quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Crítica Cinema | Licorice Pizza

(Grife é tudo)


Licorice Pizza é a história de Alana Kane (Alana Haim) e Gary Valentine (Cooper Hoffman) crescendo e se apaixonando no Vale de San Fernando, em 1973. Escrito e dirigido por Paul Thomas Anderson, o filme acompanha a complexidade traiçoeira do primeiro amor. Elenco ainda conta com Tom Waits, Sean Penn, Bradley Cooper, Will Angarola, entre outros. Distribuição nacional da Universal Pictures. Estreia nos cinemas brasileiros em 17 de fevereiro de 2022. Para o trailer, clique aqui.

Licorice Pizza


Paul Thomaz Anderson é um diretor que se tornou cultuado no meio cinematográfico, muitos gostam do seu estilo de conduzir seus longas, com trabalhos de câmeras, narrativas e estilo que vai se diferindo filme à filme. Longas como Trem Fantasma, Sangue Negro, Vicio Inerente e Magnólia tem formas únicas de contar suas histórias, particularmente só me agrada Vicio Inerente e Magnólia. Ele aproveita métodos de filmagens com a famosa assinatura para conduzir suas tramas, que acaba lhe dando uma grife, mesmo não conseguindo grandes premiações ou bilheterias com suas obras. Tudo isso para dizer que Licorice Pizza é uma produção com toque pessoal, pois se passa no local de infância do diretor, além de basear o protagonista Gary, em um amigo pessoal dele que se tornou cineasta. Precisa de todo um trabalho de pesquisa para entender toda aquela ambientação e forma de contar as coisas, além de personagens com cenas isoladas como de Sean Penn e Bradley Cooper, isso acaba exigindo algo que não concordo muito, já que um filme tem que se vender sozinho... mas vamos lá. Aqui ele mostra várias vertentes de um relacionamento, onde começa estranho, pois a protagonista tem 25 anos, e o protagonista com 15, mesmo fisicamente não parecer essa diferença grande... tem essa questão de idade que podemos questionar. A paixão imediata do garoto pela mulher é algo que vai e vem dentro das várias situações que a narrativa vai trocando constantemente, quando um se interessa por outra pessoa, mudanças de empregos, a coisa não para...


Tudo muito espaçado onde parecem cenas isoladas, não concatena com muitas situações que vão desenrolando na trama. Personagens são jogados para uma homenagem ou agradar os cinéfilos mais cults, só que objetivamente não apresentam nada demais. O romance não cola, falta química e isso só vai piorando com as atitudes da Alana (Alana Haim) que parece perdida e isso vai deslocando do objetivo principal, assim como decisões do Gary (Cooper Hoffman). O roteiro quer apresentar as dificuldades e percalços de uma relação que de inicio parece bem imprópria, e depois com o passar do tempo da trama, apenas sem sal. É louvável tentar uma jornada vintage, com fotografia e parte sonora que te familiarize com aquela época. Até são boas as cenas com Penn e depois com Cooper, mesmo sem muito sentido para um todo em si... Só não consegue se conectar com um publico geral, dando mais interesse para premiações como o Oscar, não a toa foi indicado a melhor filme, diretor e roteiro original. Sinceramente não indicaria a nenhum desses quesitos, a história não me pegou. Sobre o elenco... Alana Haim é bem fraquinha, atuação bem aquém, talvez uma atriz melhor pudesse fazer as coisas andarem satisfatoriamente. Cooper Hoffman, esse até tem um pouco mais de carisma, mas nada tão melhor que sua parceira de protagonismo. Licorice Pizza tem propostas muito além de um entretenimento fácil, conta uma história truncada e procura na forma de filmar atrair os mais exigentes, já que o diretor possui uma grife que agrada muita gente, principalmente da Academia do Oscar.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks