terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Crítica Filme | A Era do Gelo: As Aventuras de Buck

(Fecharam a Blue Sky Studios para fazer isso?)


Os irmãos Crash (Vincent Tong) e Eddie (Aaron Harris), partiram para encontrar um lugar próprio, mas se encontram presos no Mundo Perdido. Eles são resgatados pela doninha Buck Wild (Simon Pegg) e juntos embarcam em uma missão para salvar o Mundo Perdido do domínio dos dinossauros. Elenco de vozes originais ainda conta com Utkarsh Ambudkar, Sean Kenin, Jake Green, Dominique Jennings, Justina Machado, Skyler Stone, entre outros. Direção de John C. Donkin. Produção Disney. Estreia exclusiva do serviço de Streaming Disney Plus em 28 de janeiro de 2022. Para o trailer, clique aqui.

A Era do Gelo: As Aventuras de Buck (The Ice Age Adventures of Buck Wild)


A franquia A Era do Gelo é bem peculiar, até o quinto filme temos personagens carismáticos, ambientação com traços muito bonitos, mas com um roteiro que foi caindo história a história. No primeiro em 2002 é redondinho, não tem como não se encantar com a trama envolvendo Manny, Sid e Diego, fora a dublagem brasileira que é divertida e marcante. Em 2006, temos o segundo, já não tão bom, mas o suficiente para ser agradável e ainda nos apresentou a Ellie e seus irmãos gambás. 2009 chegou o terceiro, agora ampliando a família do Manny, além de vermos um mundo jurássico e o interessante Buck. 2012 chegava o quarto, com um roteiro bem morno, mas nos trazendo novos personagens como a vó do Sid e uma tigresa para o Diego. Enfim, 2016 foi lançado A Era do Gelo: O Big Bang, o quinto filme tinha tudo para encerrar a jornada da turma, todos esperavam o reencontro deles com o bebê do primeiro longa, provavelmente agora já crescido, só que os produtores tiveram a brilhante ideia de vir com algo espacial, uma bagunça narrativa que só serviu para enfim o Sid ter sua parceira. Esse foi o filme com menor aceitação, o que deixou a franquia literalmente no gelo. Com a compra da Fox pela Disney, as coisas foram se desenhando para novas produções... O que deixou todos com um pé atrás, pois a empresa do Mickey fechou o setor da Blue Sky Studios responsável pela Era do Gelo, Rio, Espião Animal, entre outros grandes títulos. O anúncio de uma sexta história exclusiva para o Disney Plus acendeu o alerta, já que além de não ter o estúdio original cuidando do projeto... Scrat o esquilo que movimentou tudo nesses cinco longas, sempre atrás da sua noz que causava indiretamente vários problemas que interferiam na vida dos animais do mundo gelado de Manny e cia... não faz mais parte das histórias, devido a uma briga de direitos autorais que estava à vinte anos em trâmite na justiça americana, o veredito saiu no mês passado a favor do reclamante e realmente a Disney perdeu os direitos sobre o personagem. Então essa é a única falta do qual eles não são responsáveis por entregar algo tão nada haver com a trajetória que vinha desde 2002, pois o que vemos nesse sexto filme é algo bem mal feito.


Para começar a cronologia está toda sem sentido, pois a história dá a entender que se passa após os eventos do terceiro filme, mas nessa narrativa, a Ellie não está prenha, só que a bagunça aumenta mais... pois ela explica como conheceu Manny e os outros, além de mostrar as aventuras deles em gravuras, e pasmem... tem o vilão do quarto A Era do Gelo, o que deixa tudo uma zona, pois lá nos foi apresentado novos personagens que juntaram-se ao bando, fora que já tínhamos a filha dela, então fica parecendo um meio reboot. Segunda situação, a trama gira em torno dos irmãos gambás Crash e Eddie... e sobre a decisão deles em partir para aventuras solos, o Buck é importante sim, tem sua jornada, mas é o longa dos gambazinhos, aliás, são bem sem graças quando aparecem muito, só servem para cenas rápidas, agora ver eles o tempo todo é cansativo, então é uma propaganda meio enganosa, já sabendo que eles não chamariam atenção, correram para a doninha de um olho só como chamariz do marketing e no título do longa. Outro e grave erro, os traços estão horríveis para os padrões que a franquia nos apresentou em quase vinte anos, em muitos momentos chegam a ser piores que o primeiro de 2002, impressionante a falta de capricho, só porque está indo direto ao streaming... tem cenas que parecem ter sido produzidas a ponta de estoque, porcamente mesmo, semelhantes com aquelas animações baratas que você encontrava naqueles Dvds infantis a venda nas lojas americanas, do qual nem se davam o trabalho de por em caixinhas, vinham em embalagem de papel mesmo. Impressionante como tiveram a cara de pau de fazer um negócio tão porco. Outra decisão burra, abrir novamente o mundo perdido, não apresentou nada de novo, se você assistiu o terceiro, tudo que eles mostram aqui não é novidade. A única coisa que pode se dizer positiva... Manny, Ellie, Sid e Diego aparecem mais do que eu pensava que aconteceria, mas como os traços estão ruins, desanima também, apesar de que a dublagem brasileira consegue salvar um pouco. Sobre a trama em si, totalmente artificial, você não compra nada que acontece ali, não se importa e fica entediado com meia hora, chega se arrastando até o final e encerrando tudo de forma ok pelo que foi porcamente proposto até então... o que bagunça a linha do tempo e ignora ainda mais os quarto e quinto filmes. A Era do Gelo: As Aventuras de Buck é uma vergonha para a história da franquia que não lembra em quase nada das produções que já foram dirigidas pelo brasileiro Carlos Saldanha, fizeram um reboot sem reboot mal feito, com traços a lamentar e trama enjoativa... Fecharam a Blue Sky para isso? Já foram anunciados que terá novos projetos para Rio também, se continuarem nessa pegada, vai ser triste... Troço está tão ruim que deu saudade do Big Bang.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks