sexta-feira, 10 de maio de 2019

Primeiras Impressões: Chernobyl | HBO

(ParsaGeeks assistiu o primeiro episódio na cabine de imprensa da HBO Brasil)


Minissérie original HBO reconta uma das piores catástrofes humanas da história. Uma explosão na turbina 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, Ucrânia. Tragédia ocorreu em 1986 e afetou não só o país em si, como os vizinhos, causando uma estimativa de mais de nove mil pessoas que morreram, além de muitas outras que ficaram com câncer, entre outras lesões permanentes. A situação foi tão terrível, que mesmo 32 anos depois, o local ainda contém radiação, estima-se que serão necessários mais de 30 mil anos para a descontaminação total. A usina anos depois pós tragédia, teve sua turbina que explodiu e causou o vazamento radioativo recoberta com chumbo, chamado de 'Sarcófago de Chernobyl', o local foi inaugurado em 2017 e deve manter tudo seguro por 100 anos, quando novas obras deverão ser feitas. Fonte: todamateria. A Minissérie tem cinco episódios indo ao ar toda sexta-feira no canal da HBO as 21h.

Sarcófago de Chernobyl

Isso é para ter uma ideia do dano que foi a toda vida humana e para o meio ambiente, uma calamidade sem precedentes, que até hoje não se sabe direito aonde foi erro humano e negligencia. Sim, o negócio foi feio, mas poderia ter sido pior, nisso a série da HBO retrata ao mostrar o fato, os erros, consequências, culpados e as pessoas que ajudaram a evitar que a tragédia fosse maior do que já foi. Nisso entra os três protagonistas, interpretados por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson. Pessoas que fizeram a diferença em meio a todo esse caos, para saber mais do enredo, já foram postadas duas matérias aqui no ParsaGeeks, para ler, clique aqui para a primeira, clique aqui para segunda.

 
Ao assistir o primeiro episódio a convite da HBO Brasil, já se percebe os cuidados e todos os detalhes e ambientação da qualidade já conhecida do canal, retratando o local no exato momento da tragédia, tudo visualmente é caótico dentro do que aconteceu e também muito bem feito, a trilha vai acompanhando todo o capítulo de uma forma que você vai ficando tenso à medida que as coisas vão se desenrolando e você percebe que as coisas estão indo de mal a pior, mesmo sabendo da história de Chernobyl, a forma de contar o tira do seu conhecimento prévio e faz você ter uma nova e aterradora experiência do que está acontecendo naquela usina.


De inicio, temos algo acontecendo com um dos protagonistas, depois voltamos dois anos no exato momento da explosão, desse ponto vai desencadeando uma sequência de sensações, pois o que parecia um problema corriqueiro vai se tornando grave, muita grave e extremamente grave, o roteiro vai te deixando ciente que algo muito desastroso está acontecendo e que ali é só o começo. Nesse ponto começam os questionamentos de como as autoridades estão lidando com a situação, logo você já pega antipatia por alguns, pois é um sequência de erros em cima de outros, ao mesmo tempo em que temos bravos e consciente funcionários que perceberam a tragédia que ocorreu naquele lugar, nessa tensão e até suspense dentro de uma fotografia assustadora e uma parte final que deixa você sem palavras, porque soube dramatizar e ficando claro que os acontecimentos daquele primeiro capítulo são apenas o começo de algo de proporções trágicas que está por vir. Se a série se mantiver nesse nível, a HBO vai entregar ao final de cinco episódios, uma minissérie espetacular, reveladora e dramaturgicamente muito bem feita. 


 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks