sábado, 23 de março de 2019

Crítica Cinema: Suspíria - A Dança do Medo

(Uma produção que foge dos filmes convencionais de terror)


Sinopse: A jovem dançarina americana Susie Bannion (Dakota Johnson, Cinquenta Tons de Cinza) chega em Berlim dos anos 70, com seu talento ainda cru, para participar da audição na mundialmente renomada academia de dança Helena Markis Dance Company. Quando ela assume o papel de dançarina principal, Olga, a antiga liderança do grupo, tem um surto e acusa as diretoras da companhia de serem bruxas. Com os ensaios intensos para a apresentação final da peça autoral da companhia, Susie e Madame Blanc (Tilda Swinton, Doutor Estranho), coreógrafa reconhecida no mundo todo, se aproximam muito, sugerindo que o propósito de Susie na companhia vai além da dança. Enquanto isso, um psicoterapeuta tenta descobrir os segredos obscuros da companhia com a ajuda de outra dançarina, que prova as profundezas do estúdio, onde descobertas terríveis a esperam. No elenco ainda temos Mia Goth, Chloë Grace Moretz (Kick-Ass), entre outros. Com direção de Lucas Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome) e com Distribuição brasileira da Playarte Pictures.

Suspíria - A Dança do Medo (Suspiria)


Essa produção de 2018, dirigido por Luca Guadagnino, é um remake de um filme cult homônimo de 1977, dirigido por Dario Aguento. É um filme de terror sobrenatural, que fala sobre o poder da mulher, seu universo, sendo que a maioria dos papéis é de mulheres, e os poucos personagens masculinos são fracos, com exceção do psicanalista. Apresenta uma realidade fantástica, mistura o mundo real com o mundo místico. O longa é dividido em atos. Começa com cores frias sendo que no final as cores se “aquecem” e predomina o vermelho. A dança no final funcionou muito bem com o que acontecia. Parecia um inferno, vermelho e queimando em chamas.


Deveria explicar melhor sobre as três mães e a relação com as “mães” da companhia. Não tem os sustos que geralmente acompanham um filme de terror, mas tem um clima tenso e a sensação de que algo está errado, que acabam te prendendo ao filme. A fotografia é escura, a história se passa mais à noite, ás vezes chovendo, o que ajuda a entrar no clima. O filme se passa em 77 e a recriação da época é boa. A trilha sonora funciona. A dança é vibrante e forte.


Dakota Johnson esta convincente no papel de Susie. Tilda Swinton interpreta madame Blanc, uma coreógrafa e também um psicanalista idoso (papel masculino) e passa um distanciamento, como Madame Blanc, mas ao mesmo tempo também demonstra carinho pelas dançarinas. Suspíria - A Dança do Medo é uma produção que foge dos filmes convencionais de terror, é um terror psicológico e sobrenatural. Pode não agradar a todos por ser mais difícil de entender, mas não deixa de ser surpreendente. Ficou bom.
 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks