quinta-feira, 18 de abril de 2019

Crítica Cinema: O Gênio e o Louco

(Ganha em interpretações, mas perde em surpresas)


Sinopse: A incrível história real da criação do dicionário inglês de Oxford, projeto que definiu nosso mundo. Durante anos, milhares de definições de palavras foram enviadas para análise do professor James Murray (Mel Gibson, Coração Valente), mas um envio em específico despertou sua atenção, o do Doutor W.C. Minor (Sean Penn, Milk), que submeteu mais de dez mil definições. Quando o comitê decide honrá-lo, a verdade choca a todos: Doutor Minor encontra-se preso em um hospício para criminosos. Elenco ainda conta com Natalie Dormer (Game of Thrones), Ioan Gruffud (Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado) e grande elenco. Direção de Farhad Safinia. Distribuição brasileira pela Imagem Filmes.

O Gênio e o Louco (The Professor and the Madman)


O filme, dirigido por Farhad Safinia, foi adaptado de um livro baseado em fatos reais: a criação do dicionário de inglês de Oxford. O longa tem Mel Gibson e Sean Penn nos papéis principais e outros famosos como Ioan Gruffund em menores. A produção foge dos estereótipos e a loucura aparece lado a lado com a genialidade. Aborda a esquizofrenia numa época com pouco conhecimento sobre o assunto e poucos recursos.


A história é contada de forma linear: a introdução dos personagens, seu decaimento e por último sua gloria quando atinge o clímax no final. Já no começo mostra o propósito do filme. Faltou surpresas ou reviravoltas. Desperta empatia pelos personagens e é impossível não torcer por um final bom para eles. Poderia ter explorado mais alguns bons atores, que tiveram um papel reduzido.


A direção de arte nos transporta para uma Londres antiga. Os diálogos são inteligentes e empolgam. A musica funciona. Sean Penn está muito bem no papel. Consegue demonstrar a loucura do personagem e todos os seus demônios, alternando com momentos de ternura e sobriedade. Mel Gibson, com um sotaque escocês forte, interpreta com paixão o professor que troca momentos com a família pela realização desse árduo trabalho. O Gênio e o Louco empolga pelas interpretações, embora seja previsível.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks