sexta-feira, 18 de abril de 2025

Crítica Cinema | Limonov: O Camaleão Russo

(Uma história envolvente de um bom protagonista)


Limonov: O Camaleão Russo é um drama biográfico baseado no livro “Limonov”, de Emanuel Carrère, sobre o controverso Eduard Limonov. Dirigido por Kirill Serebrennikov, com roteiro de Carrère, Pawel Pawlikowski e Ben Hopkins e estrelado por Ben Whishaw, Viktoria Miroshnichenko, e Tomas Arana. O filme conta sua trajetória que começa na então União Soviética, passa pela América e Europa, voltando para a Rússia.

Interessante ressaltar a mudança dos anos e dos cenários, feita de forma brilhante, interessantissima e mesmo indo de lugares diferentes e até opostos, se torna natural e se encaixa na narrativa forte de Ben Wadshaw (Limonov).

Um jovem poeta que mora numa cidade pobre, de trabalhadores, na Ucrânia, que abandona tudo e vai pra Moscou. Lá se apaixona e vai com sua amada Elena (Viktoria) para os Estados Unidos. Mais tarde, sem Elena, vai pra Europa. A história é narrada pelo ator Ben Whishaw com sotaque forte russo, em que não esconde nada, seus sentimentos, seus pensamentos: sempre a favor da revolução, da necessidade de pegar em armas, o desprezo pela futilidade do Ocidente. Uma pessoa intensa e atormentada por ele mesmo que conhece a sua grandiosidade, mas anseia pelo reconhecimento de seus pares.

Em certo momento ele recebe um conselho de um compatriota e escritor mais bem sucedido, de ir pra França, lá os escritores russos estavam em alta, ficar rico e famoso, depois voltar pra Rússia, onde seria preso e teria reconhecimento. E no final isso acontece. Coincidência ou planejamento?


A trilha sonora se encaixa com a ambientação de época perfeita, que transita entre os anos 70 aos 2000. As roupas e os acessórios refletem bem a época. A maioria dos takes são mais intimistas. O roteiro é vibrante, a história bem explorada, se concentra na figura principal.

O ator Ben Whishaw encarnou o personagem e interpretou de forma visceral. Uma interpretação incrível, apaixonante, às vezes revoltante, mas com certeza intensa.

A narrativa feita pelo ator, com sotaque russo dá o tom necessário, tem um momento que o ator quebra a quarta parede, explicando como eles, russos, sabem se ajustar às mudanças. Limonov: O Camaleão Russo sabe trabalhar bem o protagonista que tem de uma trama que consegue te envolver nos momentos certos.


Sinopse oficial: 
Baseado no livro best-seller de Emmanuelle Carrère, Limonov retrata as aventuras do poeta e provocador não-conformista Eduard Limonov, que cresceu na cidade de Kharkiv, hoje na Ucrânia. Ele fugiu do que era então a União Soviética para os Estados Unidos, onde se tornou um poeta punk, e também mordomo de um milionário de Manhattan, antes de se transformar em escritor de moda e sensação literária em Paris. Após a queda do comunismo, Limonov voltou para a Rússia, onde fundou o nostálgico Partido Nacional Bolchevique, tornando-se um ídolo para muitos jovens russos. Direção: Kirill Serebrennikov. Estreia nos cinemas brasileiros, 17 de abril de 2025 pela Pandora Filmes.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks