sábado, 18 de maio de 2024

Crítica Cinema | Clube Zero

(A boa interpretação de um cenário com líderes nocivos)


Clube Zero é um filme de Drama e Suspense dirigido por Jessica Hausner e estrelado por Mia Wasikowska no papel principal de uma professora chamada Miss Novak. Essa professora consegue um emprego em uma escola de elite e forma um forte vínculo com os alunos. Ela introduz uma aula de nutrição baseada em um “conceito inovador”. Essa mudança conduz a uma revolução nos hábitos alimentares da escola. Mas, com o passar do tempo, a influência que Miss Novak exerce sobre certos alunos eventualmente toma um rumo perigoso, o que acaba influenciando diretamente na vida pessoal dos alunos que a seguem.

Clube Zero é sem dúvidas, um filme que usa muita analogia para contar sua história e inserir suas críticas à sociedade. Em uma situação em que a história se desenrola para fatos completamente extremistas e com uma grande falta de noção dos participantes do “Clube Zero”, assim denominado pela própria personagem de Mia Wasikowska. A personagem introduz um termo chamado “Comer Consciente”, que conduz para uma prática um tanto controversa, essa prática toma rumos muito perigosos, pois se trata de um clube com uma dieta um tanto extremista.

O longa metragem mostra como é perigoso seguir determinados líderes, pois no contexto do longa, a Professora Miss Novak é a cabeça por trás da dieta extremista. Novak é uma personagem tão periculosa, que ela consegue fazer com que seus seguidores/alunos se sintam culpados por apenas “comer”. Mostrando como uma pessoa manipuladora e persuasiva consegue entrar na mente de pessoas que estão psicologicamente frágeis e induzi-las a cometer atos extremos contra si.


O filme é muito competente em mostrar as fases da persuasão, pois essa ideia extrema não é sugerida tão abertamente, ela é plantada, e regada de tempos em tempos até amadurecer e se tornar uma erva daninha muito grande e difícil de podar, o que mostra uma analogia com a perigosa relação entre pessoas influenciáveis x pessoas influenciadoras. Falar de uma forma em que, é apenas necessário seguir as bizarras instruções e tudo será “lindo” e “perfeito”, tudo que era tão complexo de conseguir, através das falas de uma pessoa que sabe falar o que você quer ouvir, conclui-se facilmente uma lavagem cerebral.

O uniforme dos alunos é predominantemente da cor amarela. Seria essa uma analogia à algum tipo de alerta e à fome? Pois os tons mais vibrantes do amarelo buscam chamar atenção pelo seu tom tão intenso, sem contar que essa cor é bastante usada por marcas de fast food para induzir á fome e despertar seu apetite. Essa pode ser uma curiosa analogia que a diretora Jessica Hausner inseriu em seu filme. Outro ponto técnico que chama atenção é a escolha da Sonoplastia Instrumental. Em determinadas cenas é inserido um som semelhante á um batuque de tambor com um tom misterioso, o que abraça a cena sinalizando que irá acontecer algo, o que nos transporta para um clima de suspense e mistério, alertando que vai acontecer algo futuramente, aumentando nossa imersão no filme. Clube Zero é sem dúvidas um filme diferenciado, colocando em discussão temas atuais, utilizando de muita analogia para contar sua história e fazer críticas á problematização de seguir determinados líderes... você fica na cadeira do cinema parado, estático, digerindo o que aconteceu enquanto rolam os créditos finais.  


Sinopse: 
Miss Novak (Mia Wasikowska) é uma professora que consegue um emprego em uma escola de elite e forma um forte vínculo com os alunos. Ela introduz uma aula de nutrição baseada num conceito inovador. Esta mudança conduz a uma revolução nos hábitos alimentares da escola. Mas, com o passar do tempo, a influência que Miss Novak exerce sobre certos alunos eventualmente toma um rumo perigoso. Direção: Jessica Hausner. Estreia nos cinemas brasileiros, 25 de abril pela Pandora Filmes.

Imagens para divulgação fornecidas por assessorias ou retiradas da internet 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks