terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Crítica Cinema | Carcereiros - O Filme

(Survival nacional)


Sinopse: Adriano (Rodrigo Lombardi) é um carcereiro íntegro e avesso à violência, ele tenta garantir a tranquilidade no presídio, mesmo sofrendo com grandes dilemas familiares. A chegada de Abdel (Kaysar Dadour), um perigoso terrorista internacional, aumenta ainda mais a tensão no presídio, que já vive dias de terror por conta da luta entre duas facções criminosas. Agora, Adriano terá que enfrentar uma rebelião além de controlar todos os passos de Abdel. Também estão no elenco Tony Tornado, Milton Gonçalves, Jackson Antunes, Rafael Portugal, Dan Stulbach, entre outros. Direção de José Eduardo Belmonte. Produção da Globo Filmes e distribuição nacional da Imagem Filmes. Estreia 28 de novembro de 2019. Para assistir ao trailer, clique aqui.

Carcereiros - O Filme


Carcereiros é baseado no livro de Drauzio Varella, que por sua vez ficou conhecido pela série da Globo. Aqui se manteve o mesmo elenco e a pegada da rotina dos presídios no Brasil, pois o intuito da franquia é mostrar as dificuldades da vida carcerária, de ambos os lados, seja dos presos como dos funcionários (Esses representados pelo protagonista Rodrigo Lombardi). Para esse longa-metragem eles decidiram um algo diferente, impor uma ação praticamente ininterrupta, que torna a história um verdadeiro survival com intuito de sobrar praticamente ninguém no final.


As dificuldades de adaptar um livro que depois virou série com uma trama já estabelecida partindo daí não é uma tarefa fácil, pois você precisa encontrar uma forma inédita de dialogar com quem conhece a história e trazer novos espectadores que não conhecem a série para que não boiem principalmente na interação dos personagens, coisa muito corriqueira em produções assim, vide os últimos filmes dos Vingadores que menciona e apresenta personagens que para uma experiência completa você precisar ter visto mais de vinte longas anteriores. Então para resolver esse problema o roteiro encontrou uma solução simples... tiros, facadas e bombas... no qual uma matança sem fim vai do inicio da invasão ao presídio à praticamente última cena, somente isso que Carcereiros - O Filme entrega que nessa oferta ele que consegue com primazia,  quem gosta desse tipo de gênero é um prato cheio. De inicio parecia ter algo ali da vida particular do Adriano, mas logo esquecido. Fora isso tem todo marketing no confronto do protagonista com o personagem Abdel, mas a realidade chega a ser decepcionante, pois de antagonista ele não tem nada, narrativa dele é curta e não acrescenta muito que não seja um pequeno mistério inicial do motivo da invasão. Após isso, temos focos em outros personagens, mas não se desenvolve muito, pois a pegada Game of Thrones raiz onde pode morrer qualquer um a qualquer minuto é sempre presente nesse longa.


Toda parte técnica é praticamente a mesma da série, não temos grandes avanços visuais, com exceção as explosões e mortes que acontecem em demasia. A direção é bem linear, com mortes, mortes e mortes, nesse meio do caminho tentando vagamente conduzir alguns plots sobre o verdadeiro motivo da invasão, quando finalmente é resolvido, é para o gasto. Sobre elenco... Rodrigo Lombardi por já está na série, fica muito a vontade no personagem, mesmo perdido no meio dessa loucura explosiva toda. Do restante dos personagens, Rafael Portugal me instigou, pois alguém que só faz humor construiu um personagem sério bem interessante que gostaria de vê-lo novamente na série ou em uma possível sequência. Já Kaysar Dadour... nem vou criticar sua atuação, pois mal teve tempo... O que me incomodou é que ele não tem relevância para a trama que não seja o pontapé inicial de receber um ataque e seu Abdel não tem o impacto que toda a publicidade do filme fez parecer ter. Outros personagens são mais  relevantes que ele, isso foi meio broxante. Carceiros - O Filme sai da sua essência original de todo o trâmite de uma vida carcerária para entrar numa fantasia de ação desenfreada que entrega um survival sem muitos objetivos, mas para quem gosta de longas assim é um prato cheio.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks