terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Resumo da CCXP 2019 | Com grandes poderes, veio grandes responsabilidades

(Tudo de bom e também as coisas ruins da Comic Con Experience 2019)

Imagem Exclusiva ParsaGeeks

Terminou no último domingo a CCXP em sua versão 2019, evento que reúne o máximo da cultura pop em todas suas instâncias. Marcaram presença nesse acontecimento nomes como Gal Gadot, Ryan Reinolds, Margot Robbie, Kevin Feige, entre muitos outros. A procura foi gigante e os ingressos esgotaram-se antes mesmo de começar a feira. Eu estive nos três primeiros dias a convite do Telecine, Amazon Prime e Hershey's Mais, agradecendo a todas essas empresas que proporcionaram a chance do ParsaGeeks poder aproveitar muitas atrações dessa jornada que é uma das mais aguardada do ano no Brasil em relação ao mundo nerd/geek. Abaixo os destaques bons e alguns ruins:

Cosplayers de 'The Boys'/Imagem exclusiva ParsaGeeks

O Painel da Amazon Prime Brasil na sexta-feira (06/12) teve uma duração de duas horas e meia. Nesse período que foi apresentado pelo Érico Borgo do Omelete, podemos conferir as novidades que o serviço de streaming trará para o ano que vem, além de muitos convidados, tendo como a cereja do bolo alguns atores de 'The Boys' onde tivemos o trailer da segunda temporada que promete ser mais sangrento. Foi-nos mostrado o reality show (Soltos em Floripa) que será apresentado pela Pabllo Vittar que estava animada de estar no palco, mas durou pouquíssimo tempo, deveria ter estendido um pouco mais, porque levantou o público do Auditório. Na sequência, 'Tudo ou Nada: Seleção Brasileira' mostrando bastidores da Copa América desse ano, vencida pela Brasil. O jogador Daniel Alves apareceu no final do painel, pois estava em treino no seu clube (São Paulo). Ele falou um pouco, mas devido ao desconhecimento do assunto futebol, Borgo não conseguiu fazer render, assim como do reality da Vittar, demonstrou um certo desconforto com os assuntos. Tivemos a série nacional 'Dom' na pegada de crescimento de quadrilhas no RJ com dois do elenco no palco.

Super painel da Amazon Prime de 2h30m / Imagem exclusiva ParsaGeeks

Então vieram as séries internacionais: The Expanse, que tinha sido cancelada, mas a Prime trouxe de volta para uma quinta temporada, trechos foram mostrados e tivemos parte do elenco presente. Star Trek: Picard era bem aguardado também, tivemos trailer e elenco, exceção a Sir Patrick Stewart que mandou um vídeo exclusivo para quem estava na CCXP. Então veio 'The Boys', começou a mil com Antony Starr (Capitão Pátria) que chegou com um tubo de soltar fumaça e levantou a galera, além de Erin Moriarty (Luz-Estrela), Jessie T. Usher (Trem Bala) e Karen Fukuhara (Kimiko). Simpatia gigante que animou ainda mais a galera, tivemos ainda um vídeo especial e depois trailer da nova season, ainda sem data definida, só sabemos que será em 2020.

Elenco de 'The Boys' no Auditório principal/Imagem exclusiva ParsaGeeks

O estande deles também estava chamativo, com áreas personalizadas bem legais de American Gods, The Boys e Carnival Row. Atividades e brindes para entreter os visitantes.


Area  de 'Carnival Row' no estande da Prime Video/Imagem exclusiva ParsaGeeks

O Telecine preparou atividades de ativações bem legais, com um espaço totalmente cheio de coisas para fazer e brindes para conquistar; Tinha para todos os gostos; para quem gosta de atividades físicas; simulação de games ou de sorte. Ficou bem interessante, diversificado e foi um dos mais procurados.

Brindes do Telecine no evento/Imagem Exclusiva ParsaGeeks

A Hershey's Mais junto a Galápagos Jogos preparou um espaço com mesas para jogos de tabuleiros, como muitos chocolates para quem jogava, também tinha espaço para participar de outras ativações para brindes.

Área Hershey´s Mais com Galápagos Jogos/Imagem divulgação Galápagos Jogos
  
Além disso, conferi o estande do SBT com um show de carisma do veterano das pegadinhas do Silvio Santos, o Ivo Holanda, além de um espaço que você entrava no elevador para simular a pegadinha da menina vestida de monstro. Fora isso, visitei a parte da Disney em uma atividade da 'Viúva Negra' que você simulava um treinamento físico, tendo uma parte que você se agachava, como fui um dos primeiros,  já que fui no Spoiler Night, essa parte estava muito baixa, deixei um pedaço do cotovelo lá rs, depois eu vi que eles aumentaram para a pessoa não ficar tão rente ao chão. Tinha a Universal Pictures do Brasil também com espaço de Trolls 2 e Minions que estava bem bonitinho.


Eu com o simpático Ivo Holanda no estande do SBT/Imagem exclusiva ParsaGeeks

Fora isso não visitei mais nada, tinham muitos e põe muitos nisso... estandes para compras, normalmente em outros eventos deixam uma parte para eles, mas devido a um domínio Warner/Disney no evento, ainda com Prime e Netflix com grandes espaços centrais, o comércio ficou misturado. Destaque o Cinemark Brasil que trouxe suas novidades e uma queima de estoque dos seus últimos brindes de combos lançados.

Estande de 'Viúva Negra'/Imagem exclusiva ParsaGeeks

Queria ter visitado a Warner, mas o sistema deles de marcar horário em app e mesmo assim pegar fila ficou inviável, já que o sistema bugava e quando não... esgotava-se em segundos, fora que são os únicos a fazer isso dos estandes e mostra uma grande anti-climax de como funciona eventos assim. Nos outros realmente não tive tempo já que foquei mais nos mencionados acima. Ah, sem esquecer dos cosplayers brasileiros, sempre dando show.

Cosplayers lindos no evento/Imagem exclusiva ParsaGeeks

Agora algumas coisas complicadas: O Primeiro ano em 2014, foi de uma organização ímpar, que tinha orientador desde o metrô Jabaquara, até o evento. Fiquei os anos restantes fora devido às provas finais da faculdade que apertaram meu calendário. Voltei ano passado já como imprensa, só que apenas no Spoiler, e percebi alguns problemas, mas esse ano foram maiores. A começar pelo fretado, ônibus velhos no primeiro dia e nos seguintes não melhoraram muito, não tinha uma personalização que o diferenciasse e ainda era um terror voltar com ele, não consegui utilizá-lo no retorno do Expo SP um dia sequer, ficavam bem longe da entrada, poucos veículos e filas gigantes. Até mesmo táxi e uber demorava mais de hora para pegar, o negócio foi ir na sola mesmo até o metrô.

Imagem exclusiva ParsaGeeks

Além disso, o painel das Aves de Rapina que começava as 20h da quinta-feira do evento, tinham mais de 1200 pessoas na fila quando as 20h20 disseram que ninguém mais ia entrar devido a não ter mais lugares. O problema dessa situação... o aviso apenas quando o elenco (Margot Robbie e cia) foi entrevistado no aquário externo, antes de ir para o auditório que eles deram a notícia. Pessoal sentiu-se usado para fazer gritaria na fila para gravações do Omelete, e também a mentira da promessa não cumprida pelos orientadores de fila, já que depois das 19 horas era claro que poucos entrariam ainda... Isso deixou alguns exaltados e confronto aconteceu com alguns seguranças, quase gera um corre corre que poderia ter terminado em tragédia. Coisa que quase deu novamente no dia seguinte, quando pessoas estava desde o dia anterior para pegar pulseira para o painel da Disney/Marvel/Star Wars, com isso, eles entregaram na sexta, o que gerou revolta e muitas confusões, inclusive com cena de agressão a uma pessoa mais exaltada que estava inconformada. Tudo isso para um painel com 20 minutos de Kevin Feige e 40 de Star Wars que deixou muita gente decepcionada. Sem esquecer da organização do evento não usar material resistente para separar o público dos artista e quase ter acidentado as pernas do ator Ryan Reinolds, se ele não tivesse reflexo e pulasse para trás rápido, ia ser um problemão. Além de outros incidentes, que só foram diluídos no ultimo dia com um show de carisma da Gal Gadot no painel de 'Mulher Maravilha 1984' onde tivemos o trailer divulgado. Sem contar Henry Cavill que esteve no painel da Netflix para 'The Witcher'.

Pós confusão do painel Aves de Rapina, essas pessoas queriam falar com a administração do evento sobre o ocorrido/Imagem exclusiva ParsaGeeks

Resumindo... É um evento fora da curva, pessoas aguardam o ano todo por ele, para quem não se envolve nesses problemas e tem uma verba a mais para gastar, fora uma condição melhor de transporte até o local e também uma paciência grande... sem dúvidas se divertiu. Mas ao decorrer dos anos e nesse principalmente, percebe-se o quanto menos estão preocupado com o conforto das pessoas e mais no dinheiro e na fama pessoal. Essa ideia de orientadores serem contratados a base de voluntarismo em troca de meio período no evento, complica, pois na hora de lidar com os problemas, demonstram uma falta de tato gigantesca. E ainda tem o envolto e o espaço do Expo SP ter ficado pequeno para o que eles criaram, sem contar a falta da Sony Pictures e mais painéis das grandes distribuidoras (Sábado, as 18h já não tinha mais atrações no auditório principal) mostram que eles estão com um grande negócio em mãos, mas esquecendo que é um evento para o público, expositores e imprensa em geral, não apenas para o Omelete, aliás tendo uma assessoria de imprensa responsável pela feira bem antidemocrática. No final, tudo terminou ok, e com muitas e põe muitas pessoas nisso... aproveitando e se divertindo bem, tirando suas fotos e levando brindes e bons itens comprados para casa. Mas a organização fretou demais com a tragédia em três situações, isso que eu vi, fora o que não vi... Para o ano que vem, tem que parar e... repensar... tenta voltar à ideia original que concebeu o evento que era o sonho do Borgo e Forlani (Fundadores do veículo de imprensa do Omelete) de ter uma Comic Con no Brasil  quando foram a CC de San Diego a mais de dez anos atrás que é... Um evento democrático e que todos gostem (Claro que não vai agradar geral, mas os problemas desse ano foram graves em relação a simples reclamações de sempre quando se trata de eventos assim) e que fature menos, que apareçam menos, mas tragam um conforto melhor a quem aguarda o ano todo por essa festa da cultura pop. Não adianta falar da CCSD que lá é assim ou assado... pois a cultura e economia americana é outra, espaços separados e o salário mínimo não é mil reais, por isso tem que tratar com mais responsabilidade a joia gigantesca que eles tem em mãos. Tem que ser épico para todos não só para quem organiza... 

 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks