um ex-agente governamental).
Outro detalhe que pode ser mencionado é a presença negativa de russos, tanto na guerra contra Ucrânia quanto no núcleo do filme, onde são responsáveis pelo tráfico humano. Nada novo no cinema britânico e estadunidense, que pelo geral identificam o inimigo principal desse momento com as forças ruins, opostas às ideologias e valores desses países. Assim, em diversas tramas (alemães nazistas, japoneses da máfia, comunistas perigosos, muçulmanos terroristas, norte-coreanos contrabandistas, russos milionários com negócios ilícitos).
Algumas breves considerações podem ser mencionadas como pontos positivos de Resgate Implacável; por exemplo: “Não confio nas pessoas. Confio na biologia. Todos mentem”. As sequências finais tem alguns momentos de gratificação e até emoção. Na atuação, Statham cumpre bem com o esperado e o resto dos personagens acompanha. Destaque técnico para a fotografia (Shawn White) e os efeitos especiais. Porém, de modo geral, “nada de novo debaixo do sol”. Resgate Implacável é um filme de ação dinâmico e que cumpre com as expectativas de um público que goste de tal tipo de realização.
Algumas breves considerações podem ser mencionadas como pontos positivos de Resgate Implacável; por exemplo: “Não confio nas pessoas. Confio na biologia. Todos mentem”. As sequências finais tem alguns momentos de gratificação e até emoção. Na atuação, Statham cumpre bem com o esperado e o resto dos personagens acompanha. Destaque técnico para a fotografia (Shawn White) e os efeitos especiais. Porém, de modo geral, “nada de novo debaixo do sol”. Resgate Implacável é um filme de ação dinâmico e que cumpre com as expectativas de um público que goste de tal tipo de realização.
Levon Cade recomeça a vida trabalhando na construção civil e faz de tudo para levar uma rotina simples e ser um bom pai. No entanto, quando a filha adolescente do seu chefe desaparece, ele é convocado a retornar ao mundo das operações secretas e descobre uma conspiração criminosa. Direção: David Ayer. Estreia nos cinemas brasileiros, 27 de março de 2025 pela Warner Bros. Pictures Brasil.
Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
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