segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Crítica Cinema | Scooby! O Filme

(Monotonia de um longa-animado que está mais para um especial de TV)


Nessa nova aventura para as telonas do Scooby e sua turma, agora em forma animada, temos a origem da amizade do Salsicha (Will Forte) e o Scooby-doo (Frank Welker), além da formação da Mistério S/A com Fred (Zac Efron), Daphne (Amanda Seyfried) e Velma (Gina Rodriguez). O fortalecimento dessa união de anos está estremecida nos dias atuais, muito devido ao vilão Dick Vigarista (Jason Isaacs) ter um plano misterioso que separa a equipe e ainda pode colocar em xeque os laços de amizade entre Scooby e Salsicha, mas nessa jornada contra o vilão, eles terão a ajuda do Falcão Azul (Mark Wahlberg) e sua equipe. Animação tem a direção de Tony Cervone. Produção da Warner Bros Pictures e distribuição no Brasil da Warner Home Vídeo. Estreia 06 de agosto de 2020 em formato VOD (Vídeo On-demand). Para o trailer, clique aqui.

Scooby! O Filme (Scoob!)


Antes de falar do filme, já que não tem muito o que dizer e está mais um especial do Cartoon Network... 'Scooby! O Filme' seria lançado em maio nos cinemas, mas devido a pandemia e toda a situação que estamos cansados de saber... A inviabilidade dos cinemas que até hoje não retornaram direito (Brasil nada ainda, e nos países que retomaram atividades... estão com muitas restrições) a animação acabou sendo lançado em VOD nos EUA em maio mesmo, isso claro, gerou a famosa pirataria  (Torrent principalmente) e até chegar em agosto por aqui, muitos acabaram assistindo dessa forma (Coisa que foram comprovadas em comentários das notícias sobre o longa-animado e Youtubers fazendo análise dele, muito antes de estrear oficialmente em nosso país). Como a Warner já tinha anunciado que chegaria nesses modos para os brasileiros, nos restava aguardar a dublagem (Falarei no final do texto), data e valor. Assim chegou 06 de agosto e pasmém... com um valor irracional para os dias de hoje na situação financeira atual que nos encontramos, 50 reais para alugar por 48 horas, algo que você ainda tem o custo de usar a sua internet, fora a necessidade de cartão para contratar o serviço. Talvez surfando na onda de ser um título de grande apelo ao público infantil, não se sabe como chegaram a esse valor absurdo e isso só da margem a mais pirataria. Para quem gosta de filmes e está em busca de lançamentos, fica cada vez mais complicado no país, onde temos Drive-in que devido a valores e condições  (Precisa de carro) acaba elitizando um pouco o segmento, aí vem a Warner com um preço mais caro que nos cinemas por uma locação de dois dias, só nos resta esperar que os cinemas voltem o quanto antes e de forma segura, para que próximos filmes pipoca não saiam dessa forma e com esse custo alto ao público.


A história de inicio é até engraçadinha, como Salsicha e Scooby se conheceram, depois o restante da turma, apesar de atropelado, consegue-se uma ideia dos laços de amizade e o espírito de aventura deles... Não dura quinze minutos, onde volta aos dias atuais e fica uma aventura corriqueira. A trama deixa Fred, Daphne e Velma mais de lado, e para que fique claro que é uma jornada do Salsicha & Scooby e tirar a sensação de um episódio longo da franquia... Um maior espaço é dado ao Falcão Azul e sua equipe, Dick Vigarista e tem até o Capitão Caverna... como novos elementos nessa aventura. Mesmo assim, tudo segue monótono, pois a série é antiga e todas as características dos personagens, motivações e como se comportam na trama não foge de quem cresceu assistindo na TV, com exceção de um apelo mais forte nos dois protagonista com uma D.R de amizade que culmina em um ápice até interessante, mesmo sabendo que não vai ser para valer... coisa que se comprova nem três minutos depois, e assim segue para um final feliz. Claro que se leva em conta que é voltado para um público mais infantil e em dias de Free Fire, Minecraft, Lol, Fortnite e cia... as crianças talvez não tenham essa estafa de ter crescido assistindo o desenho e fique procurando algo novo, só que a narrativa é muito previsível de uma aventurinha padrão. Apesar de tentar algum humor, nada muito significativo que empolgue e faça você se importar com os andamentos que o roteiro vai te levar, já que a cada ato, tudo é protocolado para ser simplório.


Os traços são preguiçosos, aí está o maior problema de fazer longa de animação consagrada, se aposta na força própria do título e não capricha na movimentação e visual dos desenhos, tudo meio duro. A falta de fluência animada em uma produção de um estúdio menor daria para passar, mas da Warner se espera muito mais. O que salva são as cores vivas... uma das poucas partes técnicas que chamam atenção, nisso diferencia demais da série da TV e causa boa impressão de início, até a história deixá-lo entediado. A parte sonora fica muito de lado, as musiquinhas não cativam e não consegue deixar as coisas mais divertidas. Sobre a direção de Tony Cervone, ele tem muitos trabalhos por episódios especiais na TV, como do Tom & Jerry, aqui no longa ele não consegue fugir disso, mesmo originalmente sendo algo produzido para as telonas... a causa, consequência e desenvolvimento da trama são muitos simplórias e a sensação de um capítulo de uma hora e quarenta feito para televisão é grande, Sinceramente, apesar de umas tosquices, os Live-action lançados em 2002 e 2004 são mais interessantes do que esse atual. Sobre a dublagem... abrasileiraram demais em muitas falas, chega dá vergonha alheia, pois o próprio filme deixa claro que não se passa no Brasil e as piadolas e comentários são inúteis e sem impacto, dias atuais esse tipo de coisa não devia ser mais feito, no geral, ficou mediana para baixo, principalmente na escolha de dubladores  infantis e alguns adultos. Scooby! O Filme tem cores vibrantes e um apelo para uma franquia conhecida, mas na verdade entrega uma aventura tediosa, com momentos pontuais de algum interesse, só que na soma de um todo, pouco entrega para que valesse o ingresso, pior ainda para o preço de locação aplicado no Brasil, ainda mais parecendo um especial de canal infantil da TV fechada.


Imagens fornecidas pelas assessorias ou retiradas da internet para divulgação/Biografias usadas são da IMDB
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks