quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Crítica Cinema | Meu Amigo Enzo

(Pegando pesado nos dramas)


Sinopse: Baseado no premiado romance de Garth Stein, “Meu Amigo Enzo” (The Art of Racing in the Rain) é uma história emocionante narrada por um cão espirituoso e filosófico chamado Enzo (dublado por Kevin Costner). Através de seu vínculo com seu dono, Denny Swift (Milo Ventimiglia), um aspirante a piloto de corridas de Fórmula 1, Enzo ganha uma visão profunda e divertida da condição humana e entende que as técnicas necessárias na pista de corrida também podem ser usadas para passar com sucesso pela jornada da vida. O filme segue Denny e os amores de sua vida - sua esposa, Eve (Amanda Seyfried), sua jovem filha Zoe (Ryan Kiera Armstrong) e, finalmente, seu verdadeiro melhor amigo, Enzo. Elenco ainda conta com Martin Donovan, Gary Cole e outros. Direção de Simon Curtis, com distribuição nacional da Fox Film do Brasil.

Meu Amigo Enzo (The Art of Racing in the Rain)


A história se passa toda aos olhos do cachorro Enzo, de inicio o roteiro opta em mostrar o final, então passamos por toda a narrativa do cão desde filhote até a velhice, em momentos felizes e infelizes com o personagem Denny (Ventimiglia). Isso toma quase o longa todo e sendo Ventimiglia um dos protagonistas da série 'This is US' aqui temos o mesmo tipo de enredo da série de TV que é conhecida por forçar em trazer uma emoção maior aos espectadores. Aqui não é diferente já que quando o drama se inicia, muito em cima da personagem de Amanda Seyfried, a coisa fica pesada e dolorosa de assistir e os acontecimentos seguintes não aliviam ao cão e seu dono... Pois quando algo se resolve de forma boa ou ruim, logo se inicia uma nova trama pesada, gerando um desconforto, e mesmo admitindo que a história está sendo bem contada, você não consegue relaxar, já que só coisas ruins vão acontecendo. Ao finalizar toda essa narrativa, a trama tenta dá um tom mais esperançoso, mas chega de forma tão dolorosa até então que você nem sente muito a felicidade que o roteiro tenta impor no final, ficando apenas a emoção e a certeza que pesaram demais na mão para fazer pessoas mais emotivas chorarem com a história que acontece aos olhos do Enzo, prova disso é um cena final que acontece após todos essas histórias desenvolvidas, por exemplo.


Uma produção bem feita, consegue retratar bem as dores dos personagens e os dilemas profissionais do protagonista, além de tocar no tema de automobilismo, temos algumas menções ao eterno ídolo da Fórmula 1, o saudoso Airton Senna, falecido em 1994, durante uma prova da categoria na Itália. Parte técnica não tem nada que desabone a sua linha narrativa, apesar que ao mostrar o final no inicio da história, já tira a surpresa de uma das tramas, no caso o plot principal, mesmo assim consegue se manter bem, entrega seus atos super dramáticos (Até demais) de forma satisfatória. Sobre as atuações... Milo Ventimiglia está bem parecido com seu personagem em 'This is US' no quesito personalidade, ele não tem um bom cacife para ser um protagonista isolado, principalmente em um longa-metragem. Amanda Seyfried está bem, sua personagem tem um tom dramático super pesado com tudo que acontece da narrativa que a envolve, nisso ela entrega bem, outro destaque para Martin Donovan que faz um avô bem difícil de lidar, mesmo sempre se auto-justificando do que suas atitudes são as melhores possíveis. Por fim, a voz que Kevin Costner empresta aos pensamentos do cachorro Enzo deixa tudo sério demais e uma atmosfera meio pesada e de uma narrativa artificial em alguns pontos. Meu Amigo Enzo sabe bem contar sua história, consegue transpor emoção em suas três tramas principais, só que exagera na dose em muitos pontos e dando a impressão que você está assistindo um episódio esticado de 'This is US' que particularmente já acho forçado demais a fazer as pessoas chorarem, aqui não é diferente. Dito isso, o longa no que se propõe entrega, mas não como se esperaria de uma história com cachorro.

  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks