terça-feira, 29 de outubro de 2019

Em pleno Halloween, CCBB São Paulo recebe mostra 'Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro'

(Público paulistano pode conferir 41 produções baseadas nas obras do mestre do terror e 5 longas que o inspiraram, em sessões gratuitas ou com preço especial de R$5,00)


Para comemorar o Dia das Bruxas em grande estilo, a Mostra Stephen King: O Medo é seu Melhor Companheiro chega ao CCBB-SP no dia 30 de outubro. Até o dia 25 de novembro, o público poderá conferir 41 produções, entre filmes, telefilmes e minisséries, baseadas nas obras do autor, além de cinco filmes que foram referência para seu trabalho.


Com ingressos a R$5,00 e algumas sessões gratuitas, a programação conta, ainda, com debates e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras e audiodescrição). O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com curadoria é de Breno Lira Gomes e Rita Ribeiro.

Na abertura da mostra (30/10) haverá sessão do clássico “Carrie, A Estranha”, às 18h, seguida de debate com os curadores, a cineasta Gabriela Amaral Almeida, o pesquisador Carlos Primati. Já no dia 31/10 (quinta-feira), às 9h30, há sessão gratuita de “O Aprendiz”, seguida de palestra com a curadora Rita Ribeiro.

Nesta mostra, o público brasileiro, especialmente os fãs do autor, terá a oportunidade de debater sua obra, discutir sobre o seu processo criativo e analisar as adaptações dos seus livros para o cinema e para a televisão. Além disso, as exibições também pretendem estimular a leitura, já que a grande maioria dos filmes que compõem a seleção são baseados nos livros de Stephen King

De acordo com Rita Ribeiro, curadora da mostra, “em suas obras e em seus escritos acadêmicos, King reafirma a influência da literatura e do cinema. Portanto, promover uma mostra que apresente exemplares de sua filmografia e adaptações para a TV é promover um passeio pelos terrores que assustam o homem do século XXI”, e completa, “A mostra é também uma oportunidade para se discutir o poder das adaptações literárias para o cinema e a televisão. De como podem ser um sucesso garantido ou um fracasso devastador. Nem sempre os filmes adaptados garantem o seu sucesso tendo como parâmetro a vendagem dos livros”. 

Na programação há ainda o debate "A Literatura de Terror no Cinema" será com a pesquisadora Laura Loguercio Cánepa, o escritor André Vianco e os curadores. E a masterclass "O Horror que nos Rodeia: Literatura para o Cinemas", ministrada por Rita Ribeiro, tem como objetivo percorrer a trajetória do horror, investigando as influências de Stephen King e suas contribuições para o gênero e as adaptações de suas obras para a TV e o cinema.   

“Stephen King é um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. A mostra STEPHEN KING: O MEDO É SEU MELHOR COMPANHEIRO pretende desvendar o fascínio exercido por esse escritor, que teve mais de 350 milhões de livros vendidos e conquistou os principais diretores de Hollywood, que levaram adaptações de suas obras para as telas, como Stanley Kubrick, Brian De Palma, John Carpenter, David Cronenberg, entre outros”, comenta Breno de Lira Gomes, curador da mostra.


 Para conferir a programação do evento, clique aqui.

 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks