domingo, 13 de outubro de 2019

Crítica Cinema | Projeto Gemini

(Boa ação, dentro de muita enrolação)


Sinopse:Projeto Gemini’  é um inovador thriller de ação estrelado por Will Smith como Henry Brogan, um assassino de elite, que é subitamente alvo e perseguido por um misterioso jovem agente que aparentemente pode prever cada movimento seu. O filme é dirigido pelo cineasta vencedor do Oscar® Ang Lee e produzido pelos renomados produtores Jerry Bruckheimer, David Ellison, Dana Goldberg e Don Granger. No elenco também estão Mary Elizabeth Winstead, Clive Owen, Benedict Wong, entre outros. Distribuição brasileira da Paramount Pictures.

Projeto Gemini (Gemini Man)


A ideia é trazer novidades para as telonas dentro dessa produção de Ang Lee, coisa que não é difícil para o renomado diretor, vide As Aventuras de PI. Além de um uso maior de captura de movimentos em rejuvenescimento, do qual já vimos em breve momentos como nos filmes 'Rogue One: Uma História Star Wars' e 'Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar'. Isso é usar expressões joviais de um ator já veterano. Além disso, temos o uso do 3D+, uma tecnologia de maior imersão na tela, do qual o objetivo é dobrar a qualidade do 3D convencional e trazer uma experiência mais próxima do olho humano dentro da tela. Dito isso, ambas ideias tem êxito, pero no mutcho. As cenas rápidas; no escuro ou de longe do jovem Will Smith são até boas, mas em cenas no claro, principalmente no final, deixa a desejar; já o 3D+, não vi muita diferença em um telão gigante, não senti um ganho considerável acima de um 3D normal... já que particularmente não gosto dessa tecnologia, normalmente não traz nada de inovador na maioria dos longas. Resumindo, as novidades não entregam tanto, vamos a história...


Tudo tem uma atmosfera meio lenta, com um Will Smith reflexivo e decidido em deixar ser um assassino de elite... É quando a trama realmente começa para entendermos melhor aonde o roteiro quer chegar, mas algo fica estranho; o estopim para que ele vire alvo dos seus próprios contratantes é mal conduzido, não vi nada que justificasse essa tal conspiração; por isso, se torna um roteiro meio lento e pouco criativo em narrativa. Indo para o lado da ação, temos duas sequências de confrontos Will vs Will que são muito boas, isso eleva pelo menos a atenção do espectador, já que como trama... fica sonolento. As explosões, perseguições, lutas e tudo que compõe um thriller de ação, conseguem entregar bem; na medida em que a coisa vai chegando ao seu fim, interesse pela solução já está lá embaixo, já que os segredos não eram tão segredos assim e você percebe que o roteiro tende a fazer mais ações para um 3D+ visível, do que desenvolver melhor o que certamente poderia ter oferecido em um longa do Will atual contra o Will novinho.


As locações são boas, até porque precisa ser o mais aberto possível para imersão do 3D+ nas cenas longas de ação. A iluminação é um ponto técnico a se reparar pela qualidade, a tecnologia poder não ser tão vistosa como parecia ser, mas pelo menos consegue momentos interessantes. As cenas de lutas são um diferencial que valem a pena uma atenção maior, com toda troca de golpes entre os "Wills". Sobre os efeitos, como dito, tem qualidades e defeitos, mas vindo de Ang Lee... esperava-se menos defeitos. O andamento da história é muito básica, então você não sente grandes alterações nos atos, pois no geral; motivos, segredos e embates seguem na mesma pegada do começo ao fim. Sobre o elenco... Will Smith você precisa dividi-lo entre seus dois personagens, não tem como não lembrar ao assistir ele rejuvenescido, com seu Will de 'O Maluco no Pedaço', tiraram dali sua versão jovem; sua versão atual atuou de forma burocrática, no mais, o restante do elenco até que estão bem presentes na jornada do protagonista, só que mal desenvolvidos. Projeto Gemini tem grandes ambições inovadoras e tecnológicas, mas o que empolga mesmo são as cenas de lutas bem elaboradas em todos os sentidos, seja físico ou efeitos; no geral, não entrega muito mais que isso, faltou trabalhar melhor o que acontece nos intervalos dessa boa ação que o filme oferece; precisava de mais energia narrativa.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks