segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

HQ´s - Batman 01 (Julho/1984): Batman vs Coringa, um confronto raiz!

(Simples, episódico e que mostra a essência dos rivais)


Hoje é dia de dica de HQ´s da minha coleção pessoal. Começando por Batman (Primeira Série) Edição 01 da Editora Abril de julho de 1984 (Sim, essa é rara ^^), são 84 páginas que contém cinco histórias, mas irei me aprofundar em apenas uma... A primeira chamada de 'A Vingança do Coringa'. Essa trama é sobre o Coringa que acabou de fugir do hospital psiquiátrico aonde estava detido pela polícia e vai atrás dos seus ex-capangas que o traíram e isso o fez parar nas mãos da lei. Agora resta ao Batman evitar essas mortes usando seu talento para detetive.

 Batman Nº 01 - (07/1984) - Editora Abril


Falando rapidamente sobre as outras histórias... Duas são sobre origens em poucas páginas, uma do Caçador e a outra do Alvo Humano. Ainda temos duas histórias do Homem-Morcego, uma rápida com o Batman visitando o Beco do Crime onde seus pais foram mortos e a outra é Bruce Wayne está em viagem e acaba se envolvendo em uns eventos que ele custa acreditar que são sobrenaturais. Agora vamos a história principal do Batman vs Coringa...


Temos uma dualidade muito boa, uma é o Batman usando seus dons de detetives para impedir o rastro de mortes causadas pelo Coringa, já o vilão mostra toda sua insanidade, chegando ao ponto que em um golpe de sorte ele acaba derrubando o Batman, mas desisti de matá-lo porque ele o quer usando suas habilidades para tentar impedi-lo de matar seus ex-capangas. O Batman vai colhendo pistas e tendo deduções bem inteligentes, desde investigar aonde estariam esses bandidos a um resto de areia na sua máscara que o Coringa deixou ao chutá-lo e com isso saber aonde o vilão está escondido. Ao decorrer das 22 páginas o Batman vai sendo superado pelo seu rival que consegue matar quatro das cinco vítimas, quando chega ao último... O herói consegue impedir, mas só depois de ser jogado amarrado e acorrentado dentro de um aquário com um tubarão (Edição dos anos 80 que originalmente foi publicada nos anos 70, isso para época era bem legal), agora é a vez de o Batman usar seu treinamento corporal para escapar e isso dá certo, uma vida foi salva, mas falta prender seu rival.


A coisa é mais rápida e inesperada do que parece, o que eleva demais a qualidade da história. Ao esperar uma luta com tiros e bat utensílios para deter o palhaço do crime, fomos surpreendidos, pois simplesmente o Coringa escorrega em uma poça de óleo, pois seu esconderijo era perto de uma praia afetada por um vazamento de um petroleiro e o vilão que iria escapar de carro... Acaba derrapando e caindo no chão (Seria o equivalente a 'Marta' em BvS, por isso tanto lá, como aqui são soluções geniais), tempo mais que suficiente para o Batman pegá-lo, dar um socão nele e prende-lo. Dois detalhes chamam a atenção, primeiro é o Coringa inconformado e o Batman falando se ele não iria rir disso (Contrapontos do que aconteceriam muitos anos depois no emblemático A Piada Mortal) e uma frase brega, só que funcional para época dita pelo Cavaleiro das Trevas no último quadro da história "Imagine que você, meu maior inimigo, foi capaz de me deixar contente com a poluição". Finalizando... É uma trama rápida e simples, que mostra muito do que é esses dois ícones da DC e entendendo que não precisa de roteiros exagerados para se ter uma boa história (Coisa que muitas vezes o cinema deixa de lado, ser simples para entregar algo de qualidade, principalmente quando se trata de filmes de super-heróis). Deixem seus comentários se gostaram que trago mais análises assim de histórias antigas da minha coleção pessoal de HQ´s.

 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks