sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Cinema 529# Assunto de Família

Assunto de Família (Shoplifters)


Uma senhora vive com sua netinha em um lugar humilde aonde também mora um casal de vigaristas (Osamu e Nobuyo). Eles que por sua vez adotaram um garoto (Takumi) que os ajudam em pequenos furtos. Esse grupo aumenta quando uma garotinha aparece no caminho de Osamu que junto à Nobuyo resolvem acolherá devido a um ambiente hostil que a criança vivia com os pais. Nem toda essa misturada de pessoas e as dificuldades financeiras do qual vivem irão tirar a alegria de convívio delas, mostrando que parentesco sanguíneo não é motivo para ter uma família feliz, apesar que os segredos que eles guardam pode vir à tona a qualquer momento e interromper essa felicidade. Produção japonesa e indicação do país para concorrer a vaga de melhor filme estrangeiro no Oscar 2019. Direção de Hirokazu Kore-eda e distribuição brasileira pela Imovision, com estreia marcada para dia 03 de janeiro de 2019, mas esteve presente dentro da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, do qual o ParsaGeeks foi credenciado.


A história é bem clara e objetiva, mostrar pessoas de personalidades e situações tão diferentes, vivendo juntas como uma família feliz. Temos aqui em cada personagem uma característica peculiar que se completa com a outra... a velhinha que não queria morrer sozinha, um casal desonesto e ao mesmo tempo muito carinhosos com as pessoas do seu convívio, crianças abandonadas e uma jovem perdida, tudo em uma abordagem ampla e objetiva do porque dessa ligação, tudo faz sentido, a trama é bem autoexplicativa e flui com naturalidade a relação familiar que nos é apresentada. O foco principal é a jornada do Osamu e das crianças, mas todos tem seu espaço, praticamente é um cotidiano, mas não aqueles arrastados, pois a dinâmica das conversas e situações individuais ou coletivas deixam tudo mais tranquilo de assistir, são bons diálogos e praticamente não se tem cena perdida, pois tudo se encaixa no contexto geral. A história da uma esticada lá para o fim, inseri uma gordurinha que deixa tudo um pouco corrido, muitos filmes asiáticos tem esse estilo ou problema, faz 2/3 de roteiro bem elaborados e na parte final se estica demais e corre com tudo, mas nesse longa-metragem quando se chega nisso a mensagem e objetivos propostos já estão bem entregues.


O design está bem convincente, você sente o aperto que essas pessoas vivem por causa das dificuldades financeiras e o excesso de gente em um espaço tão pequeno, a câmera consegue captar bem os takes mesmo em pouco espaço, montagem e fotografia estão bem ajustadas dentro da proposta da trama. As atuações são aquelas de sempre de filmes japoneses, sem uma carga dramática, mas passando uma simpatia, aqui temos principalmente nas crianças e no protagonista Osamu. Por fim, a parte da trilha sonora não chama atenção e toda ambientação é bem satisfatória. Assunto de Família entrega uma história simples, mas bem reflexiva que coloca pessoas vindo de situações complicadas em um contexto familiar acolhedor, mesmo tocando em temas como roubo e sequestro, são feitos de forma bem suave e dando o motivo do porque daquelas situações e como era importante aquilo acontecer para enriquecer a jornada de Osamu e cia. Ficou muito bom.

https://www.instagram.com/parsageeks/https://sites.google.com/site/parsageeks/
   ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks