quinta-feira, 2 de maio de 2019

Crítica Cinema: Entardecer

(Uma mulher que apesar de ter tudo contra ela, não desiste)


Sinopse: Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab, O Filho de Saul) retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem. Produção de parceria entre Hungria e França. Direção de László Nemes (O Filho de Saul, vencedor do Oscar 2017). Distribuição nacional ela Califórnia Filmes.

Entardecer (Sunset)


Este drama dirigido por László Nemes é ambientado em Budapeste em 1913. A decadência do império austro-húngaro e o clima caótico pré guerra servem de pano de fundo. O filme se concentra na personagem principal e sua busca pelo seu passado, um passado que todos conhecem menos ela. O ritmo do filme é lento e as peças vão se encaixando. Existe hostilização contra a moça, que mesmo diante de tantas adversidades não para. As vezes parece que ela anda a esmo procurando qualquer coisa para se apoiar.


Os pontos fortes do filme são os acontecimentos à margem da historia principal, o clima tenso. Infelizmente o ritmo do filme é devagar, apesar de demonstrar uma fluência. Faltou algo impactante que mudasse ou selasse de vez o destino da personagem. A fotografia é bonita. Os figurinos especialmente os chapéus são lindos. A câmera se concentra em closes na jovem heroína. A musica da época compõe o clima. A interpretação de Juli Jakab é impassível. Ela sofre, é perseguida, desprezada , quase estuprada, mas mantém uma firmeza talvez justificada pela sua vontade de descobrir seu passado. Entardecer é uma produção caprichada sobre uma mulher que apesar de ter tudo contra ela e numa época difícil, não desiste.
 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks