segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Cinema 543# Um Homem Comum

Um Homem Comum (An Ordinary Man)


Um General (Ben Kingsley) veterano e procurado por seus crimes de guerra, vive sendo escondido por antigos aliados para que não seja encontrado pelas autoridades do governo ou inimigos. No último esconderijo ele recebe os serviços da jovem empregada Tanja (Hera Hilmar) do qual o General acaba tendo um apego, o que o faz refletir tudo que ele fez na vida e ao mesmo tempo descobrir que de simples ajudante a moça não tem nada. Elenco ainda conta com Peter Serafinowicz. Filme dirigido por Brad Silberling e distribuição nacional pela A2 Filmes/Mares Filmes.

Uma história de ambientação triste e com uma narrativa que entrega ao personagem de Ben Kingsley um comportamento de alguém que visivelmente foi uma pessoa impiedosa no cumprimento do seu dever As camadas de personalidade dele são trabalhadas a partir de um ponto do qual ele próprio já se sente incomodado com a situação de esconder-se o tempo todo, isso é mostrado em pequenas cenas do qual ele se expõem sem mais nada a perder se for encontrado. A entrada da personagem Tanja (Hera Hilmar) tem o mesmo plot de filmes aonde temos algum veterano durão que passar a ter seu coração amolecido por alguém mais jovem. Isso toma boa parte do longa-metragem, os dois em longos diálogos do qual sempre feito em tons ásperos pelo personagem de Kingsley, ele impondo suas vontades ao mesmo tempo em que vai descobrindo a verdadeira função de Tanja. Como já é alguém cansado de tudo, o general à medida que ele vai descobrindo a verdade sobre a moça, isso serve como companhia para sua solidão, aprendizado e reflexão também, o que vai gerar o ato final e com um desfecho bem interessante, pode não ser o ideal, mas convicto do que foi toda sua jornada.


Fotografia da Sérvia está bem feita, a direção de arte consegue transpor bem o que acontece em cada cena, inclusive no apartamento velho do General aonde temos os melhores diálogos entre ele e a Tanja. Parte de edição não compromete, até porque é um filme curto, assim como a trilha sonora que não é chamativa. O roteiro se prende muito naquela situação atual, não se aprofunda muito no quanto foi terrível esse General e as pessoas que o querem vivo e também o querem morto, a ideia é só a construção daquela amizade por assim dizer para dar o start da atitude do protagonista no ato final, num apanhado geral é bem simples. As atuações se limitam a Ben Kingsley e Hera Hilmar, ambos muito bem, notório que os personagens não combinam, mas funcionam dentro de um contexto que a narrativa pede. Um Homem Comum é uma jornada simples de um homem duro que tem muitos esqueletos no armário, mas que a história é sobre que de forma progressiva sua atitude mude ao conhecer uma jovem que trás uma carga emocional que muda as perspectivas do protagonista. Ficou bom mesmo.

https://www.instagram.com/parsageeks/https://sites.google.com/site/parsageeks/
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks