sexta-feira, 29 de março de 2019

CCBB-SP | Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a mostra ‘Vera Chytilová: A Grande Dama do Cinema Tcheco’

(Com curadoria de Rosa Monteiro, CCBB-SP exibe 20 longas e 6 curtas da diretora, de 24 de abril a 13 de maio, além de promover debates e masterclass com professores e críticos de cinema)

Filme: Procurando Ester

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo realiza a mostra Vera Chytilová: A Grande Dama do Cinema Tcheco, de 24 de abril a 13 de maio. Serão exibidos 20 longas-metragens de ficção e não-ficção, a maioria inédita no Brasil, e 6 curtas, em duas sessões especiais. Com meia entrada em todas as sessões para clientes do Banco do Brasil, a programação conta, ainda, com debates e masterclass com profissionais convidados, além de sessões com acessibilidade (libras e audiodescrição) e gratuitas para alunos da rede pública de ensino. Antes de chegar ao CCBB São Paulo, a mostra passa pelo CCBB Brasília até 14 de abril, e depois pelo CCBB Rio de Janeiro, de 17 de abril a 6 de maio.

A Herança

De acordo com a curadora da mostra, Rosa Monteiro, “essa é uma oportunidade única para o público conhecer a obra completa dessa consagrada diretora que, apesar do reconhecimento mundial e relevância artística, teve poucos filmes que chegaram ao Brasil”. 

Entre os longas inéditos, destaque para ‘Armadilhas’, vencedor do prêmio Elvira Notari no Festival de Veneza de 1998, ‘O Chalé do Lobo’, que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1987 e ‘Fruto do Paraiso’, que foi exibido no Festival de Cannes em 1970.

A masterclass com a jornalista, professora e filmaker paulista, Joyce Pais, será realizada no dia 3 de maio (sexta-feira), às 19h. Já no sábado, 4 de maio, haverá debate sobre a obra da diretora, com a participação da curadora da mostra, Rosa Monteiro, de Joyce Pais e da jornalista e editora do site Mulher no Cinema, Luísa Pécora. Ambas as atividades são gratuitas e para participar é necessário retirar senha na bilheteria do cinema, uma hora antes.

Vera Chytilová foi uma revolucionária da cinematografia tcheca. O início de sua carreira foi durante o governo da União Soviética na Checoslováquia e o clima político teve forte impacto em seu trabalho. Seus filmes eram permeados por humor negro, crítica social e sátiras sobre o regime comunista, dando início ao que se chamou posteriormente de Nouvelle Vague Tcheca.

Quando a liberdade artística foi tolhida pelo governo, Vera foi uma das poucas a resistir e continuar produzindo em seu próprio país. O longa ‘Pequenas Margaridas’, de 1966, que poderá ser conferido na mostra VERA CHYTILOVÁ: A GRANDE DAMA DO CINEMA TCHECO, foi o que a tornou conhecida internacionalmente, ao fazer críticas ao regime comunista e à misoginia, temas que a acompanharam tornando-se marcas de seu trabalho.

Os filmes de Chytilová não dissociam a visão subjetiva (e subjetivista) da mulher moderna de uma objetividade crítica feminista. Suas personagens são prisioneiras das palavras dos homens, da linguagem e do julgamento masculinos - nesse sentido, seria uma cineasta antipatriarcal. Com o passar dos anos, suas produções se tornaram menos experimentais, mas nunca perderam as características subversivas e os elementos de paródia do estilo de vida e cotidiano da Checoslováquia. Até o fim de sua carreira, Vera lutou intensamente em sua tentativa de produzir arte dentro de um meio complexo e asfixiante de intensa censura, no qual mesmo os diretores homens mais respeitados do país sofriam. Ela resistia a rótulos e quando questionada sobre o feminismo dizia: “Eu era ousada o suficiente para querer liberdade absoluta - mesmo se isso fosse um erro”.


Sobre Vera Chytilová
Vera Chytilová nasceu em 2 de fevereiro de 1929, em Ostrava, Tchecoslováquia (atualmente, República Checa). Depois de trabalhar como modelo, assistente de produção e claqueteira, foi aceita na renomada Academia Superior de Cinema de Praga, a FAMU, na qual veio a estudar com diretores como JIfi Menzel, Jan Nemec Ji e Milos Forman.

Seu primeiro filme que teve expressão internacional foi “Pequenas Margaridas” (1966), que criticava o governo comunista e a misoginia. Após a invasão da União Soviética passou a ser impossível para Chytilová encontrar trabalho e ela passou a dirigir comerciais sob o nome de seu marido, Jaroslav Kučera. Mesmo após esse hiato, sua produção prosseguiu até os anos 2000. Até o fim de sua carreira, Vera lutou intensamente em sua tentativa de produzir arte dentro de um meio complexo e asfixiante de intensa censura no qual mesmo os diretores homens mais respeitados do país sofriam. 


As Pequenas Margaridas

Lista de Filmes:
Longas-metragens
(organizados em ordem alfabética)

ALGO DIFERENTE (O něčem jiném)
82 min, 1963, Tchecoslováquia, 35mm e Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Jirí Pokorný / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Vladimir Bosak, Eva Bosáková
Sinopse: Duas histórias, uma documental, outra ficcional, desenrolam-se em paralelo: os preparativos da ginasta Eva Bosáková para o seu último campeonato mundial e a dona de casa Vera, que assume todo o trabalho doméstico de seu lar. As pressões sofridas por Eva e a falta de reconhecimento na vida de Vera são colocadas lado a lado, assim como os dois mundos igualmente dominados pelos homens.

ARMADILHAS (Pasti, Pasti, Pastičky)
112 min, 1998, República Tcheca, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová, Tomás Hanák, Eva Kacírková, Michal Laznovsky
Elenco principal: Zuzana Stivínová, Miroslav Donutil, Tomás Hanák
Sinopse: Dois homens raptam e estupram uma jovem mulher para quem dão carona, sem saber que ela era uma veterana de guerra. Ela os droga e remove seus testículos. Drama que mescla momentos de humor absurdo com protestos políticos.

BANIDOS DO PARAÍSO (Vyhnání z Ráje)

125 min, 2001, República Tcheca, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Viktor Shwarcz / roteiro: Věra Chytilová, Bolek Polívka, Desmond Norris
Elenco principal: Bolek Polívka, Jan Antonín Pitínský, Milan Steindler
Sinopse: Nada parece dar certo para Rosta, um cineasta que está dirigindo um filme chamado "Paradiso" em uma praia nudista. Desde o primeiro dia de filmagem ele se encontra em situações de conflito com sua equipe, seu elenco e sua esposa. Comédia ousada que cita elementos do filme anterior de Chytilová, Frutos do Paraíso.

O BOBO DA CORTE E A RAINHA (Sasek a Kralóvna)
112 min, 1987, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Miroslav Smrcek / roteiro: Věra Chytilová, Bolek Polívka
Elenco principal: Bolek Polívka, Chantal Poullain, Jirí Kodet
Sinopse: O filme, uma sátira de elementos quixotescos, alterna entre personagens reais e os seus correspondentes fantasiosos: um morador de um pequeno vilarejo tcheco ajuda um casal alemão a procurar javalis selvagens, enquanto em uma narrativa paralela um bobo-da-corte entretém um rei alemão e sua esposa francesa.

CALAMIDADE (Kalamita)
96 min, 1981, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Bohumil Pokorný / roteiro: Věra Chytilová, Josef Silhavý
Elenco principal: Bolek Polívka, Dagmar Bláhová, Jana Synková
Sinopse: Tour de force sobre a vida cotidiana no final da Tchecoslováquia, realidade que Chytilová conhecia intimamente.  Calamidade também marca a primeira colaboração da diretora com o dramaturgo Bolek Polívka, que entraria em muitos dos seus filmes.

O CHALÉ DO LOBO (Vicl Bouda)
92 min, 1986, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová, Daniela Fischerová
Elenco principal: Miroslav Machácek, Tomás Palatý, Stepánka Cervenková
Sinopse: Ficção. A única incursão de Chytilová no terror adolescente tem também uma pitada de ficção científica. Um grupo de adolescentes faz uma viagem de esqui supervisionado por instrutores estranhos. Uma avalanche os isola do mundo e os suprimentos são limitados. Cruzamento peculiar entre filme de gênero, fábula e alegoria política.

CHYTILOVÁ VERSUS FORMAN (Chytilová Versus Forman)
84 min, 1981, Bélgica, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Milos Forman
Sinopse: Documentário. Um combate intelectual entre dois artistas drasticamente distintos: um permanentemente inseguro, frustrado e que questiona tudo, outra uma surpreendente contadora de histórias perfeitamente em paz, pouco ligada à introspecção e confiante na intuição.

OS CIDADÃOS DE PRAGA ME ENTENDEM (Mí Pražané Mi rozumějí)
60 min, 1991, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Vera Lastuvkova / roteiro: Věra Chytilová, Zdenek Mahler
Elenco principal: Milan Steindler, Tereza Kucerová, Lenka Loubalová
Sinopse: Uma comédia maliciosa em que Chytilová relaciona o legado de Mozart com a arquitetura contemporânea de Praga, através de um relato ficcional da estadia do compositor na cidade. O filme nega qualquer verossimilhança ou relação com fatos históricos.

CONJUNTO HABITACIONAL (Panelstory aneb jak se Rodí Sídliště)
96 min, 1979, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Miroslav Smrcek / roteiro: Věra Chytilová, Eva Kacírková
Elenco principal: Lukás Bech, Antonín Vanha, Eva Kacírková
Sinopse: Em Praga, um senhor perambula por um conjunto habitacional mal sinalizado e ainda em construção, procurando o bloco para onde ele irá se mudar com a família de sua filha. O ancião oriundo do campo gosta de conversar, nada escapa de seus olhos e ele quer dar a todos uma ajuda.

FRUTO DO PARAÍSO (Ovoce stromu rajských jíme)
96 min, 1970, Tchecoslováquia / Bélgica, 35mm e Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Pavel Jurácek, Jaroslav Kucera, Bronka Ricquier / roteiro: Věra Chytilová, Ester Krumbachová
Elenco principal: Jitka Nováková, Karel Novak, Jan Schmid
Sinopse: Eva é uma jovem obcecada por um homem vestido de vermelho, que não se sabe quem é, o que faz, e se apresenta algum perigo. Até o dia em que Eva e seu namorado passam o dia em um spa surrealista, onde deparam-se com a Tentação. Fábula visual que recria de forma alegórica e psicodélica a história de Adão e Eva, é um filme cheio de sobreposições de cores, colagens e texturas.

A HERANÇA (Dedictví aneb Kurvahosigutntag)
120 min, 1992, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Jirí Jezek, Pavel Solc / roteiro: Věra Chytilová, Bolek Polívka
Elenco principal: Bolek Polívka, Miroslav Donutil, Anna Pantuckova
Sinopse: Um caipira herda milhões e vai para a cidade, deixando sua vila para ir viver como rico na República Tcheca pós-comunista. Colaboração entre Chytilová e Polívka, que co-escreveu o argumento e interpretou o protagonista, o filme é uma comédia politicamente incorreta e um registro impagável da transição da antiga Tchecoslováquia para o capitalismo selvagem, a busca por dinheiro fácil e alpinismo social.

JORNADA - UM RETRATO DE VERA CHYTILOVÁ  (Cesta - Portret Věra Chytilová)
54 min, 2004, República Tcheca, Blu-ray, 16 anos
Direção: Jasmina Bralic / produção: Kateřina Černá / roteiro: Jasmina Bralic
Sinopse: Documentário intimista sobre a cineasta Věra Chytilová. Dessa vez por trás das câmeras, ela fala sobre como chegou ao cinema, sua vida pessoal e sua carreira.

MOMENTOS AGRADÁVEIS (Hezké Chvilky bez Záruky)
113 min, 2006, República Tcheca, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Adam Polák / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Jana Janeková, Jana Krausová, Bolek Polívka
Sinopse: Apesar de ela própria estar à beira de um esgotamento nervoso, a psicóloga Hana atende um grupo de pacientes complexos. O última longa-metragem de Chytilová é uma tragicomédia humana e uma história de tormento diário.

AS PEQUENAS MARGARIDAS (Sedmikrásky)
73 min, 1966, Tchecoslováquia, 35mm e Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Karel Lier / roteiro: Věra Chytilová, Ester Krumbachová, Pavel Jurácek
Elenco principal: Ivana Karbanová, Jitka Cerhová, Marie Cesková
Sinopse: Duas garotas, ambas chamadas Marie, reconhecem que o mundo está corrompido e decidem embarcar em uma série de brincadeiras destrutivas que consomem e destroem o que está ao redor delas. Carro-chefe da Nouvelle Vague Tcheca, o filme é um exercício audiovisual extravagante, anarquista e dadaísta, com uma explosão de cores psicodélicas e símbolos do inconsciente. A diretora definiu o filme como “uma farsa filosófica feminista”.

PÉROLAS DAS PROFUNDEZAS (Perlicky na dne)
106 min, 1965, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Jiří Menzel, Jan Němec, Evald Schorm, Věra Chytilová, Jaromil Jireš / produção: Frantisek Sandr / roteiro: Jiří Menzel, Jan Němec, Evald Schorm, Věra Chytilová, Jaromil Jireš
Elenco principal: Pavla Marsálková, Ferdinand Kruta, Alois Vachek
Sinopse: Cinco curtas baseadas em cinco histórias de Bohumil Hrabal. O segmento de Chytilová, "Na Cafeteria do Mundo", talvez seja o mais sombrio e surreal. Dois acontecimentos têm lugar numa cantina ao mesmo tempo: uma mulher jovem morre enquanto se realiza um banquete de casamento.

PRAGA - O INCANSÁVEL CORAÇÃO DA EUROPA (Praha - neklidné srdce Evropy)
60 min, 1984, Tchecoslováquia / Itália, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Miroslav Machácek
Sinopse: Este documentário autoral de Vera Chytilová tem o formato de um ensaio sobre uma cidade dos tempos antigos que adota um estilo de vida moderno. Os temas em foco são analisados através de uma divisão inusitada: paganismo, expansão do cristianismo, a renascença e o barroco são colocados lado a lado com suas ramificações e consequências na vida moderna de Praga.

PROCURANDO ESTER (Pátráni po Ester)
119 min, 2005, República Tcheca, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Vratislav Slajer / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Ester Krumbachová, Vera Chytilová, Ivan Balada
Sinopse: Ester Krumbachová colaborou com Chytilová nos seus projectos mais célebres, como Pequenas Margaridas, Fruto do Paraíso e A Tarde do Fauno, além de ter realizado um filme como diretora. Coração e alma da Nouvelle Vague Tcheca, Krumbachová sempre inspirou os que a rodeavam. Agora Chytilová se pergunta: quem era Ester?

TAINTED HORSEPLAY (Kopytem Sem, kopytem tam)
129 min, 1988, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Zbynek Hloch / roteiro: Věra Chytilová, Pavel Skapík
Elenco principal: Tomás Hanák, Milan Steindler, David Vávra
Sinopse: Para três amigos a vida é uma diversão sem fim. Conquistam garotas aos montes indo de festa em festa, até que descobrem que um deles é soropositivo. Primeiro filme do bloco do leste sobre AIDS, Tainted Horseplay é considerado um dos filmes do ciclo “mulherengo” de Chytilová.

TOMAS GARRIGUE MASARYK (TGM Osvoboditel)
61 min, 1990, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Tomas Garrigue Masaryk
Sinopse: A vida de Tomáš Garrigue Masaryk, o primeiro presidente eleito da Tchecoslováquia depois da queda do império austro-húngaro em 1918. Material audiovisual de arquivos, fotos e dramatizações de sua infância tecem uma história intimamente ligada ao passado do país.

VÔOS E QUEDAS (Vzlety a Pády)
110 min, 2000, República Tcheca, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Václav Chochola, Karel Ludwig, Zdenek Tmej
Sinopse: Documentário pouco conhecido  sobre a cultura oculta do mundo artístico tcheco da primeira metade do século XX. Um capítulo crucial da obra de de não-ficção de Chytilová sobre a Tchecoslováquia, dessa vez por meio das vidas de três fotógrafos tchecos: Václav Chochola, Karel Ludwig e Zdeněk Tmeje. Chytilová regressa aos locais de Pérolas das Profundezas, filme de sua juventude.

CURTAS-METRAGENS
(organizados por sessão)

Sessão Curtas 1
16 anos | 107 min. | Blu-ray

GREEN STREET (Zelená ulice)
9 min, 1960, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Sinopse: Um enorme comboio de mercadorias com 68 vagões, 140 eixos e 18 mil toneladas de carga sai de Praga. Um elaborado exercício de montagem feito a partir de imagens espetaculares.

MIADO (Kocicina)
11 min, 1960, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová, Jan Hartmann
Sinopse: Chytilová inspira-se nos escritos de Franz Kafka em um raro exemplo de adaptação literária em um de seus filmes. O Sr. K guarda jóias roubadas em casa e raramente deixa sua esposa usá-las. Um vizinho curioso, o Sr. B, faz uma visita de surpresa. Um gato observa tudo.

TETO (Strop)
42 min, 1961, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová, Pavel Jurácek
Sinopse: Aqui o foco de Chytilová é em uma modelo, alguém constantemente vestida e preparada para ser observada e analisada. Ao expor o crescente aborrecimento e desconforto físico de sua protagonista, a diretora explora também as nuances do controle masculino presente no universo da moda.

SACO DE PULGAS (Pytel blech)
45 min, 1962, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Sinopse: O filme mostra o dia-a-dia de um internato numa pequena e típica cidade na Tchecoslováquia socialista. Jana se rebela contra a estrutura rígida do instituto e é admirada por Eva, recém-chegada ao local.

Sessão Curtas 2
16 anos | 57 min. | Blu-ray

CAMARADA (Kamarádi)
41 min, 1971, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Elenco principal: Jirí Kodet, Jan Kanyza, Václav Knop
Sinopse: Chytilová foi proibida de realizar filmes durante 6 anos. A única exceção foi este filme, pouco conhecido pelo grande público e exibido em raras ocasiões. Produzido para a televisão, relata uma tensa história sobre três soldados e um disparo fatídico.

O TEMPO É INEXORÁVEL (Cas je neúprosný)
16 min, 1978, Tchecoslováquia, Blu-ray, 16 anos
Direção: Věra Chytilová / produção: Věra Chytilová / roteiro: Věra Chytilová
Sinopse: Chytilová trata as histórias de um grupo de idosos com o máximo respeito e tato e forja uma rica experiência, tão visual quanto visceral, através de técnicas de montagem intrincadas. Ao mesmo tempo, começa a dar forma à suas ruminações posteriores sobre idade e o sentido da vida.

PROGRAMAÇÃO
24/4 (quarta-feira)
17h30 - Sessão Curtas 1: Green Street, Miado, Teto e Saco de Pulgas
20h - Jornada - Um Retrato de Vera Chytilová

25/4 (quinta-feira)
15h30 - Pérolas das Profundezas
19h - Procurando Ester

26/4 (sexta-feira)
15h30 - Voos e Quedas
18h - Sessão Curtas 2: Camarada e O Tempo é Inexorável
19h30 - Chytilová versus Forman

27/4 (sábado)

17h – Armadilhas
19h30 - As Pequenas Margaridas

28/4 (domingo)
16h - Fruto do Paraíso
18h - Algo Diferente

29/4 (segunda-feira)
14h30 - Chytilová versus Forman
16h30 - O Bobo da Corte e a Rainha
19h - O Chalé do Lobo

1/5 (quarta-feira)
15h - Praga - O Incansável Coração da Europa
16h30 - Momentos Agradáveis 
19h - Conjunto Habitacional

2/5 (quinta-feira)
16h - Banidos do Paraíso
18h50 - Tainted Horseplay

3/5 (sexta-feira)
15h30 - Os Cidadãos de Praga me Entendem
17h - Algo Diferente
19h – Masterclass com Joyce Pais

4/5 (sábado)
15h – Calamidade
17h15 - As Pequenas Margaridas
19h - Debate com a curadora Rosa Monteiro, Joyce Pais e Luísa Pécora

5/5 (domingo)
13h40 - Sessão Curtas 1: Green Street, Miado, Teto e Saco de Pulgas
16h - Tomás Garrigue Masaryk

6/5 (segunda-feira)
13h30 - O Bobo da Corte e a Rainha
16h - A Herança
19h - O Chalé do Lobo

8/5 (quarta-feira)
15h30 - Voos e Quedas
17h45 - Os Cidadãos de Praga me Entendem
19h15 - Fruto do Paraíso

9/5 (quinta-feira)
16h - Banidos do Paraíso
18h50 - Tainted Horseplay

10/5 (sexta-feira)
15h30 - Praga - O Incansável Coração da Europa
17h - Tomás Garrigue Masaryk
19h30 - Sessão Curtas 2: Camarada e O Tempo é Inexorável

11/5 (sábado)

14h30 – Calamidade
16h30 - A Herança
19h - Momentos Agradáveis 

12/5 (domingo)
13h30 - Armadilhas
15h50 - Pérolas das Profundezas
18h - Conjunto Habitacional

13/5 (segunda-feira)
17h - Jornada - Um Retrato de Vera Chytilová 
19h - Procurando Ester



SERVIÇO
 MOSTRA VERA CHYTILOVÁ – A GRANDE DAMA DO CINEMA TCHECO
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema
Data: de 24 de abril a 13 de maio de 2019
Ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia (clientes Banco do Brasil pagam meia em todas as sessões)
Horários e classificação indicativa disponíveis no site:
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.
ccbbsp@bb.com.br  | bb.com.br/cultura  | twitter.com/ccbb_sp  |
facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja

Estacionamento conveniado: Estapar - Rua Santo Amaro, 272 (R$ 15, necessário validar ticket na bilheteria). Traslado entre o estacionamento e o CCBB das 14h às 23h


 ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks