sábado, 25 de junho de 2022

Desperdício de personagem... Crítica da sonolenta série do Obi-Wan Kenobi

(Uma espera de anos para uma entrega decepcionante)


Os fãs de Star Wars aguardavam há anos o retorno do Obi-Wan Kenobi de Ewan McGregor, o único personagem que foi unanimidade boa na trilogia prequel da franquia, onde tivemos a origem de um dos maiores vilões de todos os tempos, Darth Vader. Após A Vingança dos Sith (2005) onde foi mostrado a Ordem 66; O fim dos Jedi; Ascensão do Império e o surgimento do Vader depois de um confronto trágico entre Kenobi e Anakin (Hayden Christensen) onde o Skywalker se deu mal e sofreu uma derrota humilhante... Essas consequências eram esperadas na continuação de uma história do mentor do Luke. Quando a Lucasfilm foi comprada pela Disney, vários títulos foram anunciados, inclusive o filme do Obi-Wan, coisa que foi engavetada depois do fiasco de Solo: Uma História Star Wars (2018), mas a necessidade de alimentar o Disney Plus, e com o sucesso de O Mandaloriano, series da franquia estão saindo uma atrás da outra, seja animação ou live-action... O Sinal verde para reativar o projeto aconteceu. Todos esperavam com carinho Ewan retornar ao papel que o consagrou, só que depois de acompanhar a série inteira, você fica com a sensação de um desperdício de personagem, onde se perdeu com elementos fracos e entregou pouco pelo que podia oferecer.

Pequena Leia Organa e Kenobi

A diretora Debora Chow não pareceu entender o que o retorno do Obi-Wan do Ewan McGregor representava, pois era uma fórmula simples, contar a jornada do Kenobi e Anakin após o fim de A Vingança dos Sith... E montar toda uma narrativa para culminar em um ou mais encontros entre eles, apesar de sabermos que não teria grandes consequências... já que eles se enfrentam uma última vez em Uma Nova Esperança (1977) onde o pupilo enfim derrotou o mestre. Tem esses elementos? Sim, apenas em poucos minutos no episódio três, e depois no capítulo final (seis) esse que funciona, apesar de ficar intercalando com a péssima personagem Reva (Moses Ingram) contra o pequeno Luke e seus tios, em algo sem sentido... pois os três estão no longa de 77, então sabe-se que ninguém morreria ou nem mesmo teriam alguma sequela física ou psicológica desse confronto. Se não fosse pelas participações do Vader, e um pouco da volta do espirito Jedi do Obi-Wan no finalzinho da série, teriam entregado algo pior que Boba Fett (Tirando os episódios com o Mandaloriano & Baby Yoda). A direção resolveu dar uma ascensão feminina dentro de três personagens, e diminuir a importância do seu próprio protagonista... Coisa que a Disney vem fazendo com frequência com seus protagonistas masculinos. Fora ter explorado mal o poder do Império e queda dos Jedi, faltou mais foco e menos soluções simplórias.

Tio Owen e Reva

Os erros foram deixar o Obi-Wan um banana durante cinco episódios e meio...  Claro que o personagem estava parado há muitos anos, sofria de achar que tinha matado seu padawan, e sofreu em saber que ele virou um grande vilão, com isso a força estava enferrujada nele, entendo, mas faze-lo fraco e demorar uma série inteira para ele agir como um verdadeiro Mestre Jedi foi lamentável... E não só por causa de exagerar nos destaques para a pequena Leia (Vivien Lyra Blair), a Reva e a Tala (Indira Varma), como também toda a narrativa, deixando claro que é só um filler mesmo, ali não tinha como desenvolver algo muito interessante, sem mexer no cânone já estabelecido. Precisava ser uma história à parte de Luke e Leia, então você conseguiria trabalhar esse universo no máximo que podiam até chegar em Uma Nova Esperança (Poderia ter menções, fan-service, mas nunca uma trama centralizada nisso), por isso Rogue One que se passa nesse intervalo entre os episódios 3 e 4 funcionou, desenvolvendo coisas paralelas da trama dos filhos do Anakin. Então fica aquela sensação de nada, levando a nada, com um protagonista sonolento, e rezando para o Vader aparecer de vez em quando para animar as coisas, e isso acontece até que bem, porque senão tivesse isso, seria um fiasco total.


Sobre os personagens “coadjuvantes”, ok, não daria para fazer meia dúzia de capítulo só full Kenobi vs Vader, mas os outros não tinham que ter relevância, o maior erro foi essa jornada de resgate da pequena Leia (Cena da captura da menina uma das coisas mais ridículas dos últimos tempos em uma série com tema não cômicoalém de ser uma ideia estupida, ainda depois a Leinha tinha  solução para tudo com apenas 10 anos, e outra coisa que não ajudou, a atriz mirim está muito verde, sem expressões naturais e meio robótica. A Tala é a melhorzinha, Indira foi bem ao que o papel pedia, sendo mais astuta e guerreira que o Obi-wan. Ela tinha um propósito dentro da história e sua finalização foi digna, apesar de feita de forma corrida, mal escrita por assim dizer... ah, a mesma tinha um droide muito legal, porcamente aproveitado. E para finalizar, a Reva tem uma premissa interessante dentro de um exagero em atitudes que se contradiz no final, só que com certo conteúdo, apesar de que uma maior ameaça dos Inquisidores originais fosse o ideal, dito isso, a atriz é fraca, mas nada justifica os ataques à suas redes sociais, ela está está fazendo seu trabalho, foi escolhida, só não atua bem, a personagem pedia alguém mais intensa, ela tem atuação muito morna, o que na verdade foi a série inteira. Para aumentar o hater, Reva tinha tudo para finalizar sua jornada no final do episódio cinco, ai vem o último e abre de novo, intercalando com uma luta muito boa dos dois que deveriam ser os únicos a importar nessa série (Obi-Wan e Darh Vader), ai você termina o arco dela de qualquer jeito. Vai escrever mal uma história assim  no raio que o parta, e ainda querem culpar a atriz, o roteiro para ela só tinha o conceito bom, a execução desastrosa. Ingram poderia não ser a pessoa certa para o papel, sim, só que também o que estava escrito era desastroso para interpretar.

Anakin (Hayden) vs Kenobi (McGregor) em flashback na série

Vamos a Ewan, foi tolhido dentro da sua própria série, chegava dar sono no maior estilo do Boba Fett até chegar o Mandaloriano. Teve um primeiro encontro com Vader ruim, foi perdendo espaço para personagens desinteressantes e ainda a ideia de colocar um resgate da Leia como dito antes, desastre total. O final consegue ser um pouco esperançoso, pois a luta dele com Vader é ótima (Hayden voltando no papel foi legal, apesar de que ele não atuou bem na trilogia prequel), parecia luta de anime em certo ponto, e ao fim, você tem uma certeza de que o personagem poderia oferecer coisa melhor e tendo a certeza de quanto o desperdiçaram até chegar ali.. Creio que terá continuação, mas longe de Luke e Leia, mostre uma nova jornada fora desse eixo, pois você consegue trabalhar melhor o personagem e explorar mais a situação dos Jedi que sobreviveram a Ordem 66 até ele retornar para Tatooine antes de começar Uma Nova Esperança, e esquece todo esse casting fora o Hayden, pois ninguém deixa saudades. Obi-Wan Kenobi decepciona no contexto geral, uma série engessada para não mexer no cânone, acabou criando uma trama rala e personagens extras que mais irritaram do que acrescentaram. Direção péssima, já que tinha dois ícones Star Wars em mãos que poderia ter focado neles, mas quis mostrar algo a mais que já sabemos que vem acontecendo com muitas produções recentes... somados a um filler desnecessário que acabou nem despertando nostalgia, apenas sono. . 

Imagens para divulgação fornecidas por assessorias ou retiradas da internet 
  ____________________________________________________________________
 Dúvidas, sugestões, parcerias e indicações: contato.parsageeks@gmail.com

Comentários via Facebook

0 Comments:

Postar um comentário

Publicidade

ParsaGeeks

© ParsaGeeks - Desbravando Filmes e Séries – Nossos Brindes de Cinema (NBC) Grupo ParsaGeeks