(Uma situação horrível que é bem tratada cinematográficamente)
Drama dirigido por Agnieszka Holland, mostra a migração de pessoas da Ásia e África para o território europeu, em meio a uma crise diplomática. As pessoas ficam entre a Bielorrússia e Polônia, jogadas de um lado para o outro, ficando nessa tal “zona de exclusao”.
Sinopse oficial:
O longa mostra famílias com crianças passando fome e frio, recebendo apoio de ativistas, que podem levar suprimentos, mas não podem remover as pessoas. Retrato desolador e verdadeiro de pessoas que ficam à margem da sociedade, que mesmo pagando propina para entrarem na Polônia e mesmo com tudo certinho e combinado com familiares já estabelecidos na Europa, não conseguem sair desse inferno.
O medo, o desconforto, a falta de empatia dos policiais da fronteira, a frieza de quem podia ajudar e não ajuda, tudo isso é um tapa na cara. As imagens e a trilha sonora combinam com o clima criado pela diretora, um clina de desespero e incerteza. As histórias são contadas pelos que migram, o ponto de vista das autoridades e a ação dos ativista e essas histórias vão se cruzando. Elenco conta com nomes como Jalai Altawil, Maya Ostasewska, Bell Djanati Atai, Muhammad Al Rashi entre outros. Zona de Exclusão é um belo filme sobre uma situação horrível.
Depois de se mudar para Podlasie, na Polônia, a psicóloga Julia torna-se testemunha involuntária e participante de acontecimentos dramáticos na fronteira com Belarus. Consciente dos riscos e das consequências jurídicas, ela se junta a um grupo de ativistas que ajudam refugiados acampados nas florestas. Ao mesmo tempo, uma família síria que foge da guerra civil e o seu professor afegão, sem saberem que são instrumentos de uma fraude política, tentam chegar às fronteiras da União Europeia. Na Polônia, o destino irá uni-los a Julia e ao jovem guarda de fronteira Jan. Direção: Agnieszka Holland. Estreia nos cinemas brasileiros, 18 de abril pela A2 Filmes.
Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
____________________________________________________________________
Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com
0 Comments:
Postar um comentário