domingo, 30 de janeiro de 2022

Crítica Cinema | Eduardo & Mônica

(Uma adaptação fiel, mas não empolga)


O filme é uma adaptação da famosa canção de Renato Russo que uma história de amor que acompanha o relacionamento de Mônica (Alice Braga) e Eduardo (Gabriel Leone), que precisam superar as muitas diferenças para viver um grande amor na Brasília dos anos 80. Elenco ainda conta com Otávio Augusto, Juliana Carneiro da Cunha, Victor Lamoglia, Bruna Spínola, Fabrício Boliveira, entre outros. Direção de René Sampaio. Distribuição nacional da Paris Filmes e Downtown Filmes. Estreia nos cinemas brasileiros em 20 de janeiro de 2022. Para o trailer, clique aqui.

Eduardo & Mônica


O filme é adaptado da famosa música do saudoso Renato Russo (Legião Urbana), as obras do cantor não são novidades nas telonas, visto que a gigantesca canção de Faroeste Caboclo já teve sua versão cinematográfica em 2013. Na coletiva de imprensa com os protagonistas de Eduardo & Mônica e produtores, foi prometido ainda um terceiro projeto das letras do Russo. Particularmente não gosto da música, apesar da melodia, ritmo e a voz do cantor serem boas... A letra em si é uma bagunça estrutural e foi criada mais como uma homenagem do líder da Legião ao seus amigos pessoais. Como adaptação em si, não tem do que reclamar, pois retrata totalmente a música, sendo o que não dava para encaixar na narrativa... era no mínimo mencionado. Então se você conhece a letra, não terá nenhuma novidade em tela que não seja ver em forma live-action os personagens da canção de sucesso.


A trama consegue retratar de forma corrida os acontecimentos de Eduardo & Mônica, tentando passar um romance mais clássico com a mulher mais velha que se apaixonando por um garoto com gostos diferentes dos seus, mas condizentes com sua idade. Um mérito do roteiro além de não deixar nada da música de fora... é a adaptação dos anos oitenta, somado a uma ambientação boa, como gostos e dizeres da época. A forma que foi contada e pela idade da Alice Braga, dá uma impressão de uma diferença de idade maior que cantado na música do qual foi originalizada. O terceiro ato foi acelerado demais, então você não sente firmeza na passagem de tempo, até pelas opções que a direção toma durante a narrativa... Ficou um pouco difícil comprar aquele relacionamento tão improvável. Sobre o elenco... Alice Braga está bem, mas não creio que fosse a atriz certa para a personagem, muito devido a evidência de uma idade bem maior que à proposta. Gabriel Leone foi muito bem, até que começa as passagens de tempo, ai ficou devendo. Otávio Augusto deu o tom de experiência necessária para alguma evolução dos protagonistas. Eduardo & Mônica como retratação de uma das músicas mais conhecida do rock nacional... funciona bem. Os protagonistas tem carisma, mas como casal em si não empolga, apesar de ter umas cenas mais bonitinhas de assistir.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks