quinta-feira, 30 de maio de 2024

Crítica Cinema | Plano 75

(Temática dramática e sensível)


Plano 75 é um filme japonês de Drama e Ficção Científica, com direção e roteiro de Chie Hayakawa. O longa foi lançado no ano de 2022 e se destacou por ter sido premiado no Festival de Cannes de 2022 com a Menção Especial do Caméra D’Or e por conta desta evidência, o mesmo foi selecionado para representar o Japão no Oscar de 2023 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O longa metragem chega aos cinemas brasileiros em 25 de Abril de 2024.

Com uma história bastante densa, o filme fala sobre um programa governamental no Japão chamado de plano 75, em que os idosos são encorajados a serem voluntários da eutanásia assistida como solução para remediar a suposta problemática de uma sociedade envelhecida. Essa história é protagonizada por três diferentes gerações: uma mulher japonesa idosa cujos meios de sobrevivência estão desaparecendo, um vendedor pragmático do plano 75, e uma jovem trabalhadora filipina, são entrelaçados nessa história pelos laços do destino que colocam eles de frente com escolhas de vida ou morte, onde a moral e a ética deste programa são colocadas em jogo e discussão.

Por se tratar de um tema bastante sensível e polêmico, Plano 75 no geral possui uma atmosfera um tanto densa durante os seus 113 minutos em tela. Em algumas cenas consegue fazer uma imersão nessa atmosfera através da fotografia meia luz com um tom sépia esverdeado, destacando essa escolha do tom, principalmente, nas cenas que se passam na casa da protagonista Michi Tsunotani interpretada pela atriz Chieko Baisho.


O longa metragem japonês em algumas cenas é sútil e sugestivo, conseguindo fazer o público se questionar, se a história está realmente seguindo um caminho dramático como é sugerido em alguns diálogos e planos que são ralentados, deixando a cena correr por mais tempo para provocar com mais afinco no público, uma amostra mínima do sentimento dos personagens naquele momento. Essa escolha de planos que tomam bastante tempo mostrando cenas da cidade, ou seja, a localização geográfica dos personagens, acaba resultando em um filme com um tom bastante contemplativo.

Através de uma história bastante densa que flerta com um tom um tanto obscuro sobre o programa governamental desenvolvido pelo governo japonês, o filme consegue ser bastante imersivo pelas escolhas técnicas citadas anteriormente, provocando uma grande discussão sobre valores relacionados á moral e ética humana. Plano 75 consegue mixar uma história bastante dramática com uma direção promissora, resultando em um filme com um drama bastante significativo.


Sinopse: 
Em um Japão distópico, o programa governamental Plano 75 incentiva os idosos a serem voluntariamente sacrificados como solução para lidar com o envelhecimento da sociedade. Neste contexto, uma senhora idosa cujos meios de sobrevivência estão desaparecendo, um vendedor do Plano 75 pragmático e uma jovem trabalhadora filipina precisam enfrentar escolhas entre a vida e a morte.. Direção: Chie Hayakawa. Estreia nos cinemas brasileiros, 25 de abril pela Sato Company.

Imagens para divulgação fornecidas por assessorias ou retiradas da internet 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks