(Uma obra com muitos aspectos elogiáveis e algumas limitações)
By Tomás Allen
A Perfect Love Story é um filme ideal para quem gosta de ver o que, praticamente, seria o nascimento cinematográfico de uma diretora e roteirista. Porque este é o primeiro longa-metragem de Emina Kujundzic, quem, além dessas duas funções, também tem a seu cargo a montagem. Tríade típica de produções de menor orçamento e que tem esse carimbo característico de narrações iniciais. Ou seja, menor duração que a habitual (80 minutos), originalidade no roteiro, certas lacunas (e até esquecimentos na trama), marcação de atores que, sem ser incorreta, é básica, ritmo apropriado e certa inocência conceitual.
Sinopse oficial:
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O relato se inicia de uma forma bem original e, dessa mesma maneira, fecha-se a primeira cena. Nela, tudo o que acontece é apenas um encontro entre uma roteirista de cinema e um produtor. Este havia lido o texto, de 30 páginas, que a profissional havia lhe apresentado com a esperança de obter aprovação, para que, depois, alguns produtores bancassem seu futuro filme. Embora convicta de que seu texto é bom, digno de ser transformado em obra cinematográfica, recebe uma rotunda rejeição. Os argumentos que justificariam tal rechaço se opõem aos que ela esgrime.
Resulta muito interessante esse diálogo, que tem como centro a validade ou não de um roteiro. Além disso, também se produz uma coincidência, certamente nada casual: o melhor de A Perfect Love Story resulta ser seu próprio roteiro. Porque aquela cena inicial dá lugar a uma segunda, onde a mulher prolonga a discussão com seu parceiro; e, mais uma vez, ela defende seu produto, e ele desconfia do mesmo. Um dos principais nós da polêmica é a sua condição feminina, o que complicaria a condição do filme. Porque teria elementos que não são valiosos. Por exemplo, enfatizar o interesse pelas cores, a ênfase absoluta nas emoções, romance, o amor que triunfa, etc.
Resulta muito interessante esse diálogo, que tem como centro a validade ou não de um roteiro. Além disso, também se produz uma coincidência, certamente nada casual: o melhor de A Perfect Love Story resulta ser seu próprio roteiro. Porque aquela cena inicial dá lugar a uma segunda, onde a mulher prolonga a discussão com seu parceiro; e, mais uma vez, ela defende seu produto, e ele desconfia do mesmo. Um dos principais nós da polêmica é a sua condição feminina, o que complicaria a condição do filme. Porque teria elementos que não são valiosos. Por exemplo, enfatizar o interesse pelas cores, a ênfase absoluta nas emoções, romance, o amor que triunfa, etc.
Mas a grande sacada é que essa primeira parte deixa lugar ao que seria o relato em si, ou seja, origina-se neste momento uma espécie de parênteses: uma história em que um casal consegue - em uma forma não muito claramente explicada - uma quantia muito grande de dinheiro e circula com ele por diversos lugares. Aqui se sucedem situações pouco claras narrativamente. Além da citada lacuna da origem do dinheiro, não está bem definida a presença de duas mulheres (falando também de temas de teoria cinematográfica), o sentido de uma cena com um policial corrupto em uma estrada distante, etc.
O final desse parênteses na trama parece resultar claro para a diretora/roteirista, mas não para o público. Porém, há elementos para elogiar, além dos já feitos, como as facilidades que existem hoje para realizar filmes (também a citação de Michael Fried, reconhecido teórico), algo de erotismo, beleza da natureza, certa poesia, reflexões sobre a sociedade atual e muita música (38 músicas, com coordenação de Slovem Anzulovic). Tudo isso faz que A Perfect Love Story seja uma obra com muitos aspectos elogiáveis e algumas limitações, que, muito provavelmente, serão superadas por Emina Kujundzic em futuras realizações.
O final desse parênteses na trama parece resultar claro para a diretora/roteirista, mas não para o público. Porém, há elementos para elogiar, além dos já feitos, como as facilidades que existem hoje para realizar filmes (também a citação de Michael Fried, reconhecido teórico), algo de erotismo, beleza da natureza, certa poesia, reflexões sobre a sociedade atual e muita música (38 músicas, com coordenação de Slovem Anzulovic). Tudo isso faz que A Perfect Love Story seja uma obra com muitos aspectos elogiáveis e algumas limitações, que, muito provavelmente, serão superadas por Emina Kujundzic em futuras realizações.
Na cinzenta cidade de Sarajevo, um jornalista francês exilado e uma jovem aspirante a artista dão seus primeiros passos em uma existência marginal. Eles deixam a cidade com os bolsos cheios de dinheiro de um assalto a banco e procuram no interior da Bósnia ou no mar da Croácia a chave para a independência e uma vida criativa, sem saber se terão sucesso, se perderão tudo, se ficarão juntos ou se separarão. Direção: Emina Kujundzic . Estreia nos cinemas brasileiros, 09 de Dezembro de 2024 no Brasil para locação nas plataformas digitais: iTunes/Apple TV, Google, YouTube e Amazon Prime pela Europa Criativa Media.
Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
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Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com
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