segunda-feira, 15 de abril de 2019

Crítica Cinema: Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos

(Realista e reflexivo)


Sinopse: Ihjãc é um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte de seu pai, rejeitando a ideia de se tornar um xamã, ele foge para a cidade. Longe de  seu povo e da sua cultura, vai enfrentar as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Longa recebeu o prêmio Especial do Júri na Mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes. Com direção de João Salaviza e Renée Nader Messora. Distribuição da Embaúba Filmes.

Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos


O filme é dirigido por João Salaviza e Renné Nader Messora, estrelado por Henrique Ihjãc Krahô, Raene Kôtô Krahô e nativos da tribo Krahô. A produção mostra o cotidiano da aldeia e a influência dos brancos em suas vidas. Mostra também suas tradições e rituais. O contato com a natureza sempre presente. O longa começa com o sonho do protagonista e ao longo da história vai mostrando sua vida e seus medos. Mostra sua fuga e por último parece que ele achou seu lugar. A natureza em toda a sua beleza aparece. A simplicidade do povo encanta. Poderia ter mostrado mais do choque de Ihjãc quando entra em contato com o mundo do branco.


Também poderia ter mostrados mais rituais. A fotografia é realista. Os diálogos são simples. Aliás a simplicidade em tudo é presente. O filme é recheado de músicas da tribo. As interpretações são convincentes. Os papéis são interpretados por membros da aldeia. Ihjãc consegue mostrar sua solidão , seu luto e a vontade de achar. Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, um longa triste quando pensamos o que foi feito com os nativos e da forma como focam a margem da sociedade, uma vez que eles já estavam aqui, merecendo um reconhecimento maior.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks