quinta-feira, 3 de março de 2022

Animação brasileira, Tarsilinha chega dia 17 de março aos cinemas

(Com trilha de Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro, a animação de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, inspirada na obra de Tarsila do Amaral, estreia nos cinemas em 17 de março)


Tarsilinha é uma animação para toda a família, assinada pelos mesmos criadores de Peixonauta e O Show da Luna. O filme é uma aventura fantástica, inspirada na obra de Tarsila do Amaral, a artista mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. A animação aproxima ainda mais as crianças da obra da artista, que já é muito conhecida entre este público.


Tarsilinha é uma garota de oito anos que embarca numa jornada para recuperar a memória de sua mãe. Para isso ela precisa encontrar objetos especiais que foram roubados da caixa de lembranças que pertence a ela. Em sua aventura, Tarsilinha terá que ter muita coragem para enfrentar seus medos e superar desafios para voltar para casa em segurança com todas as lembranças da caixa.

Tarsilinha e seus amigos vão mergulhar nas profundezas do Abaporu para recuperar as memórias de sua mãe e de muitas outras pessoas. A obra, que se tornou um símbolo do Movimento Antropofágico Brasileiro, representa a ideia de devorar as diferentes culturas para produzir algo novo, único e autêntico.


Produzido pela Pinguim Content, o filme traz personagens de lendas brasileiras, com elementos das culturas nativas indígena, africana e dos colonizadores portugueses, tão presente na formação da identidade do país. Apesar de não ser um longa biográfico, a personagem Tarsilinha carrega a coragem da artista que ousou na linguagem visual e formas desconhecidas.


Tarsila do Amaral é hoje um grande nome da pintura no cenário internacional e traz na sua obra elementos e temáticas populares em uma arte genuinamente brasileira. Segundo os diretores, que realizaram uma extensa pesquisa sobre a obra de Tarsila do Amaral, um dos quadros mais determinantes para a construção da história foi A CUCA, que propiciou a incorporação de personagens como o Saci, o Sapo Cururu, o Bicho Barrigudo e o Bicho Pássaro, além de outros elementos como os brincos, que estão no auto retrato da pintora.


Já obras como A FEIRA, EFCB (Estrada De Ferro Central Do Brasil) e SÃO PAULO (GAZO) inspiraram a criação de uma paisagem mais urbana no filme, que resulta numa sequência em que a personagem desloca-se por vários lugares da cidade e até dirige um carro, em sua aventura. Os traços e desenhos da animação seguem os traços da pintura de Tarsila.


Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro são os autores da trilha de TARSILINHA, que desempenha função importante no filme, sendo mais um elemento de reforço à identidade brasileira, tão presente na obra de Tarsila do Amaral. O roteiro é de Fernando Salem e Marcus Aurelius Pimenta e a produção executiva de Ricardo Rozzino. O filme conta com o patrocínio do BNDES, Petrobras, Sabesp, Neoenergia, Claro, Besni e Editora Abril. Conta também com investimento do Fundo Setorial do Audiovisual.


TARSILINHA
Brasil, 2021, 93 min, animação

Produção: Pinguim Content
Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo
Roteiro: Fernando Salem, Marcus Aurelius Pimenta
Produção Executiva: Ricardo Rozzino
Produtora Associada: Tarsila do Amaral
Trilha Sonora: Zezinho Mutarelli, Zeca Baleiro

Vozes: Tarsilinha - Alice Barion, Lagarta - Marisa Orth, Sapo - Ando Camargo, Saci – Skowa, Bicho Barrigudo - Rodolfo Dameglio, Cuca – Cristina Mutarelli, Pássaro - Marcelo Tas, Mãe - Maíra Chasseraux 

Distribuição Brasil: H2O Films  

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks