quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Cinema 537# Um Segredo em Paris

Um Segredo em Paris (Drôles d'oiseaux)


Mavie (Lolita Chammah) aos 27 anos mora na casa de uma amiga, mas decide sair de lá para ter mais privacidade, ela conhece Georges (Jean Sorel) que aos 76 anos vive sozinho e tem uma livraria bagunçada do qual recusa-se a vender qualquer livro. Só que ele simpatiza com Mavie e à contrata para trabalhar no seu negócio, além de oferecer uma moradia para a moça. Os dois vão se conhecendo melhor e se entendendo mesmo com as diferenças de pensamentos e idade. Toda essa sintonia pode acabar, pois Georges guarda um segredo que pode prejudicar essa amizade. Produção francesa, com direção de Élise Girard e distribuição brasileira pela Pagu Pictures.


Uma história de relacionamento entre pessoas de uma diferença de idade grande, mas o que temos aqui é algo mais cadenciado (lento para falar a verdade) do qual se tem um plot para seguir, mas sem nenhuma vontade de fecha-lo. A trama vai numa pegada meio Intelectual, aonde à protagonista vai tentando encontrar seu lugar social naquele momento, ao mesmo tempo que na jornada de Georges fica claro que ele tem algo a esconder, mas tudo é conduzido em uma calma impressionante, pouco se fala sobre esse segredo, parece não ser algo importante para um contexto geral. Sabe aqueles filmes de cotidiano estilo Boyhood, nesse caminho, entre uma indagação e outra, um café e outro e algumas juras de amor platônicas entre o casal, nada acontece, aonde a coisa mais animada é o gato da Mavie atrapalhando ela de escrever suas cartas de amor.


Claro que tendo Paris de background é muito fácil ter uma fotografia bonita, além disso, a direção de arte funciona, todos os detalhes em mostrar a livraria ou até o lugar onde Mavie mora e morava trás uma sinceridade naquele ambiente. Passando por trilha sonora e edição, tudo é bem conciso. As atuações são boas, mas fica a impressão que em Georges ele tinha algo mais animado a oferecer, pois é um senhor de idade mal humorado e dono de livraria que se recusa a vender seus livros a qualquer pessoa. No mais tudo parece meio experimental, apostando em comportamentos distintos e algumas metáforas (não estranhe vendo pombos caindo mortos no chão assim do nada enquanto a protagonista está andando e pensativa) e quando parece que teremos algo a mais, o filme acaba rapidamente, apenas 1h10 de duração. Um Segredo em Paris é uma produção estranha que aposta em uma abordagem comportamental comedida que ao mesmo tempo que não é ruim, você também não consegue falar que é bom, ficando no meio termo entre os que gostam desse estilo de produção e os que odeiam filme parado, regular.

https://www.instagram.com/parsageeks/https://sites.google.com/site/parsageeks/
   ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks