sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Crítica Cinema | Espírito Indomável

(Superação no esporte)


No final da década de 1950 em Ontário, o indígena nativo canadense Saul (Ajuawak Kapashesit) é arrancado de sua família e enviado para o internato de uma escola católica. Saul testemunha abusos horríveis nas mãos das próprias pessoas a quem seus cuidados foram confiados e não pode falar sua língua ou abraçar sua herança indígena. Mas ele descobre o hóquei no gelo, fica fascinado pela atividade e aprende secretamente a jogar, desenvolvendo uma habilidade única e rara de ver o jogo de uma maneira que ninguém vê. Mesmo assim os fantasmas do passados continuam presentes, ameaçando sua carreira e futuro promissores. Elenco ainda conta com Wayne Baker, Sladen Peltier, Skye Pelletier, Edna Manitowabi, Melanie McLaren, entre outros. Direção de Stephen S. Campanelli. Produção canadense, com distribuição da Elite Filmes. Estreia em Streaming no serviço Cinema Virtual em 14 de outubro de 2021. Para o trailer, clique aqui.

Espírito Indomável (Indian Horse)


Dirigido por Stephen S. Campanelli conta a historia de Saul, nativo americano, arrancado de sua família e tradições e obrigado a viver numa instituição católica. O filme se passa no Canadá numa época em que as crianças nativas eram tiradas de sua família com a desculpa de serem escolarizadas, mas na verdade elas eram “cristianizadas” à força.


O roteiro é baseado numa história real. Mostra algumas paisagens bonitas. É sucinto para contar a história. O final não é previsível. A interpretação de Ajuawak Kapashesit como Saul é Boa, passa pelos momentos difíceis e não quebra, dedica-se ao hóquei para esquecer seu passado e mesmo sendo um excelente jogador sofre o preconceito e hostilidade dos brancos. Espírito indomável é um longa triste, mas importante para entendermos o que os nativos passaram.

Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB.
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks