Destaques

Newsletter

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Representatividade Feminina Nos Games é o Tema da Palestra do Conselho da Diversidade da Abragames

(O evento reunirá mulheres que trabalham com jogos para debater o papel das mulheres na indústria de games brasileira)


No próximo dia 22 de outubro, o Conselho da Diversidade da Abragames organiza o 2º encontro do Ciclo de Debate sobre representatividades de minorias na indústria de games, na Unibes Cultural. Representatividade Feminina nos Games abordará a participação das mulheres na indústria de games e a construção de personagens femininos nos títulos AAA e nas produções independentes.

De acordo com o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, realizado pelo Ministério da Cultura, em 2018, apenas 20,7% da indústria brasileira de games é ocupada por profissionais mulheres, apesar de representarem 58,9% dos fãs de jogos casuais, segundo a Pesquisa Game Brasil 2019. O evento reunirá mulheres que trabalham com jogos para debater o papel das mulheres na indústria de games brasileira e para discutir ações que possam diminuir o gap entre trabalhadores da indústria x jogadoras.

Segundo Camila Malaman, do Conselho da Diversidade da Abragames e coordenadora do Ciclo de Debates, "queremos mostrar que apesar do gap ser grande, o que acaba por influenciar a construção de personagens femininos, existe um contra-movimento preocupado em mudar esse cenário. Se pegarmos o jogo Tomb Raider de 1996, a protagonista Lara Croft era a típica mulher gostosa, porém a partir de 2013 a franquia repaginou a personagem e hoje temos uma Lara muito mais real, em que as mulheres se sentem representadas e que não está no jogo para satisfazer os homens. Esse é um dos exemplos, mas tem muitos outros. Porém, ainda um grande caminho a ser percorrido", afirma Camila.

O debate "Representatividade Feminina nos Games" acontece no dia 22 de outubro, às 19h, na Biblioteca da Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500), entrada franca.  Entre os debatedores, estão: Rany Ferraz - Garotas Geeks, Aiami Garcia - PushStart, Nayara Brito - More Than Real, Renata Rapyo - Tapps Games e Amanda Rolim - pesquisadora.

Sobre a Abragames
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos.
www.abragames.org

Sobre o Conselho da Diversidade
O Conselho da Diversidade da Abragames foi criado em outubro de 2018 e é formado por um grupo de mais de 10 profissionais da indústria de games de empresas associadas à Abragames. O objetivo é promover ações que ajudem a difundir a cultura do respeito e da igualdade nos ambientes de estudo e trabalho da indústria de jogos em território nacional, por meio da oportunidade de inclusão e, consequentemente, maior representação, do grupo aqui descrito como minorias representativas: composto por mulheres, cis e trans, pela comunidade LGBTQI+, pessoas negras e de outras etnias e pessoas portadoras de deficiência.

Sobre a Unibes Cultural
A Unibes Cultural é um centro de cultura para todas as idades que oferece programação diversificada e majoritariamente gratuita a toda a população. Foi criado em 2015 pela Unibes, instituição filantrópica com mais de cem anos de atuação na cidade de São Paulo e que tem como foco de atuação a área de desenvolvimento social. O novo centro de cultura tem como vocação levar conhecimento de forma democrática e plural aos habitantes de São Paulo e a todos os brasileiros. Um dos diferenciais é o amplo espectro da programação, estruturada em torno de temas contemporâneos, como: longevidade, empreendedorismo, arquitetura, urbanismo, economia criativa, moda, design, atualidades, tecnologia, universo digital, gastronomia, sustentabilidade, música, turismo, literatura, artes visuais e filosofia. Em torno desses temas, é construída a programação de cursos, palestras, workshops, shows, exposições interativas e feiras temáticas. O espaço foi criado para estimular o convívio intergeracional e possui áreas de coworking, wifi livre e cafeteria.

https://unibescultural.org.br/

Serviço:
Data:  22/10
Horário: 19h às 21h
Local: Biblioteca da Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré. Ao lado da Estação Sumaré do Metrô
Classificação Etária: livre
Entrada: Gratuita
Inscrições: https://bit.ly/35l6rol

Palestrantes:
Rany Ferraz, Garotas Geeks
Renata  Rapyo, Tapps Games
Nayara Brito,More Than Real
Aiami Garcia, Push Start
Amanda Rolim, pesquisadora



 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

Instagram

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks