quinta-feira, 11 de julho de 2019

[NAT GEO] Aniversário da chegada à Lua é comemorado com especial o mês inteiro

(O documentário de duas horas do cineasta ganhador dos prêmios Emmy e Peabody, Tom Jennings, estreia no sábado, 20 de julho, às 22h30)


Para comemorar o 50º aniversário da primeira aterrisagem tripulada na Lua, a National Geographic apresenta o Especial Julho no Espaço durante todo o mês de julho, de segunda a sexta, das 12h00 às 17h10. Como parte do especial, o canal estreia o filme documental “Apollo: Missão à Lua” no sábado, 20 de julho, às 22h30.


Em 20 de julho de 1969, Neil Armstronil Armstrong pisou na superfície lunar e declarou: "É um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade". Naquele dia crucial, com mais de 500 milhões de pessoas assistindo pela televisão ao redor do mundo, o Apollo 11 se tornou o primeiro voo espacial tripulado para colocar o homem na Lua. Liderada pelos astronautas Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin, a missão concluiu a Corrida Espacial e cumpriu a meta dos EUA definida pelo presidente John F. Kennedy. Este feito histórico mudou o mundo para sempre.

O filme tem como produtor executivo e diretor o aclamado cineasta vencedor dos prêmios Emmy e Peabody, Tom Jennings ("Challenger Desastre: Lost Tapes", "Diana: Em suas próprias palavras"). O “Apollo: Missão à Lua” combina mais de 500 horas de imagens, 800 horas de áudio e 10 mil fotografias, usando o estilo distinto de Jennings: narração em primeira pessoa que permite que os espectadores tenham empatia com a história. Essa história íntima e envolvente abrange toda a extensão do Programa Espacial Apollo da NASA, desde a frustrada missão Apollo 1, que custou a vida de três astronautas, à jornada final com a qual o programa terminou.

"Além do áudio e das imagens dos corajosos astronautas, o filme ‘Apollo: Missão à Lua’ cria uma rede de cenas e sons que nos remetem à época de ouro da exploração espacial", diz Jennings.

O filme apresenta imagens e áudios recentemente divulgados que contam os principais momentos do objetivo americano que pousou na Lua antes de 1970. Sem narrações ou a participação de apresentadores modernos, as missões são totalmente apresentadas por meio do material de arquivo de televisão, as transmissões de rádio nunca antes ouvidas, os filmes caseiros, as filmagens da NASA e os áudios dos controles da missão, criando uma experiência semelhante à de uma testemunha ocular. O filme apresenta várias novidades, incluindo a combinação de imagens da NASA com gravações da "caixa preta" das cápsulas Apollo e a sincronização de 30 faixas de áudio do painel de controle da missão.

"’Apollo: Missão à Lua’ revela o que estava acontecendo aqui na Terra, não apenas nos controles da missão, mas também nos lares de famílias e amigos que ficaram enquanto seus entes queridos viajavam para o espaço", diz Jennings. “Todo o mundo parou por um momento para se divertir e se orgulhar daquele sentimento infinito de coragem e otimismo que a missão Apollo nos fez ter".

A trilha sonora do filme captura a sensação daquela época. Composta por James Everingham pela Bleeding Fingers Music e produzida pelo vencedor do Oscar, Globo de Ouro, Tony Award e Grammy Award, Hans Zimmer e pelo indicado ao Emmy, Russell Emanuel, música predominantemente orquestral apresenta sons manipulados originou-se eletronicamente no boom de exploração espacial da NASA da década de 1960, incluindo as frequências de rádio abertas da missão Apolo, o Kepler Star e o sinal de telemetria Sputnik.

Apollo: Missão à Lua” é produzido pela 1895 Films for National Geographic Documentary Films. Para 1895 Films, Jennings atua como produtor executivo e diretor. Para a National Geographic Documentary Films, Bernadette McDaid é a produtora executiva e responsável pela publicação, e Hamish Mykura é vice-presidente executivo de programação e desenvolvimento.


 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks