segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Cinema 527# O Ingrediente Secreto

O Ingrediente Secreto (Tajnata Sostojka)


Aqui temos a história de Veje (Blagoj Veselinov) que sofre com o pai que tem câncer de pulmão e ainda mais por ter perdido mãe e o único irmão em um acidente de carro. A vida dura e as dificuldades financeiras para conseguir medicamentos para seu pai são grandes, quando tudo parecia perdido... Ele encontra um pacote de drogas aonde trabalha e com uma atitude inusitada e de desespero  faz com que ele tenha a ideia de fazer uma torta de maconha que milagrosamente cura seu pai. Com isso a história vaza e ele acaba sendo considerado um curandeiro pelas pessoas do seu bairro. Tudo fica mais complicado quando os verdadeiros donos das  drogas estão atrás da sua mercadoria e com isso ele vira alvo dessas pessoas muito perigosas. Longa-metragem de produção da Macedônia e está dentro da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e não tem distribuição ou data de estreia de circuito normal de cinemas brasileiros.  


Basicamente já disso tudo, uma torta de maconha que cura câncer e outras doenças conforme vai o andamento da história. Nessa ficção temos uma analogia ou metáfora como preferir que pende ao lado de coisas naturais para cura, claro que dando uma importância a maconha que da margem a uma longa e ampla discussão se deveria ser legalizada ou não, mas claro que se ele fizesse esses milagres as coisas seriam diferentes. Como trama em si, tem um inicio bem pesado, uma rotina de trabalho dura e com a doença do pai do protagonista da a impressão de ser um longa triste, mas depois que inicia-se o plot, tudo fica mais leve e a mudança de tom é visível, inclusive com as atuações e explorações dos personagens sendo mais tranquilas. Temos  ainda o relacionamento de pai e filho que vai ficando mais amigável após a milagrosa cura e por fim a trama dos verdadeiros donos da drogas que foi só um motivo para fechar com um grande ápice, não tem uma importância tão grande assim, tanto que só é desenrolada essa parte no terceiro ato.


A ambientação é urbana comum, tem aquele apelo de problemas e dificuldades  das minorias. Percebe-se uma crítica social a saúde da Macedônia (não te lembra algum outro país?) e  ainda com uma direção de arte bem simples e filmada em espaços curtos, tudo construído de forma ok. Tem uma boa montagem, nada muito vistoso e com atuações que melhoram muito depois que temos a mudança de gênero no segundo ato e com isso ficando com um roteiro mais amigável e os atores crescem demais suas atuações e ainda tendo uma dose boa de humor. O Ingrediente Secreto é uma comédia dramática de uma ficção que se fosse realidade seria a salvação da humanidade e ao mesmo tempo estruturada para fazer sua crítica social que serve a muitos outros países. Longa que nos proporciona uma trama tranquila e consciente do seu objetivo... que melhora demais com o decorrer da história. Ficou bom mesmo.

https://www.instagram.com/parsageeks/https://sites.google.com/site/parsageeks/
   ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: blogparsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks