terça-feira, 21 de maio de 2019

Crítica Cinema | Tolkien

(Bem produzido, só faltou mais conteúdo)


Sinopse: A história de J. R. R. Tolkien (Nicholas Hoult, X-Men: Apocalipse), o homem que criou todo o universo da Terra Média e nos apresentou 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit'. Os melhores amigos, amor da vida dele, faculdade e os maiores acontecimentos desse escritor que ficou na história da literatura e da cultura nerd/geek. Elenco ainda conta com Lily Collins, Colm Meany, Anthony Boyle, entre outros. Direção de Dome Karukoski e com Distribuição nacional da Fox Film do Brasil.

Tolkien


Toda a importância de 'O Senhor dos Anéis' para os cinemas e a literatura dispensa maiores apresentações... Um universo rico de detalhes e personagens que transformaram uma jornada com um "simples" anel em algo épico e inesquecível. Claro que toda essa epopeia literária não foi feita sozinho por Tolkien (O livro biográfico oficial dele explica melhor) e nos cinemas tivemos toda a competência do diretor Peter Jackson, mesmo a coisa não ter ido muito bem repetida na trilogia 'O Hobbit', mas é sempre bom mergulhar na Terra Média mesmo em uma aventura que não tinha conteúdo para três filmes, ao contrário de Senhor dos Anéis que faturou muitos prêmios e marcou seu nome na Cultura Pop. Voltando ao escritor, contar uma biografia de alguém é complicado, principalmente de um escritor com as características do Tolkien, um cara enfurnado nos estudos, dando aulas e escrevendo. A questão aqui foi esticar ao máximo pequenos trechos e dar uma fantasiada em outros para render uma versão cinematográfica no mínimo aceitável. 


As metáforas e sinais de O Senhor dos Anéis tem de sobra nessa produção, são alusões e delírios do personagem ou apenas uma enfeitada em citações de coisas que aparecerão em suas obras da Terra Média. Na verdade a história contada tem muita fantasia e pouco conteúdo para se acreditar que daquelas experiências alguém ia escrever algo tão detalhado e grandioso como dos livros... Nem ao menos O Hobbit que tem poucas páginas. No geral se tenta emular coisas pequenas para algo maior, como as amizades do protagonista, namoro e uma participação insossa em uma guerra que no longa serviu apenas para enfeitar trailer e dar uma fotografia e projeções do que veríamos em seus livros no futuro. A parte do círculo fechado com seus parceiros de leitura e divagações sobre arte e a vida; começa estranho e depois engrena como a melhor coisa do filme. Já seu romance ficou muito limitado a algo pequeno e também faltou explorar melhor suas habilidades como escritor. Outro detalhe é que em nenhum momento se menciona Senhor dos Anéis, como dito anteriormente, apenas alusões e não são poucas, muitos fan-services.


Um filme bonito, como algo de época, toda direção de arte e fotografia são bem encaixadas, assim como os figurinos que você compra que está há cem anos atrás. Os efeitos visuais muito em função das referências a Senhor dos Anéis são até bem feitas, principalmente na parte da guerra que temos flash a trama toda, mas juntando tudo não temos dez minutos dessa narrativa. A direção fez o que pode, dentro de uma história realmente limitada a alguns acontecimentos. Sobre o elenco, temos o destaque de Nicholas Hoult, realmente conseguiu encarnar bem Tolkien dentro do ofertado para o personagem... E ainda temos Lily Collins com sua futura Edith Tolkien que se prendeu a valores muito antigos, tinha potencial para mais, nisso prejudicou sua atuação. Tolkien nos apresentou ao "criador" da Terra Média de elfos, feiticeiros e etc  como conhecemos no mundo dos livros, cinemas e cultura nerd/geek. Com detalhes visuais e tudo muito bonito, mas evidentemente não trouxe conteúdo suficiente para que você acreditasse que aquela pessoa com aquelas experiências pudesse escrever o que escreveu, pareceu incompleto, mas em compensação na linha que seguiu consegue ser agradável de assistir, pelo menos.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks