sexta-feira, 27 de março de 2020

Matéria Especial | Porque a volta de Jaspion, Changeman e Jiraya na TV aberta pela Band foi sucesso já na estreia?

(Jaspion, Changeman e Jiraya voltaram a TV fazendo alvoroço)


Metade para o fim dos anos 80 chegou na TV brasileira e locadoras de VHS vários Tokusatsus (Termo japonês para filmes e séries em Live-action que usam muitos efeitos especiais) entre eles os fenômenos Jaspion, Changeman, Flashman e Ninja Jiraya, que logo explodiram a audiência da extinta TV Manchete e sucesso em locações e licenciados de todos os tipos. Mas eles não foram os pioneiros do gênero no Brasil, já que Spectreman, Ultraman e National Kid por exemplo, já tinham embarcado por aqui bem antes. Desde então outros títulos chegaram e agradaram demais a criançada da época, mas com o tempo o interesse nipônico no ocidente passou a ser os animes, coisa que perdura até hoje. As coisas ficaram menos interessantes para as TVs quando americanizaram esse tipo de série com os Power Rangers no inicio dos anos noventa, do qual consiste elenco americano de jovens, mas com as cenas de ação usados das séries originais japonesas, com isso, as séries originais pararam de chegar dessa lado do continente. Dito isso, nesse último domingo a parceria da TV Bandeirantes com a Sato Company trouxe Jaspion, Jiraya e Changeman de volta, dobrou a audiência da emissora no horário e ficou entre os assuntos mais falados do Twitter nos horários de exibição, isso fez a Bad dobrar o tempo de duração desse bloco para dois episódios por série ao contrário de um da estreia. Qual seria o fator além de uma quarentena que estamos passando devido ao Coronavírus que fez algo tão antigo ser tão bem recebido depois de tanto tempo?    

Logo japonês da série do Jaspion
 
Vários fatores contribuem para esse sucesso inicial: A primeira seria a nostalgia claro! Eu cresci com esses personagens do qual conheci primeiro nas locadoras, pois foram assim que tivemos acesso antes da Manchete, o pessoal com mais de 35 anos tem muito carinho e apelo emocional por essas séries, mesmo no meu caso que tem as coleções especiais originais das séries completas em DVD, traz uma sensação boa ao vê-los de novo no formato que assistia tanto quando criança. Segundo motivo, claro que a crise de saúde mundial devido ao Coronavírus trouxe algo que ninguém esperava... A Quarentena social que mantém muita gente em casa, isso aumenta a procura por programação da TV e contando que o futebol parou, programas de auditório ao vivo paralisados e com o domínio do jornalismo na maioria dos canais aberto, vira uma boa opção para quem não quer se sobrecarregar de informações sobre o que o vírus vem causando no mundo todo e que acabam ficam repetitivas se assistida o dia todo, mas sempre lembrando dos cuidados que você deve tomar nesses tempos difíceis. Terceira seria que essas séries não sofreram com a americanização dos Power Rangers, já que os heróis que estão até hoje com várias formações surgiram depois desses antigos clássicos, então a geração nova não terá a sensação que já viram aqueles uniformes antes nas trocentas versões dos Rangers.


Foto tirada com Cosplay da Change Mermaid dos Changeman na Brasil Game Show de 2016

Claro que tudo não são flores, pois não é uma remasterização, então a imagem é muito defasada e com zoom para se adequar os novos formatos de TV, mesma sensação ao assistir o Chaves no SBT hoje em dia. O fato de cortarem os encerramentos irritou muito os fãs, já que uma coisa muito importante em Animes e Tokusatsus são as aberturas e encerramentos, não são poucas as analises, fan-base ou haters quando não ficam boas, fora as músicas japonesas do qual a grande maioria não entende as letras, mas pelo ritmo instrumental deixa você empolgado ou desanimado para o episódio da vez. Além disso, a Record cresceu os olhos e já escalou 'Todo Mundo Odeia o Chris' para bater de frente a partir do próximo domingo no horário. Resumindo... os antigos como eu que já tem o produto em casa ou pode assistir no streaming como a Amazon Prime, YouTube, entre outros serviços não tem o menor problema em assistir novamente com comerciais e na TV aberta, pois relembra uma época mais simples e nos tempos atuais, isso é tudo que precisamos, boas lembranças... ao novo público que está em escassez de entretenimento diferente na TV aberta, uma bela opção para conhecer essas séries japonesas fugindo dos Power Ranger.


O Fantástico Jaspion

Sinopse *O Fantástico Jaspion: O herói é um órfão criado no universo pelo profeta Edin. Quando a profecia galática anuncia que o demônio Satan Goss pretende conquistar todos os planetas, ele recruta o garoto para enfrentar a ameaça e proteger a paz na via láctea. Para isso, Jaspion conta com a ajuda da nave/ robô Daileon, da androide Anri e da monstrinha Miya. Durante a jornada, o herói enfrenta diversos adversários, incluindo o seu maior rival, Mac Garen, o filho de Satan Goss.

Esquadrão Relâmpago Changeman

Sinopse:**Esquadrão Relâmpago Changeman: Cinco jovens militares são escolhidos pela misteriosa Força Terrestre e ganham poderes de animais lendários: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Juntos, eles devem enfrentar o perigo causado pelos alienígenas de Gôzma, um império galáctico liderado pelo cruel Bazoo, decidido a dominar a Terra. 

Ninja Jiraya

Sinopse**Ninja Jiraya: Jiraiya (Takumi Tsutsui) é um guerreiro ninja que foi treinado pelo seu pai adotivo Tetsuzan Yamaji (Masaaki Hatsumi), um sábio mestre das artes marciais, para ser seu sucessor na Família de Feiticeiros Togakure.

Foto que tirei com Takumi Tsutsui (Intérprete do Jiraya) no Anime Friends 2019
 
Senti falta dos Flashman que era tão grande quanto Jaspion, Changeman e Jiraya, mas quem sabe eles sejam exibidos caso a audiência continue boa. As três séries vão ao ar todo domingo a partir das 10h30 da manhã na TV Bandeirantes, com dois episódios de cada série em sequência.

*Sinopse tirada do site da Sato Company **Sinopses tiradas do site Adorocinema 
 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks