quarta-feira, 20 de maio de 2020

Petra Belas Artes À LA CARTE traz grandes diretores, show dos Talking Heads e filme recente da Macedônia - a partir dessa quinta-feira (21/05)

(Novas produções no serviço de Streaming do Belas Artes)

"Deus é Mulher e Seu Nome É Petúnia", de Teona Strugar Mitevska!

O cardápio À La Carte dessa quinta (21/05) traz grandes diretores, show dos Talking Heads e filme recente da Macedônia: "Gaviões e Passarinhos" (1966), um dos filmes mais geniais do italiano Pier Paolo Pasolini; “Juventude Nua” (1960), do mestre japonês Nagisa Oshima; "Stop Making Sense" (1984), o antológico show dos Talking Heads, dirigido por Jonathan Demme; e "Deus é Mulher e Seu Nome É Petúnia" (2019), uma joia rara vinda da Macedônia, com direção da talentosa Teona Strugar Mitevska!

- "Gaviões e Passarinhos" (Itália, 1966) é o filme mais leve e humorado do mestre Pier Paolo Pasolini (1922–1975) e traz como protagonista um dos maiores nomes do cinema italiano de todos os tempos: o genial ator e comediante Totò (1898–1967), numa atuação que deu a ele a Menção Honrosa no Festival de Cannes. De maneira surreal, a obra une humor, irreverência e discussões filosóficas, com a típica provocação inteligente do mestre Pasolini.

- “Juventude Nua” (Japão, 1960) é o segundo longa do diretor japonês Nagisa Oshima (1932–2013), o mesmo do polêmico e escandaloso "Império dos Sentidos"(1976). O filme é também o primeiro de uma trilogia que Oshima realizou para a produtora Shochiku, projeto que acabaria provocando o seu rompimento com a companhia. A talentosa atriz principal, Miyuki Kuwano, é filha de outra importante atriz japonesa, Michiko Kuwano, que trabalhou com importantes diretores, como Ozu e Mizoguchi, e faleceu muito jovem.

- "Stop Making Sense" (EUA, 1984), do diretor vencedor do Oscar Jonathan Demme, é um registro antológico do show homônimo da banda americana Talking Heads, realizado no Hollywood Pantages Theatre, em 1983, com repertório que inclui grandes sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime", além de performance do Tom Tom Club, grupo de new wave formado pela dupla Tina Weymouth e Chris Frantz, que também eram membros dos Talking Heads, criadores do famoso hit "Genius of Love".

- “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia” (Macedônia, 2019), de Teona Strugar Mitevska, é inspirado em um evento verídico, uma tradição da Macedônia, reservada apenas aos homens, que ocorre sempre no dia 19 de janeiro, no feriado do batismo de Cristo, quando uma cruz é atirada em um rio e aquele que conseguir resgatá-la terá um ano inteiro de sorte e prosperidade. Premiada no Festival de Berlim, esta é a estreia da protagonista Zorica Nusheva no cinema. Dos mesmos produtores de "Elle"(2016), de Paul Verhoeven, e "O Homem que Matou Dom Quixote"(2018), de Terry Gilliam.

Sinopses:
GAVIÕES E PASSARINHOS

(Uccellacci e Uccellini)
Itália, 1966, 89 min., p/b, comédia, idioma: italiano (legendado), 12 anos.
Direção: Pier Paolo Pasolini
Elenco: Totò, Ninetto Davoli e Femi Benussi.

Innocenti Totò e seu filho Innocenti Ninetto estão à deriva em uma estrada na Itália. No meio do caminho, eles encontram um corvo que pode falar. O trio segue então uma longa viagem, cheios de discussões que debatem a ideologia do socialismo.

JUVENTUDE NUA
(Seishun Zankoku Monogatari)
Japão, 1960, cor, 96 min., drama, idioma: japonês (legendado), 14 anos.
Direção: Nagisa Oshima
Elenco: Miyuki Kuwano, Yûsuke Kawazu e Yoshiko Kuga.

No Japão em 1960, o estudante universitário irrequieto Kyoshi seduz a bonita adolescente Makoto e rapidamente a convence a fazer parte de um esquema obscuro e cruel, tanto para conseguir dinheiro fácil como para afastar o tédio.

STOP MAKING SENSE
(Stop Making Sense)
EUA, 1984, cor, 88 min., musical, idioma: inglês (legendado), livre.
Direção: Jonathan Demme
Elenco: David Byrne, Tina Weymouth, Bernie Worrell e Lynn Marby.

O diretor Jonathan Demme captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime".

DEUS É MULHER E SEU NOME É PETÚNIA
(Gospod postoi, imeto i’ e Petrunija)
Macedônia, 2019, cor, 100 min., drama, idioma: macedônio (legendado), 14 anos.
Direção: Teona Strugar Mitevska
Elenco: Zorica Nusheva, Labina Mitevska e Simeon Moni Damevski.

Em Stip, uma pequena cidade da Macedônia, sempre no mês de janeiro o padre local joga uma cruz de madeira no rio e centenas de homens mergulham atrás dela. Quem recuperar o objeto tem garantia de boa sorte e prosperidade. Desta vez, Petúnia mergulha na água por um capricho e consegue agarrar a cruz antes dos outros, deixando os concorrentes furiosos: ‘como ousa uma mulher participar do ritual’? Todo o inferno se abre, mas Petúnia mantém o seu chão. Ela ganhou a cruz e não vai desistir.

Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks